Pular para o conteúdo principal

Os sinais de Betel. Gn 28:10-22 - Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 12/02/12


Os sinais de Betel

10 Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã . 11 Tendo chegado a certo lugar , ali passou a noite , pois já era sol-posto ; tomou uma das pedras do lugar , fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir . 12 E sonhou : Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 Perto dele estava o SENHOR e lhe disse : Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão , teu pai, e Deus de Isaque . A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. 14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente , para o Norte e para o Sul . Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra . 15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores , e te farei voltar a esta terra , porque te não desampararei , até cumprir eu aquilo que te hei referido. 16 Desperado Jacó do seu sono , disse : Na verdade , o SENHOR está neste lugar , e eu não o sabia . 17 E, temendo , disse : Quão temível é este lugar ! É a Casa de Deus , a porta dos céus. A coluna de Betel 18 Tendo-se levantado Jacó , cedo , de madrugada , tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna , sobre cujo topo entornou azeite . 19 E ao lugar , cidade que outrora se chamava Luz , deu o nome de Betel . 20 Fez também Jacó um voto , dizendo : Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo , e me der pão para comer e roupa que me vista , 21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai , então, o SENHOR será o meu Deus ; 22 e a pedra , que erigi por coluna , será a Casa de Deus ; e, de tudo quanto me concederes , certamente eu te darei o dízimo . Gn 28:10:22

Quando Jacó teve este sonho, ele vivia uma situação complicada. Nessa ocasião, ele dirigia-se à Mesopotâmia para conseguir uma esposa, mas, na verdade, estava aproveitando também para fugir de seu irmão Esaú, que havia prometido matá-lo. Isso porque Jacó conseguiu o direito e a bênção da primogenitura enganando e mentindo. Longe do conforto do lar, em um lugar que outrora diz o texto chamava-se luz, Jacó deitou-se para dormir  e tinha por travesseiro uma pedra.
Mergulhando num profundo sono, descansou e sonhou com o céu, com Deus, com os anjos, com o seu avô Abraão e com o seu pai Isaque.
Essa experiência de Jacó, o marcou profundamente. A partir deste momento Jacó iniciou uma jornada marcada pela presença, pela orientação e pelas bênçãos de Deus sobre a sua vida. O Deus de Abraão e Isaque passou a ser também o seu Deus.
Depois da revelação que Jacó recebeu de Deus, chamou aquele lugar de Betel, que significa "Casa de Deus". Ele chegou à essa conclusão por causa do sonho e dos sinais que ele teve da parte de Deus.
O seu casamento pode ser Betel, a sua célula pode ser Betel, este culto pode ser Betel, se alguns sinais da parte de Deus se manifestarem.
No sentido individual, o homem pode ser Betel, pois somos casa de Deus, templo do Espírito Santo (1Co 6:19). No sentido coletivo, sua célula ou este culto pode ser Betel ou casa de Deus, pois onde estão reunidos dois, três ou mais pessoas em nome de Jesus, a casa de Deus é manifestada (Mt 18:20).
Hoje eu gostaria de te ajudar a identificar um lugar que pode ser reconhecido como casa de Deus, porque alguns sinais caracterizam ou identificam a Casa de Deus.

Que sinais são esses?

1. A casa de Deus liga o homem a Deus. Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu... V.12
Veja que essa escada é que dava aos anjos acesso ao céu. Interessante é que a ordem é anjos primeiro subindo, para depois descerem. Não haverá alguma significação no fato da palavra "subiam" aparecer em primeiro lugar? Talvez Deus estivesse ensinando a Jacó que sua necessidade era realmente subir até Sua presença, e que em resposta Ele faria descer a Sua ajuda. É tempo de buscar o Senhor e a sua presença.
Deus nos amou primeiro enquanto estávamos perdidos, ele nos chamou e escolheu.
O que quer mais que aquela escada significasse, tinha a intenção de revelar que a terra e o céu estão verdadeiramente ligados e que existe um constante intercâmbio entre os dois.

2. A casa de Deus precisa ter sobrenatural. ...e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. V.12
Curas, libertação, unção, poder, conversão e transformação de vidas são alguns sinais do sobrenatural de Deus. Se vivemos naturalmente apenas, então não estamos em Betel, não estamos edificando casa para Deus. 
Precisamos desejar experimentar o sobrenatural de Deus. Não podemos nos abalar diante das circunstâncias, mas devemos crer que o nosso Decircunstâncias causas impossíveis. Se você estiver disposto a caminhar com Deus, Ele se revelará em sua vida demonstrando que todo o poder está em suas mãos e te dará a vitória diante de todas as circunstancias e provações.
Qual é o segredo para vivermos uma vida no sobrenatural de Deus? Dependência de Deus em oração. A maior parte das pessoas que estão pasando por aflições e estão desanimadas, não estão orando como deveriam. A primeira pergunta que eu faço para as pessoas que eu aconselho é: Vocês estão orando a respeito disso? A resposta é sempre negativa.
O sobrenatural de Deus também é uma consequência de obediência total a Deus. Elias obedeceu a Deus e foi para Sarepta.
8 "Então, lhe veio a palavra do SENHOR , dizendo : 9 Dispõe-te , e vai a Sarepta , que pertence a Sidom , e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida . 10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta..." 1Re 17:8-10
Elias obedeceu e expimentou o sobrenatural. A viúva de Sarepta, depois de obedecer o profeta, também experimentou o sobrenatural.
O sobrenatural será ativado principalmente mediante a fé. Jesus disse: "Tudo é possível ao que crê” (Mc 9.23); “Para Deus tudo é possível” (Mc 10.27).
O escritor aos hebreus disse que sem fé é impossível agradar a Deus. "De fato , sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam .

