20150804

Quando se manifestará o poder de Deus? At 1:8. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 02/08/15

Veja que nestes dias a maioria de nossos irmãos está buscando o poder de Deus. Glória Deus por isso! Mas em alguns casos, os valores estão invertidos, pois mais importante do que receber o poder de Deus, é estar em comunhão com a sua vontade. Precisamos desejar a face de Deus, mais do que desejamos as suas mãos. Desejar a face de Deus significa amá-lo por quem ele é, e isso é mais importante do que a manifestação de suas obras. Pois antes de nos orientar a buscar seu poder, ele nos mandou amá-lo.

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” Mc 12:30

Amar a Deus é o primeiro passo para quem quer experimentar do seu poder! Veja que quando o homem cumpre a vontade de Deus em obediência, Deus derrama o seu poder sobrenatural para operação de milagres.

Deus deseja que o homem desfrute de seu poder!

Em Atos 1:4-8, Jesus ordenou aos seus discípulos para que ficassem em Jerusalém, pois assim receberiam de seu poder. Porque eles obedeceram, Jesus então lhes deu de seu Espírito e poder (At 2:1-4).

Sabemos também que em algumas ocasiões, Deus manifestou o seu poder mesmo na desobediência de seu povo, mas veja que isso geralmente se dava no antigo testamento, ou seja no tempo da lei. Hoje, nos dias de graça, Jesus nos ensina que poder de Deus é resultado de obediência à sua palavra e vontade.                  

Receber o poder de Deus sobre nós, está intimamente ligado à obediência que prestamos à Palavra de Deus.

Amor e obediência gera poder!!!

Perceba que essa atitude é interior, fala a respeito de uma decisão pessoal de amar e obedecer. Eu decido amá-lo e obedecê-lo!

Agora veja que existem fontes exteriores do poder de Deus que exercitam a obediência do crente. É sobre isso que queremos tratar nessa breve palavra.

É importante dizer que essas fontes de poder estão à disposição de todos os crentes nascidos de novo!

Só para confirmar essa palavra veja At 1:8, a promessa foi: “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”. E o cumprimento da promessa em At 2:4 diz: “Todos foram cheios do Espírito Santo.” 

Condições onde o poder de Deus se manifestará

1º Tribulação. 2Co 4:17

As tribulações são fontes do poder de Deus, a Bíblia diz que elas produzem glória. As tribulações produzem pressão. As tribulações são oportunidades de manifestação do poder de Deus. De fato não há pessoa que alcance o topo da montanha sem antes caminhar pelo vale.

“Pois a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.” 2Co 4:17

Nós podemos em meio às tribulações desistir das lutas ou canalizar o poder de Deus para alavancar nossa vitória. Alguns dissipam a pressão se escondendo da responsabilidade de vencer nas circunstâncias adversas. Deixam de ir pra célula, culto, trabalhos da igreja, se afastam de seus cônjuges e até se matam. Essas pessoas desistem da família, amigos, irmãos etc. Desaparecem e nem dão satisfação de sua ausência.

Veja que quando a tribulação cresce, o nosso caráter aparece. 

Não fuja das tribulações, pois elas sempre serão a ante-sala da bênção pra nós. Tribulação é sinônimo de vitória e bênção!

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos...” 2Co 4:8-9

Veja que os que entendem que na tribulação há uma possibilidade real de crescimento canalizam a dificuldade e fazem disso um trampolim para orar mais, jejuar mais, fazem do tempo de prova e tribulação um tempo de glória e consagração. Tornam-se profundos no relacionamento com Deus, oram fervorosamente, de noite e de dia clamam e buscam a Deus.

Lembre-se que em cada deserto de tribulações Deus tem um oásis de conforto.

Deus pode tecer os espinhos deste mundo transformando-os numa coroa de vida e glória.

2º Desejo. 1Pe 2:2

“desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação...”

