Total de visualizações de página

Acesse o site da GERAÇÃO DE ADORADORES IGREJA DE VENCEDORES

20160427

Prosperando em tempos de crise. Gn 26:1-14. Pr. Edenir Araújo. Culto de Celebração - 24/04/16

“​1 Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. 2 Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; 3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. 4 Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra; 5 porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. 6 Isaque, pois, ficou em Gerar. 7 Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que, dizia ele consigo, os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa de aparência. 8 Ora, tendo Isaque permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando da janela, viu que Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher. 9 Então, Abimeleque chamou a Isaque e lhe disse: É evidente que ela é tua esposa; como, pois, disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia: para que eu não morra por causa dela. 10 Disse Abimeleque: Que é isso que nos fizeste? Facilmente algum do povo teria abusado de tua mulher, e tu, atraído sobre nós grave delito. 11 E deu esta ordem a todo o povo: Qualquer que tocar a este homem ou à sua mulher certamente morrerá. 12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. 13 Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; 14 possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.” Gênesis 26:1-14

Introdução

A Palavra de Deus nos mostra que existem tempos de crise, nesse caso de Isaque, a crise foi por causa da fome. Sobrevindo fome à terra...”

Deus não envia fome

Deus não envia a fome do céu, Ele permite a fome que já está em partes da terra se instalar em determinados lugares. Se Deus enviasse fome isso significaria que no céu haveria fome, mas sabemos que no céu há abundância, portanto a fome não procede do Senhor.

Por que Deus permite que os homens entrem em crise? Deus usa a crise para expor a limitação humana e para nos aproximar dele.

No entanto Ele certamente usa os tempos de fome, tempos de crise, para demonstrar os seus recursos ilimitados.

Isaque prosperou em tempos de crise

Isaque foi alguém que prosperou no meio de um tempo de fome. Não havia chuva e a semente mirrava sobre a terra, mas ele semeou e colheu cem vezes mais mesmo no tempo de crise é isso por causa de um posicionamento de fé na palavra.

Quando Deus não muda as circunstâncias é porque ele quer mudar nosso coração.

Se alguma crise ou provação tornou-se um estado duradouro em sua vida, isso é um sinal de que Deus quer que mudemos. Paulo nos ensina que as tribulações são passageiras e existem para provocar bênçãos nas nossas vidas.

“17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2Co 4:17

Assuma uma nova posição diante das crises, pois a crise é a maior e melhor escola para aprendermos a prosperar.

Isaque é um tipo do crente da Nova Aliança.

Isaque não conquistou coisa alguma, mas recebeu tudo de seu pai. Ele é o símbolo do herdeiro. Todas as coisas foram preparadas para ele simplesmente porque era filho.

“2 Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; 3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. 4 Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras.” Gn 26:2-4

Somos feitos filhos de Abraão

“E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.” Gl 3:29

Hoje nós fomos feitos filhos de Abraão. Nós estamos em Cristo e por isso somos a verdadeira semente de Abraão. Somos herdeiros da promessa. Dessa forma podemos dizer que somos como Isaque e podemos provar das mesmas bênçãos que ele experimentou, pois também somos filhos de Abraão. Da mesma forma como vemos Isaque, o herdeiro da promessa, enfrentando a fome, mas prosperando muitíssimo, nós também prosperaremos nesse tempo de crise.

“Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” Rm 8:17

Vamos ver quais princípios espirituais o capacitaram a vencer naquele tempo de crise.

1. A herança é nossa, mesmo que ainda não estejamos na posse dela. 1 ao 5

Deus diz a Isaque para não descer ao Egito, mas para ficar ali, em Gerar, pois aquela terra seria dele. Todavia, naquele momento Abimeleque era o rei de Gerar, o lugar onde Isaque habitava. Isso significa que em algum momento Deus iria transferir a posse daquela terra com toda a sua riqueza para Isaque e a sua descendência.

Transferência de riqueza

Algumas pessoas dizem: “O dinheiro desapareceu”, mas o dinheiro não desaparece, ele apenas muda de mão. Podemos chamar isso de transferência de riqueza.

Transferência de riquezas aconteceram muitas vezes na Bíblia e vão acontecer novamente em nossos dias.

Depois da noite da Páscoa no Egito Deus transferiu as riquezas do Egito para Israel. Agora, precisamos dizer que Deus jamais faz coisa alguma de forma injusta ou ilegal. Ele não é um “Hobbin Hood” celestial, Deus não rouba de umas pessoas para dar a outras.

Como Ele pode transferir riquezas?

A ilustração da casa invadida

Suponha que você tem uma casa e por muito tempo se ausenta da mesma, então quando volta, você encontra pessoas que a invadiram. Você é o dono, mas outros a invadiram. Você pode ir à justiça para tê-la de volta. Deus é o dono da terra, mas outros tomaram posse, no entanto Deus continua sendo o proprietário. A transferência dessa casa acontece em tempos de invasão, a transferência de riqueza acontece em tempos de fome. Foi numa época de fome que Deus colocou José para ser o segundo na corte de Faraó.

