20150725

O sinais de Deus. Gn 28:10-22. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 19/07/15


10 Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã . 11 Tendo chegado a certo lugar , ali passou a noite , pois já era sol-posto ; tomou uma das pedras do lugar , fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir . 12 E sonhou : Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 Perto dele estava o SENHOR e lhe disse : Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão , teu pai, e Deus de Isaque . A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. 14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente , para o Norte e para o Sul . Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra . 15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores , e te farei voltar a esta terra , porque te não desampararei , até cumprir eu aquilo que te hei referido. 16 Desperado Jacó do seu sono , disse : Na verdade , o SENHOR está neste lugar , e eu não o sabia . 17 E, temendo , disse : Quão temível é este lugar ! É a Casa de Deus , a porta dos céus. 18 Tendo-se levantado Jacó , cedo , de madrugada , tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna , sobre cujo topo entornou azeite . 19 E ao lugar , cidade que outrora se chamava Luz , deu o nome de Betel . 20 Fez também Jacó um voto , dizendo : Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo , e me der pão para comer e roupa que me vista , 21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai , então, o SENHOR será o meu Deus ; 22 e a pedra , que erigi por coluna , será a Casa de Deus ; e, de tudo quanto me concederes , certamente eu te darei o dízimo . Gn 28:10:22
Introdução
Quando Jacó teve este sonho, ele vivia uma situação complicada. Nessa ocasião, ele dirigia-se à Mesopotâmia para conseguir uma esposa, mas, na verdade, estava aproveitando também para fugir de seu irmão Esaú, que havia prometido matá-lo. Isso porque Jacó conseguiu o direito e a bênção da primogenitura enganando e mentindo. Longe do conforto do lar, em um lugar que outrora diz o texto chamava-se luz, Jacó deitou-se para dormir  e tinha por travesseiro uma pedra.
Mergulhando num profundo sono, descansou e sonhou com o céu, com Deus, com os anjos, com o seu avô Abraão e com o seu pai Isaque.
Essa experiência de Jacó, o marcou profundamente. A partir deste momento Jacó iniciou uma jornada marcada pela presença, pela orientação e pelas bênçãos de Deus sobre a sua vida. O Deus de Abraão e Isaque passou a ser também o seu Deus.
Depois da revelação que Jacó recebeu de Deus, chamou aquele lugar de Betel, que significa "Casa de Deus". Ele chegou à essa conclusão por causa do sonho e dos sinais que ele teve da parte de Deus.
O seu casamento pode ser Betel, a sua reunião de célula pode ser Betel, este culto pode ser Betel, se alguns sinais da parte de Deus se manifestarem.
No sentido individual, o homem pode ser Betel, pois somos casa de Deus, templo do Espírito Santo (1Co 6:19). No sentido coletivo, sua célula ou este culto pode ser Betel ou casa de Deus, pois onde estão reunidos dois, três ou mais pessoas em nome de Jesus, a casa de Deus pode ser edificada e sinais manifestados. (Mt 18:20).
Hoje eu gostaria de te ajudar a identificar um lugar que pode ser reconhecido como casa de Deus, porque alguns sinais caracterizam ou identificam a Casa de Deus.
Que sinais são esses?
1. A casa de Deus liga o homem a Deus. Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu... V.12
Veja que essa escada é que dava aos anjos acesso ao céu. Interessante é que a ordem é anjos primeiro subindo, para depois descerem. Não haverá alguma significação no fato da palavra "subiam" aparecer em primeiro lugar? Talvez Deus estivesse ensinando a Jacó que sua necessidade era realmente subir até Sua presença, buscar a Sua presença, e que em resposta Ele faria descer a Sua ajuda. É tempo de buscar o Senhor e a sua presença.
Deus nos amou primeiro enquanto estávamos perdidos, ele nos chamou e escolheu, mas uma vez que nos atraiu com seu amor, devemos atraí-lo com nossa disposição de buscar sua face.
O que quer mais que aquela escada significasse, tinha a intenção de revelar que a terra e o céu em Betel ou na Casa de Deus, estão verdadeiramente ligados e que existe um constante intercâmbio entre os dois.
O Espírito Santo nos ensina o caminho da adoração e nos faz subir ao céu, Deus por sua vez se manifesta e se revela entre nós.
2. A casa de Deus precisa ter sobrenatural. ...e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. V.12
Curas, libertação, unção, poder, conversão e transformação de vidas são alguns sinais do sobrenatural de Deus. Se vivemos naturalmente apenas, então não estamos em Betel, não estamos edificando casa para Deus. 
Precisamos desejar experimentar o sobrenatural de Deus. Não podemos nos abalar diante das circunstâncias, mas devemos crer que o nosso Deus é um Deus de causas impossíveis. Se você estiver disposto a caminhar com Deus, Ele se revelará em sua vida demonstrando que todo o poder está em suas mãos e te dará a vitória diante de todas as circunstancias e provações.
Qual é o segredo para vivermos uma vida no sobrenatural de Deus?
a) Dependência de Deus em oração. A maior parte das pessoas que estão pasando por aflições e estão desanimadas, não estão orando como deveriam. A primeira pergunta que eu faço para as pessoas que eu aconselho é: Vocês estão orando a respeito disso? A resposta é sempre negativa.
