20150907

Salmo 91, uma promessa de proteção em meio às crises. Parte 1. Sl 91:1-16. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 06/09/15

“1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.  3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. 4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel. 5 Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, 6 nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. 7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. 8 Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios. 9 Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação. 10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. 13 Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. 14 Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome. 15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei. 16 Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação.” Sl 91:1-16 (ARC)

Introdução

Alguém me questionou dizendo: Pastor, será que não estamos idolatrando ou fazendo do Salmo 91 uma reza como alguns fazem com o “Pai Nosso”? Respondi ao irmão: Não acredito que estamos fazendo do Salmo 91 uma idolatria ou reza, apenas estamos aplicando suas verdades para a nossa realidade. O salmo 91 é uma palavra de livramentos em meio às crises, é uma palavra apropriada para a realidade que estamos vivendo. Veja bem, se estivéssemos vivendo um tempo enfermidades diversas assolando os irmãos, estaríamos lendo Isaias 53 ou Marcos 16:18, pois estes textos nos falam de curas físicas. Assim quero continuar lendo todos os dias este mesmo Salmo até que todas as promessas de livramentos do Senhor se cumpram sobre nós.

Deus está confirmando a sua palavra operando muitos milagres nos dando muitos livramentos nesses dias de crise, ontem mesmo, tivemos um grande livramento com relação ao nosso irmão André. Seu veículo foi atingido por uma bala perdida que estilhaçou o vidro do passageiro atravessando o veículo e nada lhe aconteceu. Cumpriu a palavra do Sl 91:7: Ainda que outros morram à sua volta e caiam por todos os lados, você não sofrerá nem um arranhão. (A Mensagem) Aleluia!

Ainda com relação ao Salmo 91, nós estamos orando o mesmo durante esses dias, não por sermos místicos e acharmos que existe um poder especial neste Salmo que não haja em outros, mas porque temos revelação dessa maravilhosa palavra de livramento e prosperidade. Sabemos que essa é uma palavra para nós em tempos de crise. Este é o Salmo da proteção para aqueles que se refugiam em Deus.

Deus não nos tira da crise

Deus não vai nos livrar da crise, mas vai nos livrar na crise. Ele não nos livra da fornalha, mas nos livra na fornalha. Não nos livra do deserto, mas nos livra no deserto. Deus faz isso para glorificar o seu nome, pois seu poder sempre vai se manifestar em situações adversas. Como Paulo disse: O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. Isso está totalmente de acordo com a oração de João 17:15: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.” Jo 17:15. Parafraseando: Não os livre do mundo, mas dê a eles livramento no mundo!

Esse Salmo é poderoso, pois nos desperta a fé para crermos no poder de Deus para nos guardar. O Salmo 91 é a oração para os momentos de crise. Por quê? Porque é um Salmo de descanso e livramento.
Veja algumas promessas do Salmo 91:
Verso 1: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” Descanso. No sentido de contemplar o que Deus está fazendo, sentindo-se seguro em Deus.
Verso 2: “Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio (trincheira), a minha fortaleza (Grande edificação murada), e nele confiarei.”
Veja a ordem na palavra: Primeiro me escondo e descanso, depois abro minha boca e profetizo: “Direi do Senhor...”. Refúgio (Trincheira), Fortaleza (Edificação Murada, bem guardada)
Verso 3: “Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.” Somos livres das Armadilhas (Ef 6:11) e também das doenças (pestes perniciosas).
Verso 4: “Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel.” a) Ele nos cobre e nos protege como uma galinha cuida e protege seus pintinhos (Lc 13:34-35). b) Escudo (arma de defesa) e broquel (algo perfurante, anzol, farpa. Arma de ataque).
Verso 5 e 6: “5 Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, 6  nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.” Essa palavra nos fala de livramentos diários! O texto está dizendo que de noite e de dia somos protegidos pelo Senhor. Protegido 24 Horas! É a nuvem durante o dia e a coluna de fogo de noite. Não é proteção parcial, mas integral, em todo o tempo!
Verso 7: “7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido.” A versão da Bíblia “A Mensagem”, diz que não sofreremos nenhum arranhão.
Verso 10: Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.” Nenhuma maldição prosperará contra a nossa casa.
Verso 11: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.” Anjos foram designados para nos guardarem nos dando livramento.
Verso 12: Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.” Anjos estão nos dando suporte e direção segura.
Verso 13: Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.” Andaremos seguros entre leões e cobras e o diabo será pisado e estará esmagado debaixo dos nossos pés.
Verso 15: Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia (crise); livrá-lo-ei e o glorificarei.” Seremos respondidos na angústia.
Verso 16: Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação Teremos vida longa e feliz.

Aleluia!

O salmista anônimo não é um poeta apenas, mas um proclamador da grandeza e poder de Deus. A lição que nos deixa é sobre a importância de confessar a palavra de Deus, por isso Ele diz: Direi do Senhor”. O Salmista pela fé é quem diz tudo isso sobre o Senhor.
O salmista anônimo profetizou, disse sobre sua fé em Deus “Direi do Senhor”. Enquanto a maior parte das pessoas estão dizendo sobre as dificuldades e coisas naturais, nós devemos dizer do Senhor.
A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, mas o mover e o poder de Deus se manifesta pela proclamação da Palavra viva de Deus. Jesus disse: “E vós sereis as minhas testemunhas”. Jesus é a Palavra segundo João 1:1 e nós somos suas testemunhas segundo At 1:8, então devemos falar a Palavra para que Deus se mova.
Vamos dizer do Senhor a exemplo do Salmista, e vamos todos juntos fazer isso na versão da Bíblia “A Mensagem”.

“1 Você, que se senta na presença do Deus Altíssimo e passa a noite à sombra do Todo-poderoso, 2 Diga assim: Deus, tu és meu refúgio. Confio em ti e estou seguro! 3 Isso mesmo. Ele protege você das armadilhas e o defende de perigos mortais. 4 Seus enormes braços estendidos são como um escudo: atrás deles, você está seguro. 5 Eles evitarão que você seja ferido. Não precisa ter medo de nada: nem de assaltos à noite, nem de flechas voando de dia, 6 Nem da doença que ronda pela escuridão, nem do desastre que irrompe ao meio-dia. 7 Ainda que outros morram à sua volta e caiam por todos os lados, você não sofrerá nem um arranhão. 8 Você será protegido, e, de longe, verá os ímpios serem punidos. 9 Sim, porque o Eterno é seu refúgio; o Deus Altíssimo, seu abrigo. 10 O mal não conseguirá chegar perto de você, a iniquidade não passará da porta. 11 Ele ordenou a seus anjos que o guardem para onde quer que você vá. 12 Se tropeçar, eles o segurarão: o trabalho deles é evitar que você caia. 13 Você caminhará tranquilo entre leões e cobras, pisará neles, e nada acontecerá. 14 Se você se apegar a mim para salvar a vida, diz o Eterno, tirarei você de qualquer problema. Se você aprender a confiar em mim, cuidarei de você como ninguém. 15 É só me chamar, que eu respondo: ficarei ao seu lado nas horas ruins, resgatarei você e depois darei uma festa em sua honra. 16 Eu o presentearei com uma vida longa, e a você mostrarei a minha salvação.” Sl 91:1-16 (A Mensagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...