Deus é o dono, mas muitos invasores estão desfrutando do que é nosso por direito. Jesus é a nossa justiça e quando recorremos a Ele, há uma reintegração de posse. Nestes dias muitas pessoas serão restituídas de suas posses e receberão bênçãos sem medidas.

2. Não desça ao Egito. V. 2

Deus nos abençoa estando na posição certa

O Senhor disse para Isaque que permanecesse na terra e não descesse ao Egito. Deus somente pode nos abençoar se permanecemos na posição certa. Descer ao Egito, significa buscar recursos e provisão natural e mundana, significa voltar para a velha vida.

Qual o significado do Egito

Porque a terra que passais a possuir não é como a terra do Egito, donde saístes, em que semeáveis a vossa semente e, com o pé, a regáveis como a uma horta; mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas.”Dt 11:10-11

O Egito é um símbolo da vida natural que não depende de Deus. No Egito as pessoas não precisavam depender da chuva do céu, mas eles dependiam dos recursos naturais. Eles podiam confiar nos recursos próprios. No Egito eles estão no controle da situação. Eles podem plantar com os pés e depender apenas de seu esforço.

No Egito, os homens andam por vistas e não por fé.

Quando dependemos dos recursos naturais estamos olhando para baixo, procuramos por algo em que possamos confiar. No Egito nós andamos por vista e não por fé.

Mas em Deuteronômio lemos que a terra prometida depende da chuva que vem do céu.

“...mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas.” Dt. 11:11

No Egito as pessoas olhavam para o chão enquanto semeavam, mas em Israel as pessoas olham para o céu esperando a chuva de Deus. Isso faz com que andemos por fé e não por vista. A bênção acontece quando olhamos para o alto e dependemos de Deus. Se você anda por vista você nunca encontrará nada ao redor que satisfaça as suas expectativas e lhe dê segurança. O Egito é um tipo espiritual que simboliza a vida natural que atenta apenas para aquilo que é temporal. Mas se andamos por fé, nós atentamos para o alto, para aquilo que é invisível, e que é eterno.

Na terra santa, Isaque precisava depender da chuva que vem do céu. Se a chuva não viesse nada poderia frutificar. Deus ama quando vivemos por fé na sua graça. Mas é preciso deixar de olhar para o chão e olhar para o céu. Eu gosto muito daquele texto que diz que a graça estava sobre Jesus. “Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” Lc 2:40

O ensinamento da arca

Quando Deus mandou Noé construir a Arca, Ele orientou que se fizesse apenas uma janela que deveria ficar na parte de cima da Arca. Foi assim para que o homem não tivesse uma visão horizontal e desoladora, mas olhasse para o alto, de onde certamente viria o socorro. Deus não queria que Noé e sua família olhassem para a morte e destruição ao derredor, mas firmassem seus olhos no céu.

A multiplicação dos pães

Quando o Senhor multiplicou os pães e os peixes ele não olhou para o tamanho da multidão e a limitação dos recursos. Os discípulos olharam, mas ele não. Ele ergueu os olhos para o céu e deu graças. Quando olhamos para cima, nós experimentamos a provisão. “19 E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. 20 Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios.” Mt 14:19-20

Olhar para cima é a chave que abrirá os céus e fará chover bênção sobre nós

Recentemente uma amiga me contou sobre a experiência de observar a beleza e a grandeza dos céus todos os dias pela manhã. Segue seu relato:

“Pastor Edenir, todos os dias enquanto aguardo o ônibus que me conduz ao trabalho, fico contemplando a beleza e a grandeza dos céus. Olho para o alto e vejo quão grande e poderoso é o meu Deus. Percebo que as pessoas ficam me observando e achando que eu estou olhando para alguma aeronave, ou pensam que sou lunática ou estou com algum problema.”

Queridos, fiquei pensando sobre isso e conclui que realmente é muito difícil vermos pessoas olhando para o alto. Não vemos pessoas por ai levantando a cabeça para apreciar a beleza e majestade dos céus. O contra ponto disso é que o que mais vemos são pessoas cabisbaixas. Seja por tristeza, desânimo ou por estarem presas a um smathphone.

Estudos recentes mostraram que jogadores de voley e basquete quase não sofrem de depressão. Sabe por quê? Porque eles passam a maior parte do tempo olhando para o alto. Descobriu-se então que quando um homem dobra seu pescoço para olhar para o alto, essa dobradura abaixo da nuca produz uma substância chamada “Reticular Ascendente”, que é responsável por uma parte do cérebro encarregada de produzir boas sensações como alegria, contentamento e entusiasmo. Uma outra pesquisa revelou que 38% dos jogadores de futebol que estão na ativa sofrem de depressão. Será por que a maior parte do tempo estão olhado pra frente e para baixo? Já entre os atletas praticantes de Voleibol e Basquetebol não se contabiliza casos de depressão. Por que??? Creio que é porque eles estão o tempo todo olhando para cima.

