20160615

Reinando pelo poder da abundante graça. Rm 5:17. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 12/06/16

“Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.” Rm 5:17

Introdução

Eu quero começar essa palavra dizendo que você está destinado para reinar em vida. Você foi criado para ser um sucesso, para desfrutar de abundância, de saúde e de uma vida vitoriosa. Digo isso porque é isso o que Jesus pensa a seu respeito. Nós não somos um protótipo de ser humano em teste para ver se vai funcionar bem. NÓS SOMOS A COROA DA CRIAÇÃO DE DEUS!
Isso precisa ficar claro para nós. Algumas pessoas sabem sobre o poder de Deus para operar o sobre natural, mas não creem que Deus quer abençoa-las. É um pensamento parecido co o do leproso de Mateus 8.

“E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.” Mt 8:2-3

Todos os cristãos provavelmente acreditam que Deus tem poder para abençoar, curar, proteger, prosperar e fazer alguém bem sucedido. Entretanto, muitos não acreditam que Deus está disposto a fazer tudo isso por eles.

O leproso não duvidava da capacidade de Jesus para curá-lo, mas não tinha certeza de que Jesus estava disposto para com ele. DEUS QUER ABENÇOAR VOCÊ!!!

Se aproprie dessa verdade!!!

Quando você se apropriar dessa verdade, você reinará sobre o pecado, sobre a miséria, sobre a depressão, sobre a enfermidade e sobre toda obra do diabo. Quando reinamos em vida, nós reinamos sobre as trevas e seus poderes. É importante dizer que o poder para reinar não depende de sua ascendência familiar, sua capacidade intelectual, sua aparência ou de sua conta bancária. O poder para reinar está completamente baseado em Jesus e na sua obra de justiça. O segredo para reinar em vida consiste em receber tudo que Jesus conquistou na Cruz por nós.

A Palavra de Deus claramente diz que você está destinado a reinar em vida. Isso quer dizer que você pode ter domínio sobre todos os seus medos, desafios e adversidades.

3 condições para reinarmos em vida

No texto de Romanos, podemos ver três condições para que possamos reinar.

1. Para reinar em vida, nós somos desafiados a receber e não a conquistar.

Uma das verdades mais extraordinárias da Palavra de Deus é que as coisas de Deus são recebidas e não conquistadas. O texto de Romanos diz claramente que somente podemos reinar em vida se RECEBERMOS de Deus duas coisas: a abundância da graça e o dom da justiça. A condição principal é recebermos. O homem pensa que para que Deus o abençoe, ele precisa merecer, ser digno do favor e da bênção de Deus por seus próprios esforços, porem essa, não é a maneira de Deus agir. Aqui vai uma santa exortação a todos que me ouvem: Pare de tentar adquirir pelo seu esforço e comece a receber de graça o favor, a cura, e todas as bênçãos que o Senhor conquistou na cruz.

Há dois mil anos ele disse: Está consumado! Tudo o que precisamos para reinar em vida já foi conquistado na cruz. “Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.” Hb 10:12-14

A Bíblia segue dizendo que Jesus, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se. Jesus assentou-se para demonstrar para nós que a obra está de fato consumada.

Segundo a antiga aliança, o sacerdote que servia no tabernáculo de Moisés jamais se assentava, mas “permanecia em pé, ministrando diariamente” porque sua obra nunca era concluída. O sangue dos bois e cabras não podia jamais “tirar pecados”.

No Tabernáculo e nem no Templo havia cadeiras para o sacerdote se assentar.

Na verdade, você já notou que no santo lugar do tabernáculo de Moisés não havia uma única peça de mobiliário preparada para que o sacerdote se assentasse nela? Você não encontrará uma única cadeira no santo lugar. Você encontrará o altar de incenso, o menorá e também a mesa dos pães da propiciação, mas é interessante notar que lá não havia cadeiras. Isso porque a obra do sacerdote nunca era consumada.

Somente a obra de Jesus é uma obra consumada e Ele se assentou como um sinal de que a obra foi consumada, e não somente assentou-se à direita do Pai, mas nos fez assentar com ele!

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” Ef 2:4-6

Talvez você esteja se perguntando: “O que significa todo esse assunto sobre cadeiras” e “assentar-se?” Bem, “assentar-se” na Bíblia é uma ilustração do descanso do crente na obra consumada e completa de Jesus. Ele concluiu toda a obra na cruz em seu lugar, e agora está assentado à direita de Deus. O fato de que tudo isso foi conquistado em seu favor significa que você pode parar de depender de seus esforços para se qualificar e obter as bênçãos de Deus em sua vida. Você pode assentar-se com Jesus à direita do Pai!

