20150916

Salmo 91, uma promessa de proteção em meio às crises. Parte 2. Sl 91:1. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 13/09/15

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo (El Elion), à sombra do Onipotente (El Shadai) descansará”. Sl 91:1

Introdução

Há 4 semanas, temos buscado em Deus, respostas para este tempo de crise. O melhor de tudo isso, é que o Senhor nos tem respondido. Vemos que Deus não mudou, pois no Velho Testamento, em tempos de crise, Israel fazia o mesmo. Quando passavam por alguma situação de adversidade ou crise, buscando ao Senhor, eles O encontravam. Os homens que serviram a Deus no passado, bem como nós que servimos a Deus hoje, sabemos que todos os que buscam o Senhor de todo coração O encontram.
Tanto quanto, o Salmo 91, Isaias 43 nos diz que passaremos pelas crises e dificuldades e não seremos atingidos.

“Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. 2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Is 43:2-3

As dificuldades, problemas ou crises, são oportunidades de experimentarmos o cumprimento das promessas de Deus. Quando Jacó fugia de seu irmão Esaú, em meio a uma enorme crise, teve um sonho em Betel e ouviu do Senhor: “Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido”. Gn 28:15p

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” Sl 23:4
“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mt 28:20

Deus sempre terá uma palavra para os que esperam n’Ele!

Dizem os estudiosos e eu creio nisso, que existem por volta de 32.000 palavras de promessas na Bíblia. Segundo a “Concordância Exautiva de Strongs”, a expressão “não temas” que no hebraico é “yare” ocorre 305 vezes na Bíblia, quando associamos à soma, todos os equivalentes desse termo como uma promessa dos cuidados protetores de Deus para Seu povo, chegamos a 365 promessas de cuidado e livramento. Vamos colocar nossos corações nas promessas de Deus. Todos os dias do ano, Ele renova suas promessas em nós!

Não entendemos os planos do Senhor pois são mais altos que os nossos

Os planos do Senhor são mais altos do que os nossos, e é por essa razão que não entendemos o seu trabalhar.
“...porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Is 55:9

Deime-me dar alguns exemplos:

Jesus na crucificação
Deus permitiu que satanás e seus demônios crucificassem a Jesus, contudo, por meio dessa morte, Ele condenou satanás e trouxe salvação a milhões de pessopés os discípulos se desesperaram e fugiram todos com exceção de João, que permaneceu aos pés da cruz.

A prova de Jó
Deus permitiu que Jó sofresse mais perdas em um dia do que qualquer outro homem na história havia sofrido antes. Posteriormente, Deus silenciou o inimigo, restituindo e acrescentando sobre Jó bênçãos sem medidas por sua fidelidade. Ainda hoje, a história de Jó nos serve de conforto em tempos de crises e adversidades.

José e seus irmãos
Deus submeteu José a uma grande prova permitindo que seus irmãos o vendessem como escravo para o Egito. Todavia, O Senhor exaltou José, levantando-o como uma das maiores autoridades do Egito e salvador de seu povo. Com relação a maldade que foi praticada contra José, ele mesmo disse:
“Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.” Gn 50:20

Paulo aprisionado
Os perseguidores da igreja e inimigos do evangelho jogaram Paulo na prisão. Porém, dessas prisões vieram cartas que agora são partes importantes da palavra de Deus. (As epístolas da prisão são: Efésios, Filipenses, Colossesnses e Filemom)

“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” Is 57:15
dizem alguns estudiosos comportamentais que o índice de pessoas depressivas entre os jogadores de vôlei é quase zero. Isso porque, segundo eles, os jogadores passam boa parte do tempo olhando para o alto. O que isso tem haver com o a depressão? É que quando o homem olha para o alto, ele dobra a cabeça para terá é olha para cima. Esse movimento libera uma endorfina, uma substância que promove o ânimo e

Segundo uma reportagem da ESPN, 26 % dos jogadores de futebol sofrem de depressão e ansiedade e esse número aumenta para 39% quando se trata de jogadores aposentados. Fonte de pesquisa: FIFIPro (Sindicato Mundial dos Jogadores).
Por que a arca de Noé só tinha uma janela para cima? Para que o homem olhasse sempre para cima.