Disk-Vida

Nos Estados Unidos, assim como em várias cidades brasileiras, criou-se uma linha de telefone (disk-vida) com um número específico para atender pessoas deprimidas que querem tirar a própria vida. Quando o atendente recebe uma chamada de alguém que está pensando em suicidar-se, o mesmo pergunta ao deprimido: Você pode me dizer para onde está olhando agora? Pasmem!!! 90% das respostas é: “Estou olhando para baixo, para o chão.” Orientando-as a olhar para cima neste momento, quebra-se o impulso do suicídio. É claro que não fica somente nisto, mas um passo decisivo já foi dado, só com os olhos voltados para cima.

Certamente olhar para o alto nos faz bem!

“1 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? 2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Sl 121:1-2

Que tal parar agora o que está fazendo e olhar para o céu??? Is 22:11

Na neurolinguística também descobriu-se que olhar para o alto faz lembrar e nos motiva.

“Fulano está cabisbaixo.” Esse jeito de falar demonstra que todos sabem que uma pessoa deprimida está sempre olhando para baixo.

Como já disse, não tem jeito de ficar deprimido jogando vôlei, por exemplo. Concluo que gastar muito tempo olhando para baixo pode ser muito ruim. Aliás, uma pesquisa feita pelo Ibope em 2013, em parceria com Instituto Conecta e a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), mostrou que o brasileiro passa, em média, 84 minutos por dia usando um smartphone, número que supera a média global em cerca de 10 minutos e que segue crescendo. Outra pesquisa, revelou que o peso médio da cabeça de um adulto é de 6Kg. Quando a cabeça está inclinada à 45°, o peso chega a 22,5Kg e se inclinar 60°, o peso será de 27,5Kg. Veja então que olhar para baixo além de não ser uma postura saudável para a coluna, é muito ruim para alto estima de qualquer pessoa.

Emoções sobcontrole

Sempre que você se sentir abatido(a), ao invés de olhar para baixo, levante a cabeça e olhe para cima. Essa terapia de olhar para cima já é aceita e praticada por muitos em diversos segmentos clínicos.

Ativando o cérebro de maneira certa

O cérebro, quando o olhar é feito para baixo, faz referência ao corpo e isso intensifica as sensações. O olhar para baixo faz com que sejam acessados em seu cérebro redes neurais que se identificam mais com o corpo e suas limitações e imperfeições.

Olhando para cima, o cérebro usa outras redes neurais, afasta-se do corpo e diminui as sensações. Simplesmente por olhar para cima, você se sentirá melhor. Para ajudar ainda mais, faça um movimento com o seu corpo, seja caminhar, dançar, arrumar alguma coisa, pois se o movimento pode criar uma sensação ruim, também pode criar uma boa. Além de acreditar que tudo ficará bem, é necessário movimentar-se para isso. Então, olhares para cima e movimentos em direção à saúde!

Reflexão: Olhar Para Cima...

Certa vez um jovem marinheiro teve que subir ao mastro durante uma tempestade. As ondas levantavam o barco para alturas estonteantes e logo em seguida jogavam-no para profundezas abismais. O jovem marujo começou a sentir vertigem estava quase caindo o capitão gritou:  “moço, olhe para cima”. De maneira decidida, o marinheiro desviou o olhar seu olhar das ondas ameaçadoras e olhou para cima. Ele conseguiu subir com segurança e executar a sua tarefa.

Quando os dias de tribulação revolvem a nossa vida, quando as tempestades da vida nos confundem, perdemos o equilíbrio e somos
Ameaçados de despencar. Entretanto se desviar-mos nosso olhar dos perigos e olharmos para o ajudador, se buscarmos a face do Senhor em oração e agarramos a sua poderosa mão, nosso coração se aquietará, receberemos força e paz para podermos executar as nossas tarefas em meio às tempestades e finalmente seremos vitoriosos.

Por que é um desafio olhar constantemente para cima em nossa vida? Talvez não tenhamos fé na possibilidade de esse simples ato solucionar nossos problemas. Por exemplo, quando os filhos de Israel foram picados por serpentes venenosas, Moisés recebeu ordem de erguer uma serpente de bronze em um mastro. A serpente de bronze representava Cristo. Aqueles que olhassem para a serpente, conforme orientados pelo profeta, seriam curados. Nm 21:4-9

OS QUE ANDAM NA BASE DE SEUS RECURSOS NATURAIS, ESTÃO SEMPRE PROCURANDO ALGO OU ALGUÉM PARA CONFIAR.

Aqueles que andam na carne estão sempre procurando algo que possam pegar, algo que possam fazer, algo em que possam se apoiar. Mas os que dependem de Deus se sentem vulneráveis, mas são esses que experimentam a bênção, pois somente eles exercitam a fé.


Não vá para o Egito. Não ande por vista. Não procure meios para não depender de Deus.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhor Cara Legal - Evangelismo com o livrete 11ª Questão

O poder da oração no Espírito