20150819

Prosperando em tempos de crise. Gn 26:1-14. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 16/08/15

“​1 Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. 2 Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; 3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. 4 Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra; 5 porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. 6 Isaque, pois, ficou em Gerar. 7 Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que, dizia ele consigo, os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa de aparência. 8 Ora, tendo Isaque permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando da janela, viu que Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher. 9 Então, Abimeleque chamou a Isaque e lhe disse: É evidente que ela é tua esposa; como, pois, disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia: para que eu não morra por causa dela. 10 Disse Abimeleque: Que é isso que nos fizeste? Facilmente algum do povo teria abusado de tua mulher, e tu, atraído sobre nós grave delito. 11 E deu esta ordem a todo o povo: Qualquer que tocar a este homem ou à sua mulher certamente morrerá. 12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. 13 Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; 14 possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.” Gênesis 26:1-14

Introdução

A Palavra de Deus nos mostra que existem tempos de crise, nesse caso de Isaque, a crise foi por causa da fome. Sobrevindo fome à terra...”

Deus não envia fome

Deus não envia a fome do céu, Ele permite a fome que já está em partes da terra se instalar em determinados lugares. Se Deus enviasse fome isso significaria que no céu haveria fome, mas sabemos que no céu há abundância, portanto a fome não procede do Senhor.

Por que Deus permite que os homens entrem em crise? Deus usa a crise para expor a limitação humana e para nos aproximar dele.

No entanto Ele certamente usa os tempos de fome, os tempos de crise, para demonstrar os seus recursos ilimitados.

Isaque prosperou em tempos de crise

Isaque foi alguém que prosperou no meio de um tempo de fome. Não havia chuva e a semente mirrava sobre a terra, mas ele semeou e colheu cem vezes mais mesmo no tempo de crise é isso por causa de um posicionamento.

Quando Deus não muda as circunstâncias é porque ele quer mudar  nosso coração. Assuma uma nova posição diante das crises, pois a crise é a maior e melhor escola para aprendermos sobre como prosperar.

Isaque é um tipo do crente da Nova Aliança.

Isaque não conquistou coisa alguma, mas recebeu tudo de seu pai. Ele é o símbolo do herdeiro. Todas as coisas foram preparadas para ele simplesmente porque era filho.

“2 Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; 3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. 4 Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras.” Gn 26:2-4

Somos feitos filhos de Abraão

“E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.” Gl 3:29

Hoje nós fomos feitos filhos de Abraão. Nós estamos em Cristo e por isso somos a verdadeira semente de Abraão. Somos herdeiros da promessa. Dessa forma podemos dizer que somos como Isaque e podemos provar das mesmas bênçãos que ele experimentou, pois também somos filhos de Abraão. Da mesma forma como vemos Isaque, o herdeiro da promessa, enfrentando a fome, mas prosperando muitíssimo, nós também prosperaremos nesse tempo de crise.

Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” Rm 8:17

Vamos ver quais princípios espirituais o capacitaram a vencer naquele tempo de crise.

1. A herança é nossa, mesmo que ainda não estejamos na posse dela. 1 ao 5

Deus diz a Isaque para não descer ao Egito, mas para ficar ali, em Gerar, pois aquela terra seria dele. Todavia, naquele momento Abimeleque era o rei de Gerar, o lugar onde Isaque habitava. Isso significa que em algum momento Deus iria transferir a posse daquela terra com toda a sua riqueza para Isaque e a sua descendência.

Transferência de riqueza

Algumas pessoas dizem: “O dinheiro desapareceu”, mas o dinheiro não desaparece, ele apenas muda de mão. Podemos chamar isso de transferência de riqueza.

Transferência de riquezas aconteceram muitas vezes na Bíblia e vão acontecer novamente em nossos dias. Depois da noite da Páscoa no Egito Deus transferiu as riquezas do Egito para Israel. Agora, precisamos dizer que Deus jamais faz coisa alguma de forma injusta ou ilegal. Ele não é um “Hobbin Hood celestial”, Deus não rouba de umas pessoas para dar a outras.

