20120709

O Poder do Memorial 1Co 11:23-25; Sl 78:3-7. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 09/07/12

"Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim." 1Co 11:23-25

"O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, 4 não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. 5 Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, 6 a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; 7 para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos..." Sl 78:3-7

Antes de falar sobre essa palavra, eu gostaria de compartilhar uma ansiedade que está em meu coração.

Um filósofo alemão fez uma crítica aos cristãos protestantes dizendo que os mesmos gostam muito de pregação, mas geralmente não vivem o que ouvem e são ensinados. Ele comparou os cristãos aos gansos domesticados. Eu sei que existem gansos selvagens que vivem para voarem. Agora os gansos domesticados embora tenham asas, não voam, passam a maior parte da vida andando. Este filósofo disse: Assim é a maior parte dos cristãos, são como os gansos domesticados, que aos domingos vão às suas igrejas ouvirem o ganso chefe ou líder falar de quão maravilhoso é voar nas alturas. Mas a maior parte dos gansos (crentes), embora tenham asas, não saem do chão.

Este é o meu temor, que a maior parte de nós que temos asas para voar, continuemos apenas andando. Ao ouvir uma palavra que revele o plano de Deus para você, se apodere da verdade e viva essa verdade. Não se contente em apenas andar se você pode voar.

Nós sabemos que um dos mandamentos da Bíblia que as pessoas mais ignoram, é o mandamento de contar aos nossos filhos, a nossa família, a próxima geração, os feitos de Deus. É preciso que os nossos descendentes e as pessoas que conhecemos saibam quem Deus é o que Deus fez e o que Ele pode fazer. O salmista Davi tinha esse encargo, pois no Sl 9:1 Podemos ler: "Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas."

Fomos chamados para testemunhar quem Cristo é, e o que fez por nós. "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8

Podemos dizer que este é um princípio!

Deus é um Deus de princípios e um de seus princípios é que todos aqueles que o servem devem contar os seus feitos.

Existe uma necessidade de lembrar e falar das coisas de Deus! Veja que Jesus, na última ceia disse aos seus discípulos: "Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim." Lc 22:19

fazei isso em memória de mim.” 1Co 11:24

Contar os seus feitos é importante para lembrarmos o que Deus fez. Como foi na santa ceia, em todos os momentos de lucidez precisamos anunciar os feitos do Senhor.

Deus estabeleceu um meio, um mecanismo para testemunharmos sobre ele. Podemos chamar isso de memorial.

Definindo Memorial segundo o dicionário:

1. Relativo à memória; algo que ativa a sua memória;

2. Que faz lembrar;

3. Memorável;

4. Obra literária que relata fatos históricos.

Um memorial pode ser um fator de fortalecimento em meio a situações adversas. Nós precisamos aprender a levantar memoriais.

Em Êxodo, Deus estabeleceu a páscoa, que depois foi transformada em ceia, para anunciar e lembrar o povo de Israel sobre os grandes feitos do Senhor.

E o que é a Páscoa? Era um memorial, uma festa instituída em lembrança da morte dos primogênitos do Egito e da libertação dos israelitas. O seu nome deriva de uma palavra hebraica, que significa "a passagem do anjo exterminador", sendo poupadas as habitações dos israelitas, cujas portas tinham sido aspergidas com o sangue do cordeiro pascal (Êx 12:11-27).

Vamos ler Êxodo 12:14; 24

"Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo." Ex 12:14

"Guardai, pois, isto por estatuto para vós outros e para vossos filhos, para sempre." Ex 12:24

Porque o Senhor criou este memorial?

Para compartilhar a geração seguinte.

"26 Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? 27 Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou." Ex 12:26-27

A visão de Deus é que o seu nome seja anunciado em toda a terra (Gn 1:28). Mas como isso iria acontecer? O sistema é por meio de memoriais.

Deus perpetuou seus feitos a partir das famílias

O cuidado de Deus em perpetuar seus feitos, tinha um objetivo específico de fazer da família um canal de informação a respeito de Deus.

A igreja surgiu a 2000 anos atrás, os governos surgiram um pouco de tempo antes da Igreja, mas a família surgiu muito antes do governos ou igreja. O propósito inicial de Deus sempre foi criar uma sistema ou reação em cadeia na família, memoriais na família..

Êxodo 10 nos mostra o plano de Deus.

Êxodo 10:1-2

"1 Disse o SENHOR a Moisés: Vai ter com Faraó, porque lhe endureci o coração e o coração de seus oficiais, para que eu faça estes meus sinais no meio deles, 2 e para que contes a teus filhos e aos filhos de teus filhos como zombei dos egípcios e quantos prodígios fiz no meio deles, e para que saibais que eu sou o SENHOR." Ex 10:1-2

O método é esse, perceba que Deus quer fazer memoriais em família. Deus quer perpetuar seus feitos de geração em geração.

Deus é um Deus de memoriais!

Quando a Bíblia fala de ensinar ou trazer a luz os atos do poder de Deus, Deus na verdade está criando uma ocasião para propagar a sua glória.

