20151012

Estabelecendo uma nova mentalidade em Cristo. Pv 23:7; Rm 12:2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 11/10/15

Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” Pv 23:7
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2

Introdução

Você já ouviu falar da Lei de Murphy? O criador dessa lei foi um capitão da força Aérea Americana e seu nome era Eduard Murphy. No que consiste a lei de Murphy?
Essa lei dizia que se uma coisa tem a mais remota chance de dar errada, assim acontecerá. De fato, me parece que algo de real existe nesse sentido. 
Por que eu digo que algo de real existe nessa lei de Murphy? Pois bem...

·         O telefone sempre toca quando você está no banho, e geralmente quando você sai correndo do banheiro para atender a ligação, o máximo que você consegue é atender a ligação a tempo de ouvir a outra pessoa desligar.
·         Quanto mais coisas temos para passar no pão, menos pão temos.
·         Por falar em pão, a lei de Murphy diz que o pão sempre cai com o lado da manteiga virado para baixo e em cima de um fio de cabelo.
·         Você sempre encontra aquilo que não está procurando, e geralmente não encontra o que está procurando.
·         A fila sempre anda mais rápido do lado que você não está.
·         Você fica 15 dias sem lavar o carro e no dia que você lava chove.
·         Você sempre encontrará o que precisa na última gaveta que abrir. 
·         O gás geralmente acaba na hora que você decide cozinhar.
·         A impressora sempre acaba tinta quando você tem um documento importante para imprimir.
·         Seu computador sempre funcionará bem na presença do técnico, assim que o mesmo for embora ele apresentará algum problema.
·         A barata voadora sempre voa em sua direção.

O que isso tem haver com a Bíblia?

Eu acho que a lei de Murphy em partes pode ser explicada nos dizeres de Salomão em Provérbios 3:25:

“Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece.” Pv 3:25

Sim, concordamos que isso pode acontecer, são fatos da vida. Todavia, a lei de Murphy não pode reger seu viver. Já viu pessoas que dizem: “As coisas sempre dão erradas pra mim”. Ou, “tudo o que eu faço da errado”. Ou ainda, “estou até com medo, pois quando as coisas começam a dar certo, logo algo ruim acontece”.

A síndrome de Hard

Hardy era personagem de desenho animado da série Lippy e Hard na década de 60,70. Seu lema era: “Eu sei que não vai dar certo... Oh dia, oh céus, oh azar...”. O leão Lippy que fazia dupla com ele era super animado, cheio de ideias mirabolantes. Hardy porém era o pessimismo em pessoa. Vivia resmungando e lamentando. Era um imã para as coisas que davam errado! Parece com alguém que você conhece, ou você está se enxergando nele?
Se você está se enxergando no personagem, ainda há tempo de mudar. Gente que reclama de tudo, fala mal de todo mundo, nunca está satisfeito com nada, acha que a vida no passado era melhor, que onde morava era melhor, que o emprego antigo era melhor, que ninguém valoriza ela, que nada que faz é reconhecido, que ninguém a ama, ninguém a quer... Ai! É triste! É o tipo de pessoa que acha que não vale a pena lutar, porque sabe que no final vai dar errado mesmo, que as coisas só tendem a piorar, que ninguém no mundo é bom, porque o ser humano é isso ou aquilo... Ui! É cansativo ouvir as mesmas lamúrias. A vítima acaba vitimando o pobre coitado do ouvinte! (Ninguém merece um Hardy no ouvido...) São pessoas que precisam despertar e ver que a vida vai muito além das adversidades que surgem. Problemas surgem na vida de todo mundo, mas a reação que é interior a eles é o primeiro passo para uma solução. Em vez de se lamentar, que tal inconformar-se?
A síndrome de Hardy é na verdade um condicionamento mental e interior que se tornou uma fortaleza na alma e muitas pessoas por conta de estarem presas a esses pensamentos, de fato não prosperam e não podem desfrutar do favor de Deus.

Precisamos mudar a mente

Meu objetivo hoje, é te ajudar a mudar sua mente renovando seu entendimento, pois seu sistema de crenças  determinam quem você é os resultados que você alcança.
“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” Pv 23:7

Creia corretamente e você viverá corretamente. O oposto também é verdade: Creia incorretamente ou de maneira errada e você viverá de forma incorreta.

Por que eu devo mudar meu sistema de valores e crenças?

A importância de mudar os seus valores e crenças é que tudo acontece a partir do nosso interior. Na vida de um cristão tudo acontece de dentro para fora. Estabelecer uma nova base de crenças e valores no pacto da nova aliança é de fundamental importância para que novos resultados proveitosos e duradouros aconteçam.

A principal estratégia do diabo é fazer você olhar para fora, para as circunstâncias como aconteceu com Pedro em meio aos fortes ventos que o fizeram afundar.
22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24 Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?

Atentar para as situações exteriores pode ser muito perigoso!

Na contramão disso está o agir de Deus que quer te transformar de dentro para fora.

Deus quer trabalhar de dentro para fora.