Como Ele pode transferir riquezas?

A ilustração da casa invadida

Suponha que você tem uma casa e por muito tempo se ausenta da mesma, então quando volta, você encontra pessoas que a invadiram. Você é o dono, mas outros a invadiram. Você pode ir à justiça para tê-la de volta. Deus é o dono da terra, mas outros tomaram posse, no entanto Deus continua sendo o proprietário. A transferência dessa casa acontece em tempos de invasão, a transferência de riqueza acontece em tempos de fome. Foi numa época de fome que Deus colocou José para ser o segundo na corte de Faraó.

2. Não desça ao Egito. V. 2

Deus nos abençoa estando na posição certa

O Senhor disse para Isaque que permanecesse na terra e não descesse ao Egito. Deus somente pode nos abençoar se permanecemos na posição certa. Descer ao Egito, significa buscar recursos e provisão natural e mundana, significa voltar para a velha vida.

Qual o significado do Egito

Porque a terra que passais a possuir não é como a terra do Egito, donde saístes, em que semeáveis a vossa semente e, com o pé, a regáveis como a uma horta; mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas.” Dt 11:10-11

O Egito é um símbolo da vida natural que não depende de Deus. No Egito as pessoas não precisavam depender da chuva do céu, mas eles dependiam dos recursos naturais. Eles podiam confiar nos recursos próprios. No Egito eles estão no controle da situação. Eles podem plantar com os pés e depender apenas de seu esforço.

No Egito, os homens andam por vistas e não por fé.

Quando dependemos dos recursos naturais estamos olhando para baixo, procuramos por algo em que possamos confiar. No Egito nós andamos por vista e não por fé.

Mas em Deuteronômio lemos que a terra prometida depende da chuva que vem do céu.
“...mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas.” Dt. 11:11

No Egito as pessoas olhavam para o chão enquanto semeavam, mas em Israel as pessoas olham para o céu esperando a chuva de Deus. Isso faz com que andemos por fé e não por vista. A bênção acontece quando dependemos de Deus.

Se você anda por vista você nunca encontrará nada ao redor que satisfaça as suas expectativas e lhe dê segurança.

O Egito é um tipo espiritual que simboliza a vida natural que atenta apenas para aquilo que é temporal. Mas se andamos por fé, nós atentamos para o alto, para aquilo que é invisível, e que é eterno.

Na terra santa, Isaque precisava depender da chuva que vem do céu. Se a chuva não viesse nada poderia frutificar. Deus ama quando vivemos por fé na sua graça. Mas é preciso deixar de olhar para o chão e olhar para o céu.

O ensinamento da arca

Quando Deus mandou Noé construir a Arca, Ele orientou que se fizesse apenas uma janela que deveria ficar na parte de cima da Arca. Foi assim para que o homem não tivesse uma visão horizontal e desoladora, mas olhasse para o alto, de onde certamente viria o socorro. Deus não queria que Noé e sua família olhassem para a morte e destruição ao derredor, mas firmassem seus olhos no céu.

A multiplicação dos pães

Quando o Senhor multiplicou os pães e os peixes ele não olhou para o tamanho da multidão e a limitação dos recursos. Os discípulos olharam, mas ele não. Ele ergueu os olhos para o céu e deu graças. Quando olhamos para cima, nós experimentamos a provisão.

OS QUE ANDAM NA BASE DE SEUS RECURSOS NATURAIS, ESTÃO SEMPRE PROCURANDO ALGO OU ALGUÉM PARA CONFIAR.

Aqueles que andam na carne estão sempre procurando algo que possam pegar, algo que possam fazer, algo em que possam se apoiar. Mas os que dependem de Deus se sentem vulneráveis, mas são esses que experimentam a bênção, pois somente eles exercitam a fé.

Não vá para o Egito. Não ande por vista. Não procure meios para não depender de Deus.

