20120223

O poder do fracasso. Mt 26:69-75 - Pr. Edenir Araújo - Culto de celebração - 19/02/12

O poder do fracasso. Mt 26:69-75

69 Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu. 70 Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. 71 E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. 72 E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem. 73 Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia. 74 Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo. 75 Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.

Introdução

Ninguém pode se considerar infalível, todos os homens estão expostos à possibilidade do insucesso, e ele aparecerá, acredite, porque está escondido em alguma curva do nosso caminho. Por outro lado, o fracasso eventual é até útil, pois faz parte do processo de crescimento, aprendizado e aprimoramento pessoal. Ouso dizer que até sinto pena de quem nunca fracassou, pois perdeu uma excelente oportunidade de se transformar para melhor. Mas, claro, vamos falar sobre isso com mais cuidado, para que não pareça que estou fazendo apologia do fracasso.

Na ocasião da prisão de Jesus, os discípulos O abandonaram, um a um foram se distanciando de seu mestre. Pedro foi um deles, que tendo sido reconhecido como um dos que andavam com Cristo, negou o Senhor por 3 vezes. Pedro fracassou!

Os fracassos fazem parte da nossa vida. Fracassos na escola, casamento, profissão, amizade, ministério, etc. A vida envolve muitos fracassos! Nós precisamos entender e aprender que o fracasso não é o fim, e nem é esse mostro devorador de seres humanos, o fracasso pode nos impulsionar para frente, isto é, podemos extrair boas coisas do fracasso! Usar os fracassos como trampolins, como uma alavanca para nos impulsionar.

O fracasso é como um vento contrário, que tem poder para te paralisar a vida ded algumas pessoas, mas algumas outras pessoas descobriram que o fracasso pode servir para te fazer crescer ou subir.

Deixe-me fazer algumas considerações a respeito do fracasso

1. O fato de você ter fracassado em sua vida não significa que você é um fracassado.

Digo isso porque você não pode personificar o fracasso e dar nome a ele. O fracasso é apenas uma frustração momentânea.

2. O fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade.

3. Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender. Pelo menos você já sabe o que não deve fazer.

Rm 8:28 diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a DEUS!!! Nós podemos aprender com o fracasso.

4. As únicas pessoas que nunca fracassam são as que nunca tentam.

5. Você pode falhar muitas vezes, mas só realmente será um fracasso quando começar a culpar os outros.

6. Fracassar não é cair; é recusar-se a levantar.

Guarde essa verdade em seu coração:

Não podemos fugir de um fato da vida que é o fracasso. Vemos isso na vida de Pedro, pois este homem foi marcado pelo fracasso:

· Na Galiléia, tentou andar sobre as águas e foi para o fundo. Mt 14:22-36

· No cenáculo, negou-se a deixar Jesus lavar seus pés, somente depois pediu um banho completo. Jo 13:1-11

· Na oportunidade de orar no Getsemani, dormiu. Lc 22:39-46

· Quando foram prender a Jesus no jardim, cortou a orelha do direita do soldado Malco. Jo 18:1-11

· Logo após ter sido usado por Deus, foi instrumento de satanás. Mt 16:21-23

· No episódio narrado no texto compartilhado, Pedro nega Jesus três vezes, e termina essa dura fase da prisão e crucificaçao de Jesus como um fracassado.Pedro não queria, mas fracassou.

De alguma forma, nós todos somos parecidos com Pedro, pois o fracasso é uma realidade nas nossas vidas também. Como já vimos, nós não somos fracassados, mais de alguma forma, vez ou outra fracassamos em algum projeto. É preciso aprender a encarar o fracasso.

Diga ao seu irmão: Cedo ou tarde vamos fracassar em algum momento na vida.

Não desanime por causa dos fracassos. "Deus não desiste de você! Qualquer pessoa desiste de alguém que esteja fracassando, mas Jesus não! Ele não desistiu de Pedro. Ele não desistirá de você. Agora, o ponto crítico da viagem do fracasso ao sucesso é a dependência de Jesus."

Deus não é obrigado a ajudar ninguém que não seja totalmente dependente dEle.

Baseado em parte da vida de Pedro eu gostaria de compartilhar alguns pensamentos errados que as pessoas tem a respeito do fracasso.

1. Vou adquirir bastante conhecimento sobre Deus, assim não vou fracassar.

Pedro foi alguém que teve um profundo conhecimento de Jesus. Andou com Ele durante três anos. Presenciou muitos milagres. Ouviu coisas que reis e profetas do Antigo Testamento tanto anelaram, todavia negou a Jesus (Mt 26:33-34). O seu conhecimento bíblico não pode impedi-lo de fracassar.

2. Depois de uma grande vitória, certamente vencerei de novo.

Pedro foi quem declarou: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Mt 16:21-23

Essa experiência foi o Monte Everest de Pedro, mas sua falta de vigilancia o levou ao fracasso, pois instantes depois de ter sucesso, caiu e foi usado pelo próprio diabo.