Tabernáculo - A planta do tabernáculo foi dada a Moisés de dentro para fora.
Arca da Aliança - A própria arca da aliança que representa a presença de Deus, foi construída de madeira revestida de ouro. O ouro simboliza Deus e a madeira aponta para o homem. Este foi um poderoso sinal do que aconteceria com o homem tempos depois se tornando um com Deus como nós somos hoje. Mas o Maná (Provisão), o Cajado de Arão (Autoridade) e as Tábuas da Lei (Palavra de Deus), estavam dentro da arca. Nesse contexto a arca representa o homem e tudo o que precisamos de Deus já está em nós pela sua incondicional graça.
Deus quer que você olhe para dentro de você! Não falo aqui sobre introspecção e reflexão apenas, mas sobre confiar pela fé no Deus que habita em você.
Deus vê o coração - Outro exemplo sobre esse princípio de Deus trabalhar de dentro para fora está em 1Sm 16:7. Ao escolher o futuro rei de Israel, Samuel considerou a aparência exterior de Eliabe, um dos filhos de Jessé. Todavia, Deus rejeitou a Eliabe e a escolha de Samuel. A exortação de Deus foi... Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” 1Sm 16:7 

Os homens são inclinados a cuidar do exterior, daquilo que é visível.

Isso é um fato! Milhares de cristãos se adornam exteriormente para irem aos cultos de celebração aos domingos. Se maquiam e se vestem bem para os encontros diversos nas células e eventos ocasionais. Todavia, cabe aqui o ditado dos nossos amados irmãos de Minas Gerais: Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.

Devemos mudar nosso sistema de crença para recebermos o a graça, para recebermos o favor de Deus.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2

Precisamos formatar nosso software. É isso que precisamos fazer. Existem muitos vírus que corrompem o sistema da graça afastando o homem do favor de Deus. Quando digo formatar, quero dizer que devemos cortar todo mal pela raiz.

Ilustração do jardineiro

Todo jardineiro sabe que se for lançar fora as ervas daninhas do seu jardim, sem remover suas raízes, em pouco tempo, as ervas daninhas crescerão novamente no seu jardim. É isso que a maior parte dos pregadores empolgados e ungidos produzem na igreja. Temporariamente, o problema parece estar resolvido, mas enquanto as raízes das ervas daninhas estiverem vivas, o mesmo comportamento errado, os mesmos maus hábitos e vícios aparecerão novamente, como ervas daninhas teimosas.
Há muitas pessoas que tem a sua vida direcionada pela Lei de Murphy por isso as coisas sempre dão erradas para elas. Muitos se acostumaram a viver assim e acham que esse é o normal da vida. Você precisa formatar sua mente para viver debaixo favor divino.
Agora veja que eu não estou dizendo que estamos blindados contra algo dar errado em nossas vidas. Não é isso! Estamos sempre sujeitos a esse tipo de infortúnio ou decepção. O que eu quero dizer é que mesmo que algumas coisas erradas aconteçam, debaixo do pacto da nova aliança, ou debaixo do pacto da graça, isso vai se tornar em bênção. Veja a história do próprio José do Egito. Foi lançado numa cisterna pelos próprios irmãos, em seguida foi vendido como escravo para um oficial de Faraó. Foi acusado injustamente pela mulher de seu senhor Potifar, em seguida levado a prisão. Este homem teve tudo para desistir de seus sonhos, mas sua convicção interior de que era um homem próspero o fez permanecer firme até sua vitória chegar. Ele já havia sido ministrado pelo Senhor em sonhos sobre prosperidade e estava com seu interior alinhado com Deus. Sua mente estava cativa, presa a palavra do Senhor e sua crença correta o fez prosperar.

Ele mesmo disse aos seus irmãos agressores em Gênesis 50:20-21: “20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. 21 Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração.” Gn 50:20-21
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2

Não entre na forma do mundo, mas seja transformado de dentro para fora, para estar apto a experimentar a graça abundante de Jesus!
Ok pastor! Entendi! Preciso mudar minha mente! Mas de maneira prática, onde fica o botão que aciona a mudança de mente?

O que fazer para mudar o seu sistema de crenças e valores de maneira prática?

1.      Aparte sua mente dos maus pensamentos (pensamentos errados) plantados pelo inimigo.

Comece crendo que os pensamentos malignos e negativos não vem de você. Ignore-os estabelecendo um posicionamento em Deus. Eu tenho as vezes que lutar contra a opressão mental que são sugestões inflamadas de malignidade e desespero. Lembre-se que toda grande escravidão começa na mente!
Podemos identificar que um pensamento não vem de Deus quando nosso sentimento é prejudicado. Se o pensamento te fez sentir tristeza, amargura, medo, desânimo; isso não vem de Deus.
Pensamentos provenientes de Deus produzem bons sentimentos e boas sensações. Veja em Gálatas as obras malignas em contraste com as obras de Deus. “19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.Gl 5:19-21
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.” Gl 5:19-22

A orientação de Tiago para vencermos a batalha na mente é: Sujeitai-vos (“Hupotasso” organizar sendo subordinado), portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”. Tg 4:7
Portanto, sejam submissos a Deus e (assim) resistam ao Diabo, que ele fugirá de vós.” Tg 4:7 (BPT)

