20161106

Sinais de alguém que passou da morte para a vida. Ef 2:1:5; Jo 5:24. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 06/11/16

“1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4, Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos.” Ef 2:1-5
Introdução
Irmãos, eu acredito no passado, todos aqui já brincamos daquela brincadeira de vivo ou morto. Essa brincadeira acontecia assim...
A pessoa que estava na direção da brincadeira dizia: Vivo... Então todos deveriam ficar em pé. Quando a pessoa gritasse morto, todos deveriam sentar. Isso acontecia até que a pessoa fazia uma pegadinha para confundir os participantes a sentarem quando deveriam ficar em pé.
Deixe-me dizer algo importante: Você sabia que existem muitas pessoas que pensam que estão vivas, mas na verdade estão mortas. Deve ser horrível alguém pensar que está vivo espiritualmente quando na realidade está morto.
O Apostolo Paulo escreveu aos Efésios que todos nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados até o momento em que Deus no deu vida.
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados...”. Ef 5:1
Nós estávamos dominados pelo sono da morte, mas o Senhor veio e nos trouxe vida pelo seu sopro, pelo seu Espírito. Por essa razão passamos a viver!
Nós estávamos mortos e passamos a viver pelo poder da graça que nos alcançou.
Nós não podemos definir quem está vivo ou morto por uma questão de aparência exterior como fazemos na brincadeira, mas podemos usar alguns exemplos bíblicos de pessoas que estavam mortas e passaram a viver manifestando sinais de alguém que foi despertado da morte para a vida.
Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” Jo 5:24
Alguém que nasceu de novo, que passou da morte para a vida, precisa manifestar alguns sinais.  
Todas as pessoas que tiveram uma experiência co Cristo e passaram da morte para a vida, de imediato, manifestaram sinais que evidenciaram a vida de Deus.
Vamos então observar alguns sinais na pessoa que passou da morte para a vida:
Quero compartilhar o primeiro sinal de alguém que foi despertado pelo senhor
1.     O primeiro sinal de quem passou da morte para vida é que ele fala. Lc 7:11-15
O texto a seguir fala da viúva de Naim (Cidade de Naim e não era viúva do seu Naim)
O filho da viúva de Naim
“11 Em dia subsequente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. 12 Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. 13 Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! 14 chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! 15 Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.” Lc 7:11-15
Este é o primeiro texto de milagre de ressurreição de Jesus.
Jesus estava entrando na cidade enquanto que o cortejo fúnebre estava saindo porque nesta época nenhum cemitério ficava dentro da cidade. As pessoas estavam ali para sepultar o filho desta mulher que a pouco tempo havia perdido o marido e agora esta mulher estava enterrando seu filho. Certamente ela estava desesperada, e Jesus vendo seu sofrimento e compadecendo-se dela, decidiu consola-la. O Senhor disse a ela: Mulher não chores... Em seguida se dirigiu ao esquife, e ordenou que o jovem levanta-se.
Incrivelmente o jovem se sentou e passou a falar. A primeira reação que este jovem teve ao ser despertado para a vida foi que ele imediatamente passou a falar.
Isso é algo tremendo! Isso nos mostra que é impossível alguém receber a vida de Deus dentro de si e ainda  ficar calado.
Alguém diz pastor como vou saber se alguém recebeu a vida, como vou saber se eu mesmo estou cheio desta vida.
É simples! Se você sente vontade de falar de Deus, se você sente vontade de testemunhar o que Deus fez na sua vida, então esse é um sinal de que você está despertado, de fato está vivo. Isto é uma regra para toda pessoa que já foi alvo deste despertamento do Senhor.
Na igreja primitiva os cristãos eram tagarelas
Sobre o que nós falamos hoje?
Mas eu olho a igreja hoje os irmãos se sentam eles falam de futebol eles falam de filmes eles falam de novelas eles falam de tantas coisas, mas eles falam pouco de Cristo isso mostra que a igreja precisa de um despertamento da parte de Deus.
O primeiro sinal de alguém que está vivo é que ele fala. O homem foi feito para se comunicar através da fala.
Quem está vivo tem esse sinal, ele fala!!! Dá glória Deus, aleluia, amém!!!
Na igreja primitiva, o primeiro sinal visto no dia do pentecostes foi o de línguas de fogo. Por que eles não viram pés ou mãos de fogo? Porque eles foram chamados para testemunhar sobre Cristo. Foram chamados para falar.  
Jesus para muitos é como se fosse um segredo, pois nunca é compartilhado.
Mulheres guardam segredo por no máximo 32 minutos
Pesquisadores ingleses descobriram que 85% das mulheres gostam de ouvir segredos. No entanto, não conseguem passar mais do que 32 minutos sem contá-los a alguém. Por que você acha que Jesus após a ressurreição escolheu aparecer primeiro para duas mulheres? Certamente porque elas espalham a notícia mais rápido.
Descobriu-se também que quem não guarda dinheiro não guarda segredo!!!
Se você quiser contar um segredo para a pessoa, procure saber se ela se ela guarda dinheiro!
Voltando ao primeiro sinal de quem está vivo, podemos dizer que quem está vivo fala porque Jesus é a palavra.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” Jo 1:1

Jesus á a palavra e por isso quem está vivo fala. Jo 1:1
Os evangelhos estão cheios de exemplos de pessoas que tiveram uma experiência com o Senhor e saíram para contar da experiência que tiveram, mesmo o Senhor pedindo para não falarem.
Jesus operou muitas curas e em alguns casos pediu segredo. Todavia, algumas pessoas não conseguiram guardar segredo chegando a colocar Jesus em difíceis situações.
A cura de um leproso
“40 aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. 41 Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo! 42 no mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo. 43 fazendo-lhe, então, veemente advertência, logo o despediu 44 e lhe disse: Olha, não diz nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo. 45 Mas, tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele.” Mc 1:40-45
Propalar (Tornar público, divulgar, espalhar)
Jesus disse para aquele homem não contar nada pra ninguém, mas foi o mesmo que dizer: Sai e conta para todo mundo o que eu fiz!!!
Quem foi alvo da vida de Deus, não consegue ficar calado.
A cura de um surdo e gago
Dizem os historiadores que este gago era surdo e quase não falava.
“31 De novo, se retirou das terras de Tiro e foi por Sidom até ao mar da Galiléia, através do território de Decápolis. 32 então, lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele. 33 Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva; 34 depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá! Que quer dizer: Abre-te! 35 abriram-se lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente 36, mas lhes ordenou que a ninguém o dissessem; contudo, quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam.” Mc 7:31-36
O surdo e gago após ter sido curado passou a falar sobre a sua experiência.
Irmãos, você já imaginou o que poderia acontecer se todo mundo aqui saísse falando do que o Senhor fez em nossas vidas?
Você já pensou se no seu trabalho você falasse? Se na sua escola você falasse? Na sua casa você falasse?
A Bíblia está dizendo que quem está cheio da vida de Deus vai falar irmãos. Nossas células crescerão muito mais rapidamente se nós todos falarmos do que Jesus tem feito.
Você foi criado para falar, para emitir um som. É por isso que ao nascer, o sinal da vida fluindo em um bebê é o som do choro.
O que você vai fazer após sair deste culto? O que vai fazer amanhã?
Quem foi alvo da graça do amor do poder e da vida de Deus não consegue ficar calado!!! Desperta meu irmão conta o que o senhor fez por você!!!
A Mulher Samaritana
O filho da viúva falou... O leproso falou... O gaguinho falou... Mas ninguém venceu dessa mulher...
“28 quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: 29 vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! 30 saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele. Jo 4:28-30