Veja que desejo aqui não é da carne, pecaminoso; mas desejos nobres e excelentes, desejos que estão no coração de Deus. Veja que desejos geram alvos, que geram desafios, que redundam em vitória. O primeiro passo na direção do poder e Deus é interior, é decidir, é querer, é desejar, visualizar o coração de Deus e fazer disso uma obsessão.

Deus é alimento e nós precisamos nos alimentar dele. Jesus disse eu sou o pão da vida por isso Pedro disse que devemos desejar como alimento.

Muitas pessoas estão se preparando para viver, mas nunca vivem. "Estou querendo mudar", dizem. Da vontade de perguntar: "Que bom, mas quando você vai dar a partida?"

Outras pessoas dizem: eu não consigo parar de fumar. Mas há realmente um desejo de parar de fumar? Outros dizem: eu não agüento mais pagar aluguel. Mas será que realmente esses desejam pagar o preço para se ter uma casa própria? Tiago escrevendo a sua carta disse: “nada tendes porque nada pedis.”

As pessoas que não tem desejo não pedem. Vivem a vida, apenas existem.

Veja também que pensar em ter, não é desejar ter. A maioria diz: eu penso em ter, mas poucos dizem: eu quero e vou ter, eu desejo e vou lutar para ter. Poucos sonham, por essa razão poucos vencem.

Lembre-se: desejos geram alvos, que geram desafios, que redundam em vitória. O desejo gera poder.

3º Sonho. Sl 126:1

“Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.” Sl 126:1

Quantos de nós acreditamos em sonhos? Vamos melhorar essa pergunta: quantos de nós acreditamos que nossos sonhos podem virar realidade? Talvez poucas pessoas acreditem nessa possibilidade.

Não o sonho da carne, não o sonho do lunático que está fora da órbita celestial, mas eu me refiro ao sonho de Deus. O sonho de conquistar essa cidade, o sonho de ver o mover de milagres acontecendo em nosso meio. Sonhar é ter uma visão clara de algo que queremos conquistar em Deus.

“Quando o Senhor trouxe do exílio os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. A nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de cânticos de alegria. Então se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos cheio de alegria.” Sl 126:1-3

Veja que Sonhar segundo o coração de Deus, trás gratidão. Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos cheio de alegria.”

Sonhar também é uma promessa para aqueles que estão em Cristo Jesus, para aqueles que estão cheios do Espírito Santo.

“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Jl 2:28

Estamos apaixonados pela visão que Deus nos deu para multiplicar as nossas células ganhando almas e avançando para a glória de Deus.

Estamos sonhando com uma igreja de vencedores mudando a realidade do nosso bairro, cidade e nação. Estamos sonhando com uma igreja onde as famílias sejam fortes, os relacionamentos conjugais sejam consolidados, onde nossos jovens sejam santos e nossas crianças pastoreadas com excelência. Estamos apaixonados por Jesus e sua igreja. Os homens de negócio estão sonhando e trabalhando incansavelmente para promover seus empreendimentos. Os políticos influentes deste mundo estão trabalhando para se projetarem além de onde já estão, mas nós estamos abrindo mão de tudo isso para alcançar o coração de Deus, para estabelecer o reino de Jesus nessa terra. Estamos sonhando com a volta de nosso Senhor, estamos dizendo: Senhor venha a nós o teu reino!!!

Alguns homens não sonham e vêem as coisas como são, e dizem: Por quê? Eu sonho e vejo as coisas como nunca foram e digo: Por que não?

O lugar mais rico deste planeta não são os recém descobertos campos de petróleo do pré sal, do Iraque ou da Arábia Saudita. Nem tão pouco, as minas de ouro e diamantes da África do Sul, as minas de Urânio da União Soviética e as minas de prata da África. Embora isso seja surpreendente, os depósitos mais ricos de nosso planeta podem ser encontrados a alguns quarteirões da sua casa. Eles estão no cemitério local. Enterrados embaixo do solo. Dentro das paredes daqueles túmulos sagrados estão sonhos que nunca se realizaram, canções que nunca foram escritas, pinturas que nunca encheram uma tela, idéias que nunca foram compartilhadas, visões que nunca se tornaram realidade, invenções que nunca foram criadas, planos que nunca passaram da "prancheta" mental e propósitos que nunca foram realizados. Nossos cemitérios estão cheios de um potencial que permaneceu inerte.