3. A casa Deus tem de ter presença de Deus. Perto dele estava o SENHOR... V.13
A presença de Deus é o que nos diferencia dos demais grupos que se reúnem em outras religiões. A presença de Deus é a maior necessidade que temos. Ter o Senhor por perto é o que nos trás segurança e consolo.
Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Salmos 34:18

4. A casa de Deus é lugar onde Deus fala com seu povo. ...e lhe disse : Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão , teu pai, e Deus de Isaque. V. 13
No passado, Deus falou muitas vezes e de diversas maneiras aos pais pelos profetas (Hebreus 1.1). O sonho de Jacó foi uma das maneiras pelas quais Deus falou. Mas, hoje, ele nos fala de maneira definitiva pelo Filho (Hebreus 1.2), como falou com Saulo no caminho de Damasco. Estejamos abertos à ação do Espírito Santo, pois ele dá testemunho de Cristo e nos guia a toda a verdade (João 16.12-15).
Davi disse em 2Sm 23:
O Espírito do SENHOR fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou... 2 Sm 23:2-3

5. A casa de Deus é um lugar de Promessas. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. 14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente , para o Norte e para o Sul . Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra . 15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores , e te farei voltar a esta terra , porque te não desampararei , até cumprir eu aquilo que te hei referido . V. 13-15
A promessa da aliança, que tinha sido feita a Abraão e a Isaque, agora era transmitida ao próprio Jacó.
Dizem os estudiosos e eu creeio nisso que existem por volta de 32000 promessas na Bíblia. A expressão "não temas" como uma promessa de proteção, aparece 366 vezes na Bíblia, uma para cada dia do ano.
Para cada palavra de maldição, haverá sempre uma promessa de livramento e de bênção da parte de Deus.

6. Na casa de Deus há despertamento. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus , a porta dos céus. V. 17
As pessoas que estão na casa de Deus, experimentando sua presença, sempre serão despertadas em temor. Na casa de Deus sempre nos sentiremos desconfortáveis e constrangidos pela sua presença.
Devemos desconfiar de lugares onde nos sentimos muito confortáveis. Participei de uma reciclagem da VINHA nessa semana, e confesso que voltei em crise, pois sempre percebo que estou muito aquém de onde Deus quer que eu esteja. Fui despertado e estou em crise, pois quero me aproximar de Deus e para isso devo temê-lo ainda mais.

7. Na Casa de Deus as pessoas são compromissadas. Fez também Jacó um voto , dizendo : Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo , e me der pão para comer e roupa que me vista , 21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai , então, o SENHOR será o meu Deus ; 22 e a pedra , que erigi por coluna , será a Casa de Deus ; e, de tudo quanto me concederes , certamente eu te 
darei o dízimo V. 20-22

Betel é lugar de compromisso! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder de crer e confessar. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 04/09/16

Entendendo a fé...
1. A fé é um espírito (2Co 4:13)
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos...”. 2Co 4:13
Veja que a fé não é questão de fórmula, mas de espírito. Paulo diz que temos o mesmo espírito de fé de Abraão, Moisés ou Davi. Sendo a fé um espírito, ela é contagiosa e por isso pode se espalhar. Você deve se lembrar do dia em que os doze espias foram enviados para espiar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias, eles voltaram e dez deles disseram:
“Não podemos conquistar essa terra. As muralhas são muito largas, os gigantes, muito altos, e nós somos muito pequenos”. Mas dois deles, Josué e Calebe, disseram: “Vamos conquistar a terra, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais”. Nm 14:9
Toda a nação acreditou nos dez espias e, por causa disso, morreram no deserto; mas, a respeito de Calebe, o Senhor disse que nele havia um espírito difer…

Destruindo os inimigos das nossas orações. Dn 10:12-13. Parte 2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 13/08/16

"12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” Dn 10:12-13
Por que temos tanta dificuldade para orar?
Eu creio que todos temos ideia de quanto a oração é importante pelo grau de dificuldade que sempre enfrentamos para orar. O nosso inimigo vai lutar de todas as formas para impedir que nossas orações cheguem ao trono do Pai. Ele vai tentar colocar barreiras que vão tentar invalidar nossas orações, para que a nossa oração não seja ouvida pelo Senhor. Precisamos remover então essas barreiras para o êxito na nossa oração.
Guarde essa verdade: O diabo e os demônios não querem que você ore! Eles sempre se oporão a você, pois sabem melhor d…

Ore até que algo aconteça! Is 62:6-7. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 24/07/16

“6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, 7 nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.”  Is 62:6,7
Introdução
Toda ação sobrenatural de Deus é precedida de oração. As chuvas de bênçãos não caem sem que antes nossos joelhos se dobrem. Deus não sarará a nossa terra sem que primeiro seu povo se humilhe e ore fervorosa e perseverantemente. (2Cro 7:14)
Jonathan Edwards, o clássico teólogo do avivamento disse: “Quando Deus tem algo muito grande para realizar em favor da igreja, o desejo dele é que esse seu ato seja precedido por orações extraordinárias do seu povo.”
Muitos cristãos estão vivendo tempos de estiagem e sequidão, porque não oram. Alguém me disse: Pastor Edenir, em minha igreja a reunião de oração está em estado de coma, está na UTI prestes a morrer. Os irmãos andam muito ocupados para ocupar-se com Deus em oração.
Não pode…