Veja que resistir o diabo não é ir contra ele num enfrentamento, mas ignorá-lo. Isso fica claro pela primeira parte do verso, sujeitai-vos a Deus. A mais elevada e eficaz forma de resistência ao diabo é ignorar seus dardos inflamados, suas sugestões na nossa mente, principalmente quando eles partem de pessoas que amamos. As mulheres sabem bem disso. Elas sabem que a melhor maneira de resistir aos assédios de um homem é ignorá-lo.
Algumas pessoas passam boa parte do dia repreendendo o diabo e os demônios. Eles dizem: “Eu te repreendo pomba gira...” ou, “sai dele diabo...” ou, “eu não aceito você trabalhando na minha casa...”, etc. Acredite em mim, existem pessoas passando boa parte do tempo mais em contato com demônios repreendendo as hostes malignas do que em comunhão com Deus aos pés de Jesus. No fim do dia, esses mesmos crentes perderam até as contas de quantos demônios repreenderam ou expulsaram. Terminam o dia exaustos de tanto contato que tiveram com os demônios.

Israel se voltava para Deus antes de sair para a peleja

No Velho Testamento, ainda quando o povo de Deus habitava em barracas no deserto, a única maneira de Israel vencer seus inimigos opressores era antes de ir para a peleja se voltar para Deus dando as costas para o inimigo, buscando a Deus em primeiro lugar (Mt 6:33).

A história de Smith Wiglessworth

Conta-se a história desse evangelista que viveu no século 19 que numa ocasião no meio da noite, ele acordou e escutou o ranger de sua cadeira de balanço na sala. Sua esposa temendo a estranha presença, pediu ao marido que fosse até a sala ver quem seria o intruso. Quando o evangelista chega na sala, ele se depara com o próprio diabo. O diabo então diz: “Surpreso? Sou eu mesmo o diabo!” Então o evangelista disse: “Ah, é você diabo, eu achei que fosse alguém importante!”.
Ignore e menospreze o diabo, ele não merece a sua preciosa atenção. Ele sabe que já perdeu a batalha, assim o que resta para ele é tentar desviar a nossa atenção do Senhor. Não desvie seus pensamentos do Senhor!

Pensa nas coisas que são do alto e não nas que são da terra! Alguém disse que nossos pés tocam a terra mas nosso coração e mente devem sempre estar em Deus.
Deus não quer que seu foco esteja mais no diabo do que em Jesus, mas Ele deseja que você volte-se para ele o tempo todo. “Sujeitai-vos a Deus”, pois a guerra na nossa mente não precisa ser combativa. Ela pode ser calma, pacífica, simples e fácil.

Você pode estar dizendo: Pastor, você diz que a batalha pela mente é algo fácil, mas só eu sei o quanto eu tenho lutado para não ceder às tentações e opressão do diabo. Vencer os maus pensamentos não tem nada haver com a sua disposição mental, nem com sua capacidade de cativar os pensamentos no Senhor. Mas com a justificação em Cristo.

2.      Confie em Cristo como a sua única justiça.

Veja o que Paulo diz a esse respeito: “4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, 6 e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.” 2Co 10:4-6

O Sumo Sacerdote representava e santificava o povo diante de Deus

“36 Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao SENHOR. 37 Atá-la-ás com um cordão de estofo azul, de maneira que esteja na mitra; bem na frente da mitra estará. 38 E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade concernente às coisas santas que os filhos de Israel consagrarem em todas as ofertas de suas coisas santas; sempre estará sobre a testa de Arão, para que eles sejam aceitos perante o SENHOR.” Ex 28:36-38

Arão foi o primeiro Sumo Sacerdote e foi uma representação do que é Cristo. Nas vestes sacerdotais, Deus estabeleceu que uma lâmina ou placa dourada fosse colocada na Mitra (Um tipo de turbante que cobria a cabeça do sacerdote) deveria estar sobre a cabeça do Sacerdote com os dizeres “Santidade ao Senhor” para que todo o Israel fosse aceito diante do Senhor. Os dizeres “Santidade ao Senhor” na testa do Sumo sacerdote era uma representação de consagrar os pensamentos ao Senhor.
Agora veja que o povo não tinha condições de se achegarem ao Deus Santo, mas o Sumo Sacerdote era Santo ao Senhor, e a santidade do sacerdote santificava o povo. Assim, Deus julgava o seu povo com base em seu Sacerdote. A mente santa do Sacerdote, santificava todo o povo.
O sacerdote era como um parlamentar que representa o povo perante o País. O parlamentar não representa o País para o povo, ele representa o povo diante do governo maior. 

Hoje nós temos um Sumo Sacerdote perfeito em Cristo.

“14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. 15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” Hb 4:14-15

Portanto, não são seus pensamentos que o qualificam você para ser aceito por Deus. Sob a nova aliança da graça, Deus não está mais julgando-o com base em quem você é ou em seus pensamentos, mas com base em Jesus que é o nosso representante diante de Deus.

“Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” 2Co 2:16

Isso está em conformidade com 2Co 10:4 que diz que estamos em Deus! “4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, 6 e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.” 2Co 10:4-6


A nossa segurança é Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...