3. Somos abençoados apesar de nossas falhas

“Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que, dizia ele consigo, os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa de aparência.” Gênesis 26:7

ESPOSA DE HOMEM DE DEUS É FORMOSA

Todas as vezes que a Bíblia menciona a esposa de um homem de Deus ela afirma que era formosa. Rebeca também era uma mulher muito bonita. Isso certamente é parte da herança dos filhos de Abraão.

Agora chegamos a uma situação constrangedora. Isaque mentiu.

Há pessoas que dizem que quando você mesmo causa o problema, Deus não irá ajudá-lo. Essa é uma questão para a qual precisamos ter uma resposta, pois há muitos problemas que nós mesmos provocamos.

No Salmo 23 lemos que o Senhor é o nosso pastor e ele nos leva para águas tranquilas e pastos verdejantes. Ele me guia pelas veredas da justiça, mas depois o salmo diz que ainda que eu ande (não fui levado ou guiado) pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo.

Deus não diz: “que pena! Você andou pelos seus próprio caminhos e entrou no vale da sombra da morte, agora se vira para sair daí!” Ele não fica cuidando das 99 e deixa a extraviada se perder, mas ele sai em busca dela. Deus não nos abandona quando bagunçamos as coisas, mas ele continua conosco.

Isaque mentiu e isso certamente é errado, mas mesmo assim Deus o livrou. Abimeleque poderia tê-lo matado para ficar com Rebeca, mas em vez disso protegeu os dois.

A GRAÇA DE DEUS É ATÉ PARA AQUELES QUE APRONTAM

Nós ficamos confusos quando Deus nos livra mesmo quando nós é que fizemos a bagunça, mas essa é a graça de Deus, a sua bênção é justamente para quem não merece.

NOEMI FORAM PARA MOABE SAINDO DA CASA DO PÃO

Em Rute capítulo 1 lemos que Noemi e Elimeleque deixaram Belém, que significa “Casa do pão”, e foram para uma terra distante dependendo dos seus próprios recursos. No final ela perdeu o marido e seus dois filhos, mas ficou sabendo que havia pão em Belém. Quando voltaram para Belém, Rute se casou com o homem mais rico do lugar. Deus pode mudar a nossa condição mesmo quando nós mesmos bagunçamos tudo com as nossas próprias mãos. Mesmo quando você mesmo causou os seus problemas, se você clamar a Deus ele virá em seu socorro. (Lucas 15:13-14).

 Um grande exemplo dessa verdade é o filho pródigo.

O filho pródigo saiu de casa de esbanjou toda a herança que tinha recebido. Quando tinha perdido tudo, então a fome veio sobre a terra. Foi nesse momento que ele caiu em si e resolveu voltar para a casa de seu pai.

A fome faz com que as pessoas caiam em si e percebam que precisam de Deus. A crise é útil porque ela pode levar as pessoas à lucidez como aconteceu com o filho pródigo. Depois que ele gastou toda a sua fortuna veio uma severa fome na terra, mas na casa do Pai havia pão em abundância. Alguns pensam que a verdadeira prosperidade está lá fora, mas só há abundância na casa de Deus. O fato de haver um novilho cevado era sinal de que havia abundantes recursos, pão em abundância ao ponto de poderem engordar um boi. Quando ele voltou para casa seu pai não falou coisa alguma a respeito do dinheiro perdido, desperdiçado, ele apenas disse: matem o novilho! Eu tenho mais para gastar com você!”

A parábola diz que o filho voltou porque havia grande fome, mas na casa do pai havia novilhos que foram engordados unicamente para o dia da festa. Pode haver fome lá fora, mas sempre haverá suprimento na Casa de Deus.

4. Somos abençoados apesar das circunstâncias - v. 1 e 6

Deus abençoou Isaque quando ele resolveu o problema que envolvia seu casamento. Somos abençoados depois que resolvemos os problemas em nosso casamento. Somos abençoados quando o nosso casamento possui realidade. O diabo procura destruir o casamento porque ele sabe que quando há unidade de coração, pensamento e propósito então tudo o que ligarem na terra será ligado no céu (Mt. 18:18).