Não entregue seus sonhos, JESUS tem poder de ressuscitá-los, talvez um dia te disseram para desistir, abandonar e que você nunca ia conseguir, JESUS tem poder de dar a vida aos teus sonhos.

4º Compaixão. Tg 5:11

“O Senhor é cheio de misericórdia e compaixão” Tg 5:11

Veja que Jesus quase sempre se compadecia antes de liberar o poder de Deus. Quem não tem compaixão não tem poder de Deus. Há uma relação íntima entre poder de Deus e lágrimas. Jesus percorria as cidades e aldeias ensinando e pregando sobre o evangelho do reino. Mt 10:36 diz que: “Vendo ele as multidões, tinha grande compaixão delas, porque andavam cansadas e abatidas...”
Jesus na multiplicação de pães se compadeceu da multidão. Jesus curou os enfermos porque teve compaixão. “...e, possuído de grande compaixão para com ela, curou os seus enfermos.” Mt 14:14b
Quando aqueles dois cegos em Jericó perceberam que Jesus passava eles gritaram: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós.” O texto de Mt 20:34 diz que: “Movido de compaixão, Jesus tocou-lhe os olhos. Imediatamente, recuperaram a vista e o seguiram.”   
Em Marcos 1:40-45, Jesus curou o leproso por que teve compaixão. “Jesus com grande compaixão, estendeu a mão, tocou-o, e disse-lhe: Quero sê limpo.” V. 41

Jesus teve compaixão de Lázaro, da mulher adúltera e até mesmo da multidão que o crucificou. Este sentimento foi e é a causa da manifestação do poder de Deus. Veja que a oração feita com compaixão é diferente da oração raza, desprovida de paixão. Agora veja que líderes, discipuladores e muitos pastores querem crescer como ministros, querem multiplicar células, mas não tem compaixão. Sem compaixão não haverá multiplicação, poder, nem milagres. Veja que as pessoas mais frutíferas são as pessoas que se compadecem de seus seguidores e discípulos.

É fantástico ver pessoas compadecidas, chorando por seus filhos, familiares, amigos etc.

5º Indignação.

“Deus é um juiz justo, um Deus que sente indignação (expressa sua íra) todos os dias.” Sl 7:11

Quem tem o Espírito de Deus, unção de Deus, tem indignação. Não são passivos em relação à situação. Não aceitam a situação de suas células sem visitantes, ficam indignados com tanta destruição. Homens de Deus são indignados e inconformados com a programação corrompida da TV. Devemos chegar em nossos cultos e células e orar com indignação. Algumas pessoas estão condicionadas a somente esperar no Senhor, não se indignam mais com os escândalos. Como diz nosso hino nacional, estão “deitados eternamente em berço esplêndido...” Devemos nos indignar com a enfermidade. Devemos andar como pessoas inconformadas a todo momento, pois o mundo jaz no maligno diz a Palavra de Deus.

Jesus enquanto esteve entre os homens, manifestou a sua indignação. Não compactouo de maneira passiva e foi além confrontando seus opositores de maneira ferrenha.

Veja o ensino de Paulo a respeito disso:

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2

Você precisa mudar sua mente e se indignar por não ter um discípulo caminhando com você dentro de sua célula, por ver pessoas que estão sendo escravizadas pelos vícios, por já estar há tanto tempo dentro da igreja sem liderar, por não multiplicar células, por estar infeliz em seu relacionamento conjugal etc.


Lembre-se: Indignação gera ação, inconformismo gera mudança.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...