20150103

No lugar certo e na hora certa. Ec 9:11-12. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 28/12/14


“Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso. Pois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles.” Ec 9:11-12

Introdução

Esta é uma afirmação realmente extraordinária: não é do mais rápido o prêmio e nem do mais forte a vitória, mas tudo depende do tempo e da oportunidade. Talvez o homem mais rápido do mundo não seja Usain Bolt que corre 100 metros em 9,98 segundos, talvez seja alguém que não teve a oportunidade de treinar ou que no dia do teste para ser admitido na escola sofreu um acidente ou tenha ficado doente. Ele era o mais rápido, mas nunca vai pegar o prêmio pois não teve ou não aproveitou a oportunidade.

Salomão disse que o prêmio não é do mais rápido (até consigo ouvir o aleluia dos irmãos lentos). Nem a riqueza é do mais prudente (agora você pode agradecer a Deus). Nem ainda o favor é do mais inteligente. Salomão afirma que tudo depende de estar no lugar certo na hora certa. Somente Deus pode colocar você no lugar certo na hora certa. Você pode treinar e se tornar mais rápido, pode melhorar estudando mais, trabalhar duro e estabelecer uma rede de relacionamentos, mas no final somente Deus pode colocá-lo no lugar do sucesso. Mas Salomão também diz que existem aqueles que se acham no lugar errado na hora errada. Eles são pegos no laço do passarinheiro. Aquele que não é abençoado é como o peixe apanhado na rede do pescador.

Portanto o segredo não é ser o mais inteligente, o mais rápido ou o mais prudente, o segredo é estar no lugar certo e na hora certa. Isso nada mais é que ser abençoado por Deus. Somente Deus pode coordenar as circunstâncias a nosso favor, somente o Senhor pode fazer arranjos e promover ocasiões que nos favoreçam. No nosso meio chamamos isso de Jesuscidência. Muitos planejam cuidadosamente seu dia, seu tempo, finanças e carreira, mas infelizmente o imponderável pode acontecer. Pode cair um temporal bem na hora de ir para um concurso, a companhia aérea pode cancelar o vôo justamente quando você iria fechar aquele grande negócio em outra cidade e assim por diante. Deus não está por detrás desses incidentes, apenas aconteceu de você estar no lugar errado na hora errada.

Por outro lado tenho visto irmãos que ficam desempregados e quando saem para passear no shopping encontram um antigo colega de escola que está precisando justamente de alguém para preencher uma vaga em sua empresa. Ele não é o melhor, mas estava no lugar certo na hora certa e por isso foi abençoado. Como mencionei, isso não é coincidência, é Jesuscidência, é o arranjo do Espírito Santo.

Por que as coisas acontecem dessa forma?

Deus coordena o tempo

O Espírito Santo é o agente organizador dos eventos ao seu redor. Em II Reis 4:8-37 nós vemos um dos milagres de Eliseu. Deus o usou para ressuscitar um garoto dos mortos. A mãe do garoto era uma mulher sunamita. Depois disso Eliseu disse para que ela fugisse porque viria uma fome de sete anos sobre a terra. No final dos sete anos alguém tinha tomado posse de sua terra e ela foi ao rei para pedir ajuda.

“Falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele restaurara à vida, dizendo: Levanta-te, vai com os de tua casa e mora onde puderes; porque o SENHOR chamou a fome, a qual virá sobre a terra por sete anos. Levantou-se a mulher e fez segundo a palavra do homem de Deus: saiu com os de sua casa e habitou por sete anos na terra dos filisteus. Ao cabo dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito. Contava ele ao rei como Eliseu restaurara à vida a um morto, quando a mulher cujo filho ele havia restaurado à vida clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras; então, disse Geazi: Ó rei, meu senhor, esta é a mulher, e este, o seu filho, a quem Eliseu restaurou à vida. Interrogou o rei a mulher, e ela lhe contou tudo. Então, o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze restituir-se-lhe tudo quanto era seu e todas as rendas do campo desde o dia em que deixou a terra até agora.” II Reis 8:1-6

Não parece uma incrível coincidência que Geazi estivesse falando da mulher ao rei justamente quando ela apareceu? Geazi poderia ter falado com o rei em qualquer outro dia ou ano, mas ele estava ali exatamente naquele momento. Não sabemos como isso acontece, mas podemos ter certeza que Deus coordena as circunstâncias a nosso favor.

Mas também existem pessoas que são pegas no laço do passarinheiro porque estavam no lugar errado e na hora errada. Um exemplo clássico disso é Josias. Josias foi um grande homem de Deus, produziu um dos maiores avivamentos, restauração na nação de Israel. Jeremias chorou e compôs uma lamentação por causa dele. Em minha opinião, Josias morreu a morte mais tola do Velho Testamento. Morreu no lugar e na hora errada brigando uma guerra que não era dele. Faraó estava passando por Israel para guerrear com outra cidade, porque Deus tinha mandado, e Josias entra na frente dele. Uma flecha perdida o encontrou num lugar e hora que não era pra ele estar. Morreu porque estava brigando uma guerra que não era dele na hora e lugar errado.

Vendo isso as pessoas se enchem de medo e pensam que o mal está aumentando ao nosso derredor. Mas a verdade é que as tragédias acontecem em situações isoladas. Não está em todo lugar.

O tempo certo é tudo. Então peça ao Espírito Santo para colocá-lo no lugar certo na hora certa.

Como você pode ser posicionado no lugar certo na hora certa?

1. Crendo sempre que Deus nos guia para o lugar certo

O primeiro princípio é que você precisa ser guiado pelo Senhor. Se você ouvir a sua voz você será conduzido ao lugar certo da bênção. Eu, porém, preciso dizer algo sobre ouvir a Deus. Muitos imaginam que ouvir a Deus é uma experiência extraordinária reservada a poucos. Há muita gente ensinando práticas religiosas que fazem com que os irmãos se sintam inferiores e incapazes de ouvirem de Deus. Ouvir a Deus não pode ser essa coisa difícil e complicada que alguns nos fazem crer. Jesus disse que as suas ovelhas ouvem a sua voz (Jo 10:27). Jesus não disse que as ovelhas teriam de fazer um curso e serem discipuladas para então ouvirem a sua voz. Ele teve como certo que elas simplesmente ouviriam a sua voz e o seguiriam.

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” Jo 10:27

Não se preocupe sobre como ouvir de Deus. Se você é ovelha do Senhor você ouvirá sua voz. Muitos ficam atemorizados quando me ouvem dizendo isso porque insistem que o coração do homem é enganoso e inteiramente corrupto, por isso não devemos dar crédito ao coração. Mas essa afirmação foi feita no Velho Testamento em Jeremias 17:9. Hoje, nos dias do Novo Testamento, nós recebemos um novo coração. Por que Deus iria nos dar um novo coração corrompido e enganoso?

Depois que nos convertemos Deus tirou o coração de pedra e nos deu um coração de carne (Ez 36:26).

Na Nova Aliança, Ele escreve os seus mandamentos em nosso coração e em nossa mente.

“Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei.” Hb 10:16

Esta é a maneira como o Espírito Santo nos guia hoje. Normalmente não precisamos entrar no quarto, orar por várias horas e então esperar que uma luz especial brilhe dentro de nós. Claro que se agimos assim não fazemos nada de errado, mas devemos dar crédito ao nosso coração.

Não encontramos no Novo Testamento nenhuma afirmação que ouvir de Deus seja algo difícil. Não se diz que precisamos sempre seguir certo procedimento ou liturgia, antes o que Paulo nos diz é que Deus coloca dentro do nosso coração os desejos certos.

“Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” Fp 2:13

Poucos de nós valorizamos aqueles desejos profundos, um querer santo, mas Paulo afirma que Deus fala conosco colocando em nós o seu querer. Sempre que sinto vontade de fazer alguma coisa na obra de Deus eu medito a respeito porque sei que é Deus operando em mim. A verdade do evangelho é que Cristo está em nós. Por causa disso ele coloca desejos no nosso coração. Isso é tão sobrenaturalmente natural que simplesmente não damos crédito. Não cremos que Deus possa inspirar desejos em nós. Como isso pode ser de Deus? Mas essa é uma das maneiras como Deus nos guia.

Em I Coríntios Paulo diz: “Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1Co 2:9  

Paulo está no texto fazendo uma citação de Isaías. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.” Is 64:4

Paulo mudou um pouco a citação. No lugar de “para aquele que nele espera” ele colocou “para aqueles que o amam”. Isso significa que no Velho Testamento eles tinham de esperar para conhecer a vontade de Deus, mas hoje ele habita em nós.


Todos os dias de manhã, ore ao Senhor para que ele possa colocar os desejos dele em seu coração. Dessa forma, se durante o dia lhe vier o desejo de visitar alguém, ir a algum lugar ou fazer qualquer coisa, vá sabendo que Deus quer fazer algo ali. Quando você segue esses desejos do coração que estão em linha com a sua palavra você estará no lugar certo e na hora certa. Deus usa o desejo de comprar, comer algo, ver alguém ou de qualquer outro tipo para criar circunstâncias para a bênção. Em alguns momentos você certamente terá de jejuar e orar por mais tempo, mas não será assim nos tempos normais. Em dias comuns apenas preste atenção nos desejos que surgirem no seu coração. Não estou dizendo que todo desejo que temos procede de Deus, mas você vai perceber facilmente quando algo vier da carne. Além disso, irmãos mais velhos podem nos ajudar a perceber mais claramente a voz de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...