20150819

O vale de ossos secos Ez 37:1-14. Pr. Edeni Araújo - Culto de Celebração - 09/08/15

No texto acima, vemos que Israel estava vivendo uma sucessão de erros e desobediência muito grande, levando-os a abandonar o Deus verdadeiro. Com isso o povo estava vivendo de acordo com os seus próprios deleites, esquecendo que "devemos fazer a vontade de Deus em nossa vida", um povo rebelde que como ossos estavam sequíssimos e mortos. Neste contexto de morte, de um povo que agora estava sendo chamado de "vale de ossos secos", Deus vocaciona um de seus servos: o profeta Ezequiel. Este é o homem que seria usado por Deus para mudar a situação daquele povo. Deus então o leva até um vale de ossos secos e ordena que ele dê algumas voltas pelo vale, para que ele se convencesse de que estavam mortos e necessitando de vida.

Veja que tudo o que Deus faz, ele assim age para nos mostrar que precisamos de vida, e só ele é quem pode nos dar essa vida. 

Deus declara a Ezequiel que iria fazer os ossos voltarem a viver e que os daria vida novamente. Vemos aqui que Deus usa homens para sua missão. Foi assim com Moisés, Isaías e todos aqueles que se colocaram para serem usados por Deus.

As pessoas que nos rodeiam em sua maioria tem vivido como o povo de Israel. Dor, famílias desestruturadas, drogas, idolatria e muitos outras coisas tem levado pessoas a estarem cada dia fazendo parte desse vale. Talvez a sua vida seja esse vale de ossos secos.

E o que nós temos feito, para mudar essa situação? Você tem falado como Isaías:
"Senhor eis-me aqui, envia-me a mim". Ou tem falado: "Senhor eu estou aqui, mas envia o meu irmão". Deus te chama. Aceite o desafio que Deus esta fazendo. É nossa a obrigação de propagar as boas novas. Você tem sido usado pelo senhor?

Cerca de 2960 anos nos separam da experiência de Ezequiel junto ao vale de ossos secos. Mas a realidade daquele vale ainda é a mesma em nossos dias.

Vamos observar o texto de Ezequiel 37 e extrair verdades que podem nos ajudar a gerar vida em circunstâncias desfavoráveis.


Verdades a respeito de Ezequiel 37

1º Deus foi quem levou Ezequiel para aquele lugar de morte. V.1

“Veio sobre mim a mão do Senhor e Ele me levou, no Espírito do Senhor, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.”

Sempre que estamos em situações adversas, perdemos o ânimo, sofremos por falta de percepção da realidade espiritual. Guarde essas palavras: Jesus é Senhor de tudo e de todos! Ainda que alguns não tenham essa percepção. Veja que todo o poder e toda autoridade foi dada a Jesus, e ele mesmo disse: “no céu e na terra”. Sendo assim, precisamos reconhecer que tudo o que sucede a nós, acontece por que Deus está no controle. Concordo que algumas pessoas estão passando por situações difíceis por causa de desobediência, mas na maioria das vezes a mão do Senhor está nos conduzindo por caminhos de dificuldades, para por eles sermos aprovados e galardoados pelo Senhor.           

O povo de Israel saiu do Egito e foi para o deserto levado pelas mãos de Deus. Jesus foi levado para o Deserto pelo Espírito. Mt 4

2º Deus quer provar a nossa fé. V. 2 e 3

“Filho do homem, poderão viver estes ossos? Senhor tu o sabes!”

Que resposta daremos a Deus em meio ao caos? Os Hebreus em meio às lutas do deserto deram resposta errada a Deus e por essa razão não entraram na terra prometida. Não tenha dúvida em seu coração, pois Deus é quem te ajuda. Hb 11

3º Deus quer usar os profetas nos dias de hoje.

Profetiza! Foi o que Deus disse a Ezequiel.  Abra a boca e declare a bênção. Quais são as palavras que estão saindo da sua boca? Que tipo de som você está produzindo com suas palavras?

Mas veja que Deus disse para Ezequiel falar aos ossos secos. Como pode ossos secos ouvirem? Na verdade a visão do vale de ossos secos era uma ilustração sobre como estavam os homens de Israel (v. 11). A profecia tem de ser dita a homens. E o mais importante é que quando profetizamos, damos o “start” para o mover de Deus. Tudo é a partir da sua fé, mas com a confissão através das palavras.

Precisamos profetizar as palavras do Senhor. Não tenha medo e nem receio de dizer assim diz o Senhor... Veja que os profetas do velho testamento sempre diziam: Assim diz o Senhor.

4º Deus opera enquanto o homem está na posição. v.7

Veja que o texto diz que enquanto Ezequiel profetizava as coisas aconteciam.

Enquanto eu profetizava, ouve um ruído.

Lembremos de Moisés, enquanto suas mãos estavam erguidas, o povo de Israel vencia a batalha. Mas quando Moisés baixava a mão, Israel era vencido. Veja que essa passagem nos ensina que as mãos de Moisés levantadas ao alto representava a rendição do sacerdote ao Senhor, mas precisamos considerar o significado das mãos erguidas como obras. Os dez leprosos foram curados enquanto eles iam...  

5º Deus quase sempre começa trabalhar nas pequenas coisas. V.7

Deus começou a agir por meio de um ruído, um barulho. Veja que o agir de Deus quase sempre é processual e gradativo. Fostes fiel no pouco sobre algo maior te colocarei.

1º Um ruído, fala de um pequeno som. Fala das coisas pequenas que Deus faz e muitas vezes nós nem damos atenção. Você viu que hoje você acordou e pode respirar andar, percebeu que seus filhos estão bem, pode enxergar a manhã maravilhosa, agradeceu pelo alimento de sua mesa.


2º Cada osso ao seu osso. Veja que Deus deseja colocar no lugar tudo que está fora no seu devido lugar. Ele faz isso de maneira paulatina, para que cada parte deste processo seja considerado por cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...