Uma outra observação importante a respeito de Hebreus 10 é que o sacrifício de Jesus nos aperfeiçoou para sempre! NÃO É UM SACRIFÍCIO TEMPORÁRIO, MAS É O SACRIFÍCIO PARA SEMPRE!

Quando você recebeu a Jesus em sua vida você foi aperfeiçoado para sempre. A PERFEIÇÃO VEM MEDIANTE A SANTIDADE. DEUS NO LIBERTOU DE TODOS OS PECADOS! É exatamente isso que declara a Palavra de Deus. Você pode ter segurança de que todos os seus pecados já foram perdoados de uma vez por todas.

Podemos dizer isso porque o texto de Hebreus afirma que ele se assentou. Novamente eu afirmo que assentar-se na Bíblia simboliza descanso. Isso significa que ele consumou a obra para que pudéssemos sentar e descansar n’Ele.

Pare de depender de seus esforços para se qualificar e obter as bênçãos de Deus em sua vida.

2. Para reinar em vida precisamos receber a abundância da graça.
“... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Jo 10:10b

Se você crê no evangelho pleno de Jesus, você será conduzido ao sucesso, saúde, vida, paz, prosperidade, vitória, proteção, segurança, restauração e muito mais. Tudo isso por causa da sua abundante graça.

Deus o abençoa não porque você é bom, mas porque Ele é bom.
A graça é o favor imerecido de Deus. Ela não é um prêmio pelo quanto você é fiel, mas é um presente que de graça nos é dado do céu.

Essa, na verdade, é a grande diferença entre a velha e a nova aliança. A velha aliança é baseada na lei. A lei é favor MERECIDO. Quando alguém obedece perfeitamente aos mandamentos, então esse alguém é abençoado. Mas a graça é o favor IMERECIDO. O Senhor Jesus obedeceu perfeitamente, então você é abençoado quando crê n’Ele.

“Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.” Jo 1:17

Quanto mais revelação temos da obra consumada de Jesus, mais receberemos fé para enfrentar qualquer situação em nossa vida.

3. Para reinar precisamos receber o dom da justiça.

“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê”. Rm 10:4
“Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste; 39 e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés.” At 13:38-39

A nossa justiça é um dom de Deus. Você foi feito tão justo como Jesus, não por meio do seu comportamento, mas pela fé n’Ele e em sua obra consumada na cruz.

Por causa da obra consumada de Jesus a ira de Deus não pode mais estar sobre nós. Toda a ira de Deus por causa do pecado caiu sobre o Senhor Jesus na cruz. Se toda a ira já caiu sobre Jesus, então ele não pode estar irado conosco. Hoje o Senhor tem total prazer em nós por causa de Jesus.

Quantos de nós vivemos durante anos com uma neurose espiritual. Confessando pecado o tempo todo. Em vez de sentir paz, sentia sempre culpado e em falta. Com medo de ficar no pecado e ser fulminado por Deus. Até parece zelo espiritual, mas é a carne me tornando mais doente.

Precisamos reconhecer que já fomos justificados. Hoje somos justos por causa da obra consumada na cruz. Não precisamos ficar nos analisando porque essa é a função do Espírito. Se houver algo errado em você, Ele vai trazer luz e você poderá se arrepender pelo Espírito e mudar de conduta.

Já fomos perdoados de todo pecado e de toda iniquidade. Essa é a maneira de você discernir a diferença entre a acusação do diabo e a obra do Espírito Santo. Muitos estão debaixo da acusação maligna pensando se tratar da ação do Espírito Santo. Quando o Espírito opera, ele nos convence que mesmo quando falhamos somos justiça de Deus em Cristo. Ele nos convence de que já fomos perdoados.

A verdade é que estamos em Cristo e por causa do seu sangue não há mais nenhuma condenação sobre nós. Por meio do sacrifício de Jesus fomos feitos justos. Você foi feito justiça de Deus em Cristo Jesus. Vamos lá! Levante a sua cabeça! Você foi chamado para reinar em vida.

Repita ousadamente essa verdade: “Eu sou justiça de Deus por intermédio de Cristo Jesus! Eu sou destinado para reinar em vida! Eu recebo hoje a abundância da graça e o dom da justiça e determino que reinarei sobre as circunstâncias da minha vida em nome de Jesus, amém. Que Deus te abençoe e agracie sempre.

Cristo te justificou na cruz para você não ir ao inferno e hoje e que te justificar para te dar vitória!

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mt 11:28-29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...