Veja um outro exemplo de memorial:

"10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel. 11 Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car. 12 Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. 1 Samuel 7:10-12

Uma outra passagem sobre Israel levantando um memorial está em Josué 4.

"Chamou, pois, Josué os doze homens que escolhera dos filhos de Israel, 5 um de cada tribo, e disse- lhes: Passai adiante da arca do SENHOR, vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante sobre o ombro uma pedra, segundo o número das tribos dos filhos de Israel, 6 para que isto seja por sinal entre vós; e, quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras?, 7 então, lhes direis que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca da Aliança do SENHOR; em passando ela, foram as águas do Jordão cortadas. Estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel." Js 4:4-7

Veja porque Deus se preocupa com memoriais:

1. Santificar nossa mente

Deus quer lembrar você de seu poder e misericórdia, para conformar a sua mente com a mente dele, com a grandeza e soberania dele!!!

A nossas maiores lutas começam na região da nossa mente!

"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo..." 2 Coríntios 10:4-5

"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra..." Cl 3:2

1 Rogo- vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2

Leia Lamentações de Jeremias, capítulo 3, e veja como este homem é cheio de Deus quando ele lembra ou faz um memorial das coisas que Deus fez e pode fazer.

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." Lm 3:21

Memoriais servem para cativar a mente segundo a mente de Cristo.

Ensino

2.

Memoriais servem para nos ensinar! Deus é um Deus de memórias e de ensino, nós podemos ver isso em toda a Bíblia.

"Moisés disse: O Senhor Deus mandiú que fossem guardados dois litros de maná para que, no futuro, os nossos descendentes possam vervo alimento que ele nos deu para comer os no deserto, quando nos tirou do Egito." Êxodo 16:32 (NTLH)

Eu conheço uma igreja, onde memoriais foram expostos em uma sala dos milagres, onde cadeiras de rodas, muletas, óculos e muitos instrumentos ortopédicos estão expostos como memorial do que Deus fez!!!

Existem memoriais na sua vida?

Um irmão após ter sua filha curada de uma doença grave, deixou exposto em sua sala todos os objetos que antes a sua filha usava. Veja que este homem não estava idolatrando os objetos, mas usava estes como memoriais.

Que tipo de memorial podemos criar?

Darei algumas sugestões:

1. Livramento financeiro.

Xerox de uma grande nota ou cheque. Escreva na nota ou cheque, isso é um memorial do poder de Deus.

2. Objeto de Decoração.

Pedras, Vasos, Quadros etc.

Ouvi dizer de um irmão que colocou um vaso quebrado e outro inteiro em sua estante. Todas as vezes que alguém perguntava por que aquele vaso quebrado estava ali, ele dizia: Um dia eu fui como esse vaso quebrado, mas ele me restaurou, e hoje eu sou um vaso novo.

Quadros também podem ser memoriais. Ex: Eu fiz um quadro da minha certidão de casamento.

A presença de Deus está no testemunho ou memorial. Na confecção da arca da aliança, O Senhor pediu para que dentro da arca fosse colocado o Testemunho ou memorial!

“Então porás na arca, o testemunho, que eu te darei.” Êxodo 25:16

O Maná
O maná nos fala do alimento diário que foi dado por Deus ao seu povo enquanto caminhavam no deserto durante quarenta anos! O alimento era diário, mostrando-nos que a cada dia nos dá o Senhor a sua porção!

A Vara de Arão
A outra coisa que havia na arca era a vara de Arão. Certa vez começaram a questionar Moisés a respeito da autoridade de Arão como sumo sacerdote, mas quem havia dado esse cargo a ele era o próprio Deus. Então Deus mandou que cada tribo tomasse uma vara seca e colocasse em frente à porta da tenda da congregação. Durante uma noite a vara de Arão deu flores, folhas e frutos, e assim Deus mostrou que Ele havia escolhido Arão.

As Tábuas da Lei (os 10 mandamentos + 503 Leis).
Por último tinha na arca as duas tábuas da velha aliança, que tinham sido escritas pelo próprio Deus. Eram estas Leis que guiavam o povo. Eram chamadas de Tábuas do testemunho, pois nelas Deus dava testemunho da Sua vontade. Não conseguimos discernir na carne qual a vontade de Deus para nossas vidas, mas quando lemos Sua Palavra tudo fica claro. Ela mostra o que é certo, o que é errado, o que devemos fazer o que não devemos.

Memorial é uma maneira de provocar conversa!

Deus se agrada de memoriais, pois a visão estimula a capacidade de lembrar!

O que na sua casa lembra o poder de Deus?

3. Versículos expostos em casa Dt 6:8-9

8 Também as atarás (Palavra de Deus) como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. 12 guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. Deuteronômio 6:8,9-12

4. Aliança, Anéis,

5. Cartinhas do Encontro

6. Datas importantes. (casamento 27 de julho, aniversario de filhos, 1º dia na escola, inauguração etc) Isto são marcos e precisam ser memoriais em nossas vidas.

7. Fotografias

Você tem memoriais do poder de Deus em sua vida?

Hoje é dia de celebrar a Ceia do Senhor. Esse é um memorial do que Cristo fez por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...