3. Eu não posso fracassar, o que vão pensar de mim?!?! O que vão dizer ao meu respeito?

Quantas pessoas você conhece que alcansaram o sucesso sem antes fracassarem???

Geralmente, salvo algumas raras exeções, todos os grandes homens de sucesso fracassaram em algum momento. o único homem perfeito foi Jesus, ele não fracassou em nenhum de seus projetos.

Mas veja o caso de Pedro; somente depois de tantos fracassos é que vemos Pedro declarando seu amor ao Senhor.

O fracasso está ligado a nossa natureza caída! O fracasso está diretamente ligado ao seu temperamento, personalidade, à sua capacidade de decidir. Os fatores que alimentam o fracasso estão dentro de nós. A falta de vigilância é o principal fator que produz o fracasso.

Aprendendo coisas boas do fracasso (de Pedro):

1. O fracasso ensina que você não deve confiar em si mesmo e nem em sua força humana.

Confie no que Cristo pode fazer em você, mas não se ache tão bom ao ponto de desprezar Jesus. No meio de muitas declarações auto-confiantes de Pedro escondia-se um homem que se achava muito bom. Somente quando o amor de Jesus resgatou a Pedro é que descobriu que devia confiar em Jesus. Aí a sua história mudou!

2. O fracasso pode levar você aos caminhos certos.

As experiências de fracasso de Pedro o levaram, mais tarde, a desenhar um mapa espiritual para nós hoje.

· Em 1 Pe 4.7 diz: “Sejam sóbrios” (estaria a lembrar da sonolência do Getsemani?).

· Em 1 Pe 3.8,9 ele diz: “Sede fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando o mal com o mal” (estaria a lembrar-se do Malco?).

· Em 1 Pe 3.15 ele diz: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, (estaria pensando na noite do pátio?).

· Em 1 Pe 1.15 diz: “(somos) guardados pelo poder de Deus mediante a fé” (estaria pensando quando Jesus o sustentou em seu afogamento no mar?).

· Em 1Pe 4:7 e 5:8 diz: Sede sóbrios e vigilantes. Estaria ele lembrando que foi usado pelo diabo querendo impedir Jesus de cumprir seu propósito de morrer pelo homem?

3. O fracasso ensina que a dependência radical de Cristo é a única esperança de sucesso para você.

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. Sl 18:30

Lembre-se que Jesus disse que Ele é o caminho.

Agora, totalmente dependente do poder de Jesus, Pedro se torna o porta voz do Espírito Santo no Dia de Pentecoste. Pedro aprendeu que para permanecermos firmes é preciso estar bem perto de Jesus e não longe dEle. “Deus não é obrigado a ajudar ninguém que não seja totalmente dependente dEle”.

4. Deus é especialista em acompanhar uma pessoa em sua viagem do fracasso ao sucesso.

1 Passado o sábado , Maria Madalena , Maria , mãe de Tiago , e Salomé , compraram aromas para irem embalsamá-lo . 2 E , muito cedo , no primeiro dia da semana , ao despontar do sol , foram ao túmulo . 3 Diziam umas às outras : Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? 4 E , olhando , viram que a pedra já estava removida ; pois era muito grande . 5 Entrando no túmulo , viram um jovem assentado ao lado direito , vestido de branco , e ficaram surpreendidas e atemorizadas . 6 Ele, porém , lhes disse : Não vos atemorizeis ; buscais a Jesus , o Nazareno , que foi crucificado ; ele ressuscitou , não está mais aqui ; vede o lugar onde o tinham posto . 7 Mas ide , dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia ; lá o vereis , como ele vos disse . Mc 16:1-7

Veja que após a ressurreição de Jesus, Maria Madalena e Maria mãe de Tiago encontram um anjo no lugar onde Jesus havia sido sepultado. Este jovem que ali estava, avisou-as que Jesus não mais estava ali, pois já havia ressucitado, e pede então para que elas avisem os discípulos e a Pedro.

Jesus manda chamar Pedro pelo nome. O fato de você ter fracassado, não muda o seu nome, a sua realidade. Lembra da confissão de Pedro “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, que foi seguida de uma promessa, "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mt 16:18

Jesus vem então a Pedro e o conduz ao arrependimento.

Não importa se você fracassou, se te chamam de fracassado, ou ainda se você se sente um fracassado, Deus não desiste de você. Para ele, você ainda é o que a palavra dele diz ao seu respeito.

Ele não desiste de você! Qualquer pessoa desiste de alguém que esteja fracassando, mas Jesus não! Ele não desistiu de Pedro. Ele não desistirá de você. Agora, o ponto crítico da viagem do fracasso ao sucesso é a dependência de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...