20120724

Guarde o que tens! Mt 25:1-13. Pra. Silvana Araújo - Culto de Celebração - 22/07/12

1 Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar- se com o noivo. 2 Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. 3 As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. 5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. 6 Mas, à meia- noite, ouviu- se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! 7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as néscias disseram às prudentes: Dai- nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão- se apagando. 9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai- o. 10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou- se a porta. 11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre- nos a porta! 12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. Matheus 25:1-13

Introdução: Em tempos em que muito se ouve falar de prosperidade, curas, milagres, libertação; pouco se ouve falar sobre a volta de Jesus.

Confesso que gostaria de compartilhar uma Palavra que falasse sobre essas coisas, pois Deus e Poderoso pra fazer tudo isso, porém a palavra que queima em meu coração fala acerca da vigilância.

Explicando a Parábola

Essa parábola nos fala de dez virgens, cinco loucas e cinco prudentes, que saem ao encontro do noivo. Cada uma leva consigo uma lâmpada acesa. O noivo demora a chegar, elas adormecem. Diz o texto que a meia noite alguém grita: o noivo chegou! As lâmpadas das virgens loucas, se apagam. Elas pedem azeite para as virgens prudentes, que por sua vez negam-se em dar-lhes de seu azeite, e manda-lhes comprar. Elas se afastam das prudentes, em busca de azeite. Ao retornarem, o noivo havia acolhido as cinco virgens prudentes, deixando as virgens loucas de fora.

As virgens representam todos os crentes.

Muitos comentaristas e pregadores ensinam que as virgens néscias (loucas) são não salvos.

A Bíblia jamais usa a expressão virgem para se referir ao ímpio pecaminoso. Podemos dizer que elas eram crentes pelos seguintes motivos:

1. As cinco eram noivas virgens. Essa questão nunca é colocada em dúvida.

2. Todas foram encontrar-se com o noivo. Já estavam aguardando a volta do noivo.

3. O grito foi para todas as virgens.

4. O Senhor mandou vigiar indicando que a parábola é para crentes. Deus só pode dar direções para seus filhos.

A parábola das dez virgens fala sobre o reino Deus.

O outro aspecto que precisa ficar claro é que a ênfase da parábola não é a salvação do indivíduo do inferno, mas o Reino do Senhor Jesus Cristo. Tanto esta parábola como a dos talentos (também o capítulo de Mateus 25) falam acerca do Reino de Deus, do galardão que receberemos se formos aprovados pelo Senhor.

Mateus 25 no primeiro verso diz: ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.”

Podemos dizer que, na igreja, há dois tipos de crentes:

1. Prudente (crente vencedor, este herdara o reino).

2. Néscio (crente derrotado, este ouvira: não vos conheço).

O que significa os termos usados nesta parábola?

O noivo: É Cristo. Sua chegada, representa as bodas do Cordeiro, a segunda vinda à terra: "Regozijemo-nos e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou". Ap 19:7

As Virgens: Representam a noiva ou a igreja: "Porque estou zeloso de vós, com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um marido, a saber, a Cristo". IICor 11:3

As Lâmpadas: Representam a vida, o espírito: "E a seu filho darei uma tribo: Para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para por ali o meu nome". I Reis 11:36

O Azeite: É O Espírito Santo de Deus. A Unção que mantêm acessa a lâmpada: "Tu, pois, ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente". Ex 27:20

Qual e a diferença entre as virgens prudentes e as nescias?

As virgens prudentes além da lâmpada acesa, tinham também azeite sobrando.

As Virgens Loucas não vigiaram. Ao partirem ao encontro do esposo, carregavam lâmpadas acesas, mas com a demora do esposo, e por que não tinham azeite adicional, suas lâmpadas apagaram (v8).

Elas não tiveram suprimento suficiente para evitar a "morte" da lâmpada.

O problema de muitos crentes:

1. Acham que o azeite nunca irá acabar.

Por conta disso não nutrem sua vida espiritual. Não oram, não jejuam, não leem a Bíblia e por ai vai.

2. Cansaram de esperar.

São como as virgens loucas, que se cansaram e adormeceram. Acostumaram a ouvir sobre a vinda de Cristo. (Ouço falar disso desde da minha infância, desde a minha conversão).

No inicio do Cristianismo, os crentes da igreja primitiva almejavam pela volta de Cristo, podemos ver nas letras dos hinos, o desejo que eles tinham. Com o passar dos tempos isso foi se esfriando, hoje quase não ouvimos falar da volta de Jesus.

Não nos esqueçamos do que Jesus disse: "Eis que venho sem demora..."

É triste ver pessoas que estiveram com a gente, e que foram vencidas pelo cansaço, hoje desviadas do caminho, derrotadas por pura falta de vigilância.

