20120205

Depois de uma grande vitória, vem um grande teste. Js 7:1-21. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 05/02/12

Essa é uma das palavras mais sérias sobre batalha espiritual na Bíbllia. Esse texto pode nos ajudar a entender algumas lições preciosas a respeito das nossas vitórias e também das derrotas que as vezes nos sucedem.

4 verdades que explicam a derrota de Israel.

1. Depois de dias de vitória que precisamos ter mais cuidado com o pecado. V.1
Depois de Israel passar pelo mar vermelho, murmuraram contra Moisés e fizeram ídolos para adorarem. Depois de derrotar os profetas de Baal no monte Carmelo, Elias fugiu e entrou em um profundo estado de depressão. Davi, o homem segundo o coração de Deus, após ter experimentado grandes vitórias da parte do Senhor, se deixou dominar pelo pecado, cometendo adultério e homicídio.
Nos dias de vitória devemos vigiar, pois o inimigo vai mudar sua estratégia de ataque. Vai nos trazer a falsa sensação de segurança. Lembro-me de um irmão que após uma grande vitória financeira, desanimou da igreja, desistiu de congregar e enfrentou muitas lutas e derrotas em seu ministério. Outro estava lutando contra a enfermidade, venceu a enfermidade, mas foi derrotado pelo divórcio. Conheci outro irmão que depois de lutar tanto na presença de Deus para concluir seus estudos, ganhou muito dinheiro e abandonou a esposa e filhos para viver um relacionamento homosexual com outro homem.

2. Não dependeram de Deus depois da grande vitória. Js 7:3

Depois de uma grande vitória a tendência é ficar independente de Deus. Tendemos a ficar naturais com as coisas de Deus. A obra de Deus e feita na dependência de Deus.

3. Substimaram o inimigo. Js 7:3

Qualquer técnico de futebol sabe que não é inteligente subestimar seu adversário. Muitos de nós temos o péssimo hábito de dizer: "O diabo está debaixo dos meus pés, o inimigo já está derrotado, etc". Nossa fé as vezes chega a ser poética, mas devemos vigiar a todo instante. Jd 1:9
Não podemos pensar que porque vencemos uma batalha, venceremos todas as demais com facilidade. Tem gente que pensa: multipliquei uma célula, agora é moleza! Deixe te dizer uma coisa, Deus está nos usando porque não achou ninguém pior pra usar. Ele escolhe os piores, os menores, os últimos, porque a glória é dele e para ele.

4. Confundiram descanso com falta de vigilância. Js 7:3

Veja bem como Davi pecou nesse sentido.
1 Decorrido um ano , no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe , e seus servos , com ele, e a todo o Israel , que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá ; porém Davi ficou em Jerusalém . 2 Uma tarde , levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real ; daí viu uma mulher que estava tomando banho ; era ela mui formosa . 3 Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe : É Bate-Seba , filha de Eliã e mulher de Urias , o heteu . 4 Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem ; ela veio , e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia , voltou para sua casa . 5 A mulher concebeu e mandou dizer a Davi : Estou grávida . 2Sm 11:1-5

Davi deveria estar na guerra, mas o descanso que se tornou falta de vigilância, o levou ao pecado de adultério e homicídio.
A preguiça tem levado muitos ao fracasso! Poucos dias após a enorme vitória sobre a super protegida Jericó, Israel é derrotado pela pequena cidade de Ai. Era o mesmo povo e o mesmo comandante (Josué). A derrota de Ai foi um fato para toda a vida, para o aprendizado de Israel, mas não foi o fim da história. DEUS ordenou ao mesmo povo derrotado para que se dispusesse e retornasse àquele local para lutar. Não deixe que os traumas desviem seu caminho de uma vida de vitórias. A batalha de Ai não foi o fim de Israel, mas o começo de uma nova caminhada de conquistas. Deus quer que você destrua de vez, reduzindo à cinzas, o inimigo que uma vez te derrotou. Não fuja nem desamine pois, como o Senhor disse a Josué, “não temas, nem te atemorizes... dispõe-te e sobe a Ai”. Js 8:1-2; 13-18; 25-27.
Após terem seguido a orientação de Deus, Josué e todo Israel foram bem sucedidos e venceram a batalha e conquistaram a cidade de Ai. A derrota de Ai foi um fato para toda a vida, para o aprendizado de Israel, mas não foi o fim da história. DEUS ordenou ao mesmo povo derrotado para que se dispusesse e retornasse àquele local para lutar. Não deixe que os traumas desviem seu caminho de uma vida de vitórias. A batalha de Ai não foi o fim de Israel, mas o começo de uma nova caminhada de conquistas. Deus quer que você destrua de vez, reduzindo à cinzas, o inimigo que uma vez te derrotou. Não fuja nem desamine pois, como o Senhor disse a Josué, “não temas, nem te atemorizes... dispõe-te e sobe a Ai”, Ele diz a você ! “Não desista pois eu sou contigo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...