20150706

Ajustando o coração para o cumprimento do propósito. 1Sm 16:6-7. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 06/07/15

"Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração." 1 Samuel 16:6-7
Introdução
Deus sempre começa trabalhando de dentro para fora. Seu agir, seu trabalhar é a partir dos nossos corações. O coração do homem é o marco zero do agir de Deus. Tudo é a partir do coração.
Numa construção de uma casa por exemplo, o alicerce é lançado na terra, no solo. Traçando um paralelo, a palavra de Deus que é o nosso alicerce precisa será lançada no solo dos nossos corações. A partir dos nossos corações Deus desenvolverá o seu propósito.
Em Jeremias 18 vemos alegoria sobre como Deus estava trabalhando em Israel. No texto, Deus é um Oleiro e o homem é um vaso. Podemos ver então que num primeiro momento Deus cerca o homem por todos os lados, isso antes de sua conversão. Num segundo momento, quando o homem já nasceu de novo tornando-se uma nova criatura, o agir de Deus é de dentro para fora. É quando a mão do Oleiro está dentro dando forma para o vaso.
Guarde essa verdade:
Deus está mais inclinado a usar as pessoas com coração bom e com alguns problemas do que uma pessoa que parece ter tudo em ordem, mas com um coração mau.
Lembre-se: O coração é a terra que deve receber a semente da palavra. Vamos ler e entender isso na parábola do semeador.
"3 E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. 4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. 5 Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7 Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. 9 Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça." Mateus 13:3-9
No texto, podemos ver quatro tipos de solo nos quais a boa semente caiu, esses solos representam os diferentes tipos de corações  das pessoas que estavam ouvindo as palavras de Jesus.
"19 A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho."
"20 O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza."
"22 O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera."
"23 Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um." Mt 13:20-23
Da mesma forma que o agricultorrepara a terra para a semeadura, Deus está preparando os nossos corações para semear a sua semente.
"Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus." Mt 5:8
O coração limpo corresponde à boa terra que será produtiva e nos conduzirá ao cumprimento do propósito.
A respeito do nosso coração, Deus nos fez uma promessa!
“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” Ez 36:26-27
Deus é o Deus dos corações. Ele não olha o exterior das pessoas, nem mesmo as coisas que a pessoa faz, e a julga por esse critério. O homem julga segundo a carne, mas Deus julga segundo o coração.
É possível levantar uma boa fachada com um coração podre. Também é possível tratar dos problemas por fora e ter um coração correto por dentro.
Vamos considerar algumas características positivas do coração que Deus quer nos dar.
1- UM CORAÇÃO SÁBIO
"Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo." Ex 8:5
Deus na sua infinita graça sempre deu sabedoria especial para o seu povo. E sabedoria é aquilo que mais precisamos, pois quem é sábio tem tudo o que precisa. No livro de Ageu, há um grupo de pessoas que não gostavam de suas circunstâncias. A resposta de Deus para elas foi:
 “... vejam aonde os seus caminhos os levaram...”.
Podemos ter dons, mas se temos dons e nenhuma sabedoria, esses dons só irão nos causar problemas.
Dom sem sabedoria pode ser um grande problema!
Se quisermos nos sair bem no ministério, precisamos ter dons espirituais e sabedoria, precisamos de bom senso. Isso é o que a sabedoria é, na verdade, o bom e velho bom senso. Não faz muito sentido adiar algo que Deus disse para fazer durante dezoito anos, mas os israelitas adiaram e não conseguiam compreender por que não estavam prosperando.
Sim, o sucesso no ministério e nas outras áreas da vida requer mais do que dons ou habilidades. REQUER SABEDORIA!
Em Êxodo 35:30-33, Moisés fala aos israelitas sobre dons:
UMA MULHER TALENTOSA PODE DESTRUIR O CASAMENTO
Por exemplo, uma mulher foi dotada de grande beleza, ou talvez seja extremamente talentosa, talvez seja capaz de cozinhar, plantar uma horta, fazer todas as coisas que faz a mulher de Provérbios 31, mas ela pode arruinar completamente seu casamento se não usar sabedoria.
Em Provérbios 24:3, lemos: “Com sabedoria edifica-se a casa e com a inteligência ela se firma.” Pv 24:3
Onde a sabedoria aparece em nossa vida?