Agora, eu quero voltar ao Salmo 91 verso 1 e fazer três importantes observações.
1.  
    O descanso de Deus em meio às crises é para os que estão habitando no “esconderijo do Altíssimo”.

O que significa Habitar?

Habitar significa “residir, fazer morada, viver, estar presente”. Eu sei que todos os crentes em Jesus, nascidos de novo, tem relacionamento com o Senhor. Mas sei também, que nem todos habitam de fato no Senhor e em Sua vontade. Só quem permanece no esconderijo do Altíssimo pode de fato descansar experimentando a ação do Todo-Poderoso. Habitar significa estar guardado e protegido em Deus. Pedro disse que devemos lançar as nossas ansiedades no Senhor, pois Ele cuidará de nós! 1Pe 5:8

Por exemplo, suas finanças estão no esconderijo do Altíssimo? Seu casamento está no esconderijo do Altíssimo? Seus negócios estão no esconderijo do Altíssimo? Seu ministério está no esconderijo do Altíssimo? Suas redes sociais estão no esconderijo do Altíssimo? Seus pensamentos estão no esconderijo do Altíssimo? Seu coração está no esconderijo do Altíssimo?
Se alguma área de sua vida não está no esconderijo do Altíssimo, está exposta aos perigos deste mundo.

Quando você não confia em Deus para te proteger, Ele te deixa responsável por seus atos. É por essa razão que muitas coisas dão errado em nossas vidas. Por que o relacionamento não deu certo? Porque não estava escondido no esconderijo do Altíssimo. Por que não estou crescendo profissionalmente? Porque seus projetos não estão escondidos no esconderijo do Altíssimo. Por que não consigo prosperar financeiramente? Porque seu dinheiro não está escondido no esconderijo do Altíssimo. Por que não consigo me ver livre desse sentimento ruim? Porque seu coração não está escondido no esconderijo do Altíssimo!

Como esconder-me de maneira plena no esconderijo do Altíssimo?

“5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. 6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio-dia. 7 Descansa no SENHOR, espera nele...”. Sl 37:5-7

Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” Pv 16:3 (RC)

Confiar é submeter!

Quando você confia em um advogado para te orientar juridicamente, você se torna submisso a ele. Emtão, ele fala em seu nome com autoridade e poder para te proteger. Quando você presta uma queixa na delegacia sobre alguma agressão ou ameaça, você se submete a autoridade da polícia civil ou militar para ser protegido. A autoridade policial vai te representar e proteger diante daqueles que te ameaçam.

Não é diferente com Deus, pois quando nos submtemos a Ele, Somos guardados por Ele. Quando decidimos nos esconder n’Ele, vivemos a palavra de Isaia 45 que diz:

“1 Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face; eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. 2 Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro. 3 E te darei os tesouros das escuridades e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.” Is 45:1-3

Agora o contra ponto disso, é que as pessoas que não estão sujeitas à vontade de Deus, não habitam n’Ele e assim lutam com suas próprias forças. Um sentimento de auto-suficiencia geralmente cega os que decidem abandonar os cuidados de Deus. Quem não se submete a vontade de Deus é como Lúcifer no tocante a atitude de independência. Mesmo que isso não seja um ato voluntário ou declarado, se você não se submete, é porque se sente melhor ou mais capaz do que Deus é. Isso é muito ruim, pois todos os que se colocam acima de Deus ou de Sua vontade inevitavelmente são lançados por terra. Essa é a razão de vermos tantos irmãos derrotados nas nossas igrejas. Muitos são duros e intratáveis, arrogantes e prepotentes. São como materiais refratários, não absorvem as coisas do Espírito. São como um tolha nova. Você já se enxugou com uma toalha nova? De fato é horrível, pois parece que não absorve a água do corpo. Precisamos absorver o Senhor em tudo. Sua vontade e direção deve sempre reger as nossas vidas, ainda que isso venha nos custar o preço da obediência, da dor da renúncia.

As áreas da nossa vida são os meios pelos quais Deus ou o diabo age.

Como devo fazer para descansar na sombra do todo Poderoso?

Arrependa-se! Submeta-se! Desça! Diminua-se! Humilhe-se! Renuncie-se! Seja humilde! Dependa! 
Continua na próxima semana...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...