b) Obediência total a Deus. O sobrenatural de Deus também é uma consequência de obediência total a Deus. Elias obedeceu a Deus e foi para Sarepta.
8 "Então, lhe veio a palavra do SENHOR , dizendo : 9 Dispõe-te , e vai a Sarepta , que pertence a Sidom , e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida . 10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta..." 1Re 17:8-10
Elias obedeceu e expimentou o sobrenatural. A viúva de Sarepta, depois de obedecer o profeta, também experimentou o sobrenatural.
c) Fé em Deus. O sobrenatural será ativado principalmente mediante a fé. Jesus disse: "Tudo é possível ao que crê” (Mc 9.23); “Para Deus tudo é possível” (Mc 10.27).
O escritor aos hebreus disse que sem fé é impossível agradar a Deus. "De fato , sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam .
3. A casa Deus tem de ter presença de Deus. Perto dele estava o SENHOR... V.13
A presença de Deus é o que nos diferencia dos demais grupos que se reúnem em outras religiões. A presença de Deus é a maior necessidade que temos. Ter o Senhor por perto é o que nos trás segurança e consolo.
Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Salmos 34:18
Ilustração do Pai e filho indo à igreja, pão de açúcar.
4. A casa de Deus é lugar onde Deus fala com seu povo. ...e lhe disse : Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão , teu pai, e Deus de Isaque. V. 13
No passado, Deus falou muitas vezes e de diversas maneiras aos pais pelos profetas (Hebreus 1.1). O sonho de Jacó foi uma das maneiras pelas quais Deus falou. Mas, hoje, ele nos fala de maneira definitiva pelo Filho (Hebreus 1.2), como falou com Saulo no caminho de Damasco. Estejamos abertos à ação do Espírito Santo, pois ele dá testemunho de Cristo e nos guia a toda a verdade (João 16.12-15).
Davi disse em 2Sm 23:
O Espírito do SENHOR fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou... 2 Sm 23:2-3
Deus desde o inicio de seu relacionamento com o homem, falou com o mesmo. Jo 1:1
5. A casa de Deus é um lugar de Promessas. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. 14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente , para o Norte e para o Sul . Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra . 15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores , e te farei voltar a esta terra , porque te não desampararei , até cumprir eu aquilo que te hei referido . V. 13-15
A promessa da aliança, que tinha sido feita a Abraão e a Isaque, agora era transmitida ao próprio Jacó.
Dizem os estudiosos e eu creeio nisso que existem por volta de 32.000 promessas na Bíblia. A expressão "não temas" como uma promessa de proteção, aparece 366 vezes na Bíblia, uma para cada dia do ano.
Para cada palavra de maldição, haverá sempre uma promessa de livramento e de bênção da parte de Deus.
6. Na casa de Deus há despertamento. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus , a porta dos céus. V. 17
As pessoas que estão na casa de Deus, experimentando sua presença, sempre serão despertadas em temor. Na casa de Deus sempre nos sentiremos desconfortáveis e constrangidos pela sua presença.
Devemos desconfiar de lugares onde nos sentimos muito confortáveis. Participei de uma reciclagem da VINHA nessa semana, e confesso que voltei em crise, pois sempre percebo que estou muito aquém de onde Deus quer que eu esteja. Fui despertado e estou em crise, pois quero me aproximar de Deus e para isso devo temê-lo ainda mais.
7. Na Casa de Deus as pessoas são compromissadas. Fez também Jacó um voto , dizendo : Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo , e me der pão para comer e roupa que me vista , 21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai , então, o SENHOR será o meu Deus ; 22 e a pedra , que erigi por coluna , será a Casa de Deus ; e, de tudo quanto me concederes , certamente eu te darei o dízimo . V. 20-22
Betel é lugar de compromisso!
"Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando." Jo 15:14
O Nosso Deus é um Deus de compromisso, Ele está comprometido conosco 24 horas, Ele tem uma aliança conosco e um compromisso de nos guiar, nos guardar, nos proteger, nos fortalecer, nos curar e nos suprir em todas as nossas necessidades.
Mas guarde algumas verdades a respeito de compromisso.
1) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE RENÚNCIA. Renúncia do eu, da carne (desejos pecaminosos), do pecado, dos meus projetos pessoais. Eu ouvi algo que me tocou esses dias. Alguém me disse: "Eu quero trocar os meus sonhos pelos sonhos de Deus."
2) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE DISCIPLINA. Disciplina da oração (Lc 18:1), disciplina na meditação na palavra, disciplina do jejum, disciplina da consagração, disciplina no enchimento do Espírito Santo (Ef 05:18), disciplina na comunhão com o corpo (igreja) - Rm 12:1-12
3) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE PERSEVERANÇA. Precisamos vencer o cansaço, vencer a comodidade, os falsos sentimentos, a falsa espiritualidade, as condições adversas.
O que vai determinar o nosso compromisso com Deus é o amor a Jesus (Jo 15:13), o nosso desejo de exercitar os dons que recebemos, a consciência do nosso chamado - Jo 15:1-4,16; Mt 28:19,20.

Conclusão: Até que ponto você é comprometido com Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...