3. Acham que a vinda de Cristo vai demorar.

Jesus disse que só voltaria, depois que o evangelho fosse pregado em todo o mundo. Por isso deixam tudo pra depois. Exempôo: Depois eu oro, depois eu consagro, depois eu peço perdão, depois eu falo do amor de Deus, depois eu multiplico o meu talento, depois eu aceito Jesus.

Amados todos os sinais que falam sobre a volta de Cristo já se consumaram. Com a tecnologia até os lugares mais remotos tem acesso a informação. Exemplo: Tribo indígena.

Quem pode nos afirmar que o evangelho já não alcançou o mundo, ou esta perto de alcançar!

4. Acham que nunca vão morrer. (Que isso pastora ta me agorando?)

Jesus disse que os nossos dias de vida estão contados, e não podemos acrescentar um côvado sequer. Agora estamos vivos, daqui a pouco não sabemos se estaremos!

A Bíblia diz que a nossa vida é como fumaça que aparece e logo se dissipa.

Devemos viver os nossos dias como se fosse o ultimo, não devemos acumular pendências, nem tarefas achando que teremos muito tempo para resolvê-las. O que o Espírito Santo lhe pedir pra fazer hoje, faça hoje pois amanhã pode ser tarde.

5. Estão traindo o noivo.

As virgens loucas usavam aliança de noivado, porém, o relacionamento para com o noivo, não era fiél e verdadeiro. Começaram com azeite, mas não se esforçaram em mantê-lo até o casamento.

Muitos crentes estão entrando por esse caminho quando não obedecem a voz de Deus, sabem o que devem fazer e não fazem. Devemos ser autênticos, ou somos crentes ou não somos! Não tem negocio com o mundo, alguns dizem: É só uma musiquinha, é só uma festinha, é só uma cervejinha, um cigarrinho, uma ficadinha. Não existe isso, ou é ou não é! É quente ou é frio! É sim, sim, ou não, não!

As virgens prudentes quiseram agradar ao noivo, não as colegas loucas

Estavam mais interessadas em encontrar O Noivo, não em agradar suas colegas loucas. Negaram azeite para elas, pois essa foi a vontade do noivo. Cada um de nós dará conta de si mesmo para Deus. Se nós nos importamos em fazer apenas a vontade dos homens, estaremos desagradando a Deus.

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente..." Mt 7:24.

Precisamos escolher em que grupo queremos estar: No das loucas, ou das prudentes. Se nos acomodarmos ao pouco azeite, não buscarmos abastecimento constante, morreremos.

Precisamos de mais óleo, mais azeite. (Não vai dar pra pegar emprestado)

"E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. 9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. Mt 25:8-9

As loucas esperavam ser aprovadas, com azeite alheio? Sem esforço? O azeite não é de graça. Não é fácil e nem barato conseguí-lo. Existe todo um processo para sua obtenção. A negação das prudentes, tem um significado muito especial e não é mesquinho: "o julgamento sera individual" Lembre-se que "Cada um dará conta de si mesmo a Deus". Rm 14:12

Deus não quer que pereçamos, por isso esta Palavra vem para nos alertar.

Não sejamos como os que dormem, mas que sejamos prudentes levando sempre azeite em nossas vasilhas para encontrarmos o noivo Jesus.

Devemos nos encher do Espírito Santo, essa busca deve ser constantes temos que nos encher todos os dias.

"Hoje é o dia para o arrependimento" (Hb 3:15).

Nós sabemos quando estamos ou não, supridos de azeite.

Não olhemos para a lâmpada alheia, achando que ela irá nos salvar.

Adquiramos nosso próprio azeite: Arrependimento, confissão, obediência, comunhão. Assim, a luz não se apagará.

"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir" Mt 25:13.

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor Jesus.
    se dissermos que o azeite representa o Espírito Santo...acho um pouco controverso a luz da palavra...1°. Quando Jesus ensinou está parábola, ele estava com os seus discípulos e não mencionou igreja e sim o reinos dos céus;
    2°. As vigens prudentes levavam azeite e as louças também e quando faltou as prudentes mandaram elas comprarem e no caso pelo que parece o Espírito Santo não se compra e nem se vende;
    3°. Quando elas chegaram as portas se fecharam, e no caso mais uma vez o Espírito Santo não se divide, no caso as portas fechadas separou as virgens que no caso tinham ambas o mesmo azeite;por isso não seria bom fazer comparação nesta parábola com os elementos que estão contidos nelas. E mais esta parábola foi falada pra os discípulos e não para a igreja é claro que nos deixa hoje lições somente para termos vigilância sempre a respeito da vinda de Jesus. Espero ser compreendido.....

    ResponderExcluir

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...