O princípio da primeira menção diz que a primeira menção de cada assunto na Bíblia traz luz sobre o seu significado. A primeira menção de ajuda e socorro na Bíblia foi quando Deus criou a mulher para ser ajudadora (Gn. 2:18). Sua esposa não é um obstáculo. Sua esposa não é contra você. Deus lhe deu a sua esposa para ser a sua ajuda. Isso, porém, não significa que ela deve concordar com tudo silenciosamente.

Mas Isaque também prosperou porque ele semeou naquela terra onde havia fome. A terra estava seca e sem vida, porém, ele tinha a bênção de Deus e por causa disso colheu cem vezes mais. Isaque saiu com a sua semente vendo a poeira se levantar da terra seca, mas ele o fez por fé confiando que o Senhor o prosperaria. E nesse ano de fome ele colheu cem vezes mais. Nós somos filhos de Abraão e quando filhos de Abraão semeiam numa terra seca eles colhem cem vezes mais. A bênção de Deus está sobre a semente de Abraão. Não importa o quão educado habilidoso ou inteligente você seja, desde que a bênção esteja sobre você, a prosperidade virá.

A bênção de Deus é tudo o que precisamos. O mundo valoriza a habilidade e busca a sorte, mas os filhos de Abraão possuem a bênção de Deus sobre suas vidas.

Será que Isaque não sabia que havia fome?
Como ele poderia plantar assim mesmo?

Simplesmente porque estava debaixo da bênção de Deus.

A vontade de Deus é a nossa prosperidade.

Não seja hipócrita criticando a prosperidade dos filhos de Deus e ao mesmo tempo desejando prosperidade a todos a cada novo ano.

“Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!” Sl 35:27

Deus tem prazer em que seus filhos prosperem, por isso não se envergonhe de buscar as melhores escolas para seus filhos, de desejar ter sua própria casa e seu carro. Deus quer que você prove do melhor e viva debaixo da bênção.

5. Somos abençoados porque semeamos

Existe algo de espiritual em toda semeadura. O lavrador ao semear precisa depender de Deus para que mande a chuva e faça a semente reviver no solo.
Mas Deus não ressuscita apenas a semente, ele ressuscita a árvore que possui frutos que carregam muitas sementes. Semear e colher é a maneira de Deus de fazer-nos prosperar. Aquele que semeia precisa depender de Deus para que venha a chuva e aconteça a multiplicação. Não é algo que o homem possa fazer.

6. Somos abençoados apesar das perseguições

O resultado inevitável da prosperidade é que pessoas terão inveja de nós. Essa inveja eventualmente se transformará em perseguição. O Senhor Jesus prometeu que todo aquele que renunciasse a algo por amor a ele e ao evangelho receberia cem vezes mais. Essa também foi a medida com a qual Isaquel foi abençoado.

“Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.” Mc. 10:29-30

O Senhor não diz que devemos nos divorciar de pais, mães e filhos. O que ele diz é que quando renunciamos a eles receberemos cem vezes mais. Cada vez que viajo e preciso ficar longe de minha esposa e meus filhos quando volto sou restituído cem vezes mais.

Qualquer coisa que sacrificamos por causa do Senhor e por causa do evangelho nós receberemos de volta multiplicados por cem. O Senhor não diz que a recompensa virá no céu, mas afirma claramente que será no presente. Mas receberemos cem vezes mais casas e campos que tenhamos sacrificado como semeadura por causa do Senhor e da sua casa. Mas junto com a prosperidade teremos também algo do qual não podemos escapar: a perseguição.

Assim como Isaque, aqueles que prosperam são perseguidos. Mas não devemos ficar desanimados porque no final a promessa do Senhor é que podemos ter o melhor deste mundo e também do vindouro.


O mesmo Deus que abençoou Isaque também vai abençoar você. É preciso semear com a atitude de fé de que estamos debaixo do favor de Deus porque em Cristo somos filhos de Abraão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...