Ela aparece no nosso modo de falar, de agir, de administrar nosso dinheiro, cumprir nossas responsabilidades, tratar os outros, manter nossa palavra, e de várias outras formas.Há todo tipo de jeito de andar em sabedoria, e uma das maiores tragédias na vida de muitas das pessoas do próprio povo de Deus é que não estão agindo com sabedoria. “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” Oséias 4:6
APLICAÇÃO
Você já percebeu quantas pessoas fracassam simplesmente porque não usam a sabedoria? Durante quantos anos consegui me meter em dificuldades. Embora eu fosse ungida e dotada de dons, por que não usava a sabedoria? Descobri que sem sabedoria não chegamos a lugar algum. Por isso Deus deseja que tenhamos um coração sábio.
2- UM CORAÇÃO DISPOSTO
“Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta”. Ex 25.1-2
Quando falamos de um coração disposto, falamos basicamente de "querer". Sem isso, nunca faremos nada.
"Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra." Is 1:19
A IMPORTÂNCIA DO QUERER
Nesses muitos anos de meu ministério, tive de superar muitas coisas negativas. Sim, havia um chamado em minha vida, mas eu precisava de algo além do chamado. Eu precisava de muito "querer". Quando observo a mim mesma e às outras pessoas, chego à conclusão de que acabamos fazendo aquilo que queremos. Se há algo que queremos muito fazer, achamos um modo de fazê-lo. O "querer" é uma coisa poderosa.
·         Com ele podemos perder peso,
·         manter nossa casa limpa,
·         Concluir seus estudos,
·         economizar dinheiro,
·         acabar com as dívidas
·         Ser um pai melhor,
·         Marido ou esposa melhores,
·         Ser um filho melhor,
·         Ser um líder melhor,
·         Vencer o pecado, o diabo é o mundo,
·         Ou alcançar qualquer outro objetivo na vida a que nos propomos.

Não podemos ignorar o fato de que nossa vitória ou derrota tem muito a ver com nosso "querer".
Gostamos de culpar algo ou alguém. Mas acho que precisamos nos sentar e fazer um bom e velho inventário de nosso "querer". Devemos, pelo menos, ser honestos e dizer: "Senhor, não obtive aquela vitória porque eu não queria.”
Não orei ou li a Bíblia porque não queria. Não passei tempo meditando em Sua Palavra ou falando com o Senhor por que não queria. Ao invés disso, fiquei a noite toda no sofá vendo televisão porque eu queria".
AS VEZES PELA FALTA DE VONTADE COLOCAMOS A CULPA NO DIABO
Não há nada de errado com o descanso e lazer, mas precisamos determinar nossas prioridades. Como eu disse, somos bons em colocar a culpa de nossos fracassos em alguém ou algo além de nós mesmos. Gostamos de culpar o diabo, outras pessoas, o passado e daí por diante, quando a verdade é que, na maioria das vezes, não temos o tipo certo de "querer". Se queremos ser líderes e servir a Deus, devemos "querer". Devemos ter um coração disposto. Na verdade, Deus não está interessado em nossas boas obras se não as fazemos com o coração disposto.
UM BOM CRENTE POSSUI UM CORAÇÃO DISPOSTO - UMA ATITUDE DE "QUERER"
Há muitas ocasiões em que não sinto ânimo de viajar pelo país fazendo conferências. Mas continuo viajando, porque no fundo quero fazer isso. Minha carne nem sempre quer, mas meu espírito sim, então eu vou, apesar de meus sentimentos, porque tenho um coração disposto. Isso é o que Deus quer que seu povo tenha como observamos um sua Palavra:
3- UM CORAÇÃO DE PAI
“Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores (guias para vos orientar) em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus.” 1 Coríntios 4:15
Paulo tinha um coração de pai em relação aos crentes da igreja de Corinto. Um coração de pai nutre, treina, ensina, é carinhoso e tem uma atitude de não desistir da pessoa só porque não aprende da forma correta. Um pai se deleita em ensinar a seus filhos como andar ou como jogar bola. Ele não fica com raiva porque os filhos não conseguiram dar os primeiros passos de forma correta. Ele continua trabalhando com eles até que eles aprendam como fazê-lo.
Algumas pessoas só amadurecem quando tem filhos. Criam responsabilidades quando se tornam pais. Quando temos um coração de pai nos parecemos com Deus por que Ele é Pai!
O DAVI ASSISTINDO O JOGO
Paulo diz que a Igreja está cheia de instrutores, cheia de mestres, cheia de pessoas que sabem pregar e dizer a outros o que fazer. Mas ele também diz que não há pais o suficiente na Igreja.
Se quisermos ser líderes no Corpo de Cristo, principalmente se queremos ser pastores, devemos ter um coração de pai. Não importa qual seja nosso chamado, não é suficiente fazer e dizer coisas da forma correta exteriormente - devemos ter a atitude correta de coração.
DEUS NOS TESTA PARA ESSE CORAÇÃO
Mas o fato é que, logo que sabemos dessas coisas, antes de começarmos a assumir a liderança, Deus tem de nos testar para ver que tipo de coração temos.
Por quê? Porque nosso caráter verdadeiro é revelado durante os momentos de teste. Os testes nos mostram nossas áreas de problemas para que possamos cooperar com o Espírito Santo e trabalhar com Ele para mudar essas áreas. Por meio dos testes, Deus nos mostra que tipo de coração devemos ter para que Ele possa nos transformar no crente que deseja que sejamos.
4- UM CORAÇÃO PURO
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” Mateus 5:8
Deus está buscando líderes que tenham um coração puro. O líder que tem o coração puro, que serve a Deus de todo o coração, é verdadeiramente um líder poderoso. No Salmo 51 Davi nos fala que ter um coração puro significa ter a verdade em nós, o que é a verdadeira pessoa.
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável." Sl 51:10
PRESTAR ATENÇÃO NOS PENSAMENTOS
Devemos prestar atenção em nossos pensamentos, porque deles saem as palavras, nossas emoções, nossas atitudes e nossa motivação. Levei muito tempo para perceber que Deus não abençoa atos com motivação errada. A pureza de coração não é um traço natural. É algo que deve ser trabalhado em quase todos nós.
Em 1 João 3.3, vemos que devemos desejar e buscar a pureza de coração porque é a vontade de Deus. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro. 1 João 3:3
Esse é um desafio que todo crente deve estar animado em receber. Mas não temo de aceitar o desafio sozinho. Fomos criados por Deus para sermos dependentes d'Ele, para levar nossos desafios até Ele,
e permitir que Ele nos ajude.
Ninguém, a não ser Deus e a própria pessoa, sabe o que há no coração. Mas nosso Deus é um especialista em remover as coisas inúteis de nós enquanto retém o que é valioso. Há um preço a ser pago para termos um coração puro, mas há também recompensa.
- Não temos de ter medo de assumir um compromisso com Deus para que Ele trabalhe profundamente em nós.
- Nem sempre nos sentiremos confortáveis a respeito das verdades que Ele nos mostrará.
 Mas devemos cuidar de nossa parte encarando, aceitando e permitindo que Deus nos mude. Deus irá cuidar para que sejamos abençoados.
DICA PARA GUARDAR O CORAÇÃO PURO
“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando- o segundo a tua palavra.10 De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. 11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Salmos 119:11
5- UM CORAÇÃO FIEL
"Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, o qual é fiel àquele que o constituiu, como também o era Moisés em toda a casa de Deus." Hebreus 3:1-2
Em Hebreus 3, vemos que tanto Moisés quanto Jesus eram fiéis. No Novo Testamento, a palavra fiel significa “ser confiável”.
Você sabe o que significa ser confiável?
 Significa que temos de manter nossa palavra.
- Se dissermos a alguém que iremos fazer algo, precisamos fazer o que falamos.
- Se dissermos que vamos estar em algum lugar em certa hora, precisamos estar lá naquele horário.
É impressionante quantas pessoas não são confiáveis. Não podemos contar com elas quando dizem que irão fazer tal coisa ou estar em algum lugar.
Repito, não importa o quanto a pessoa seja talentosa; se ela não for fiel, Deus não vai aprová-la. E precisamos compreender que Deus testa nossa fidelidade. Não é o suficiente dizer: "Oh, claro, sou fiel” - porque Deus dirá: “Vamos ver”...
Sabe como Deus testa nossa fidelidade?
Ele nos passa uma tarefa durante um tempo, algo que não queremos fazer, algo que não seja divertido, algo que requer que nos submetamos à autoridade de alguém por um tempo, e Ele fala ao nosso coração: "Seja fiel".
A fidelidade não é somente estar presente todos os dias ao trabalho; é mostrar, diariamente, uma boa atitude. Deus recompensará esse tipo de fidelidade.
Lucas 16:12 nos fala que, se formos fiéis com aquilo que é de outra pessoa, Deus nos dará o que é nosso.
"Se não vos tornastes fiéis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso?" Lucas 16:12

Se formos fiéis no pouco, Ele nos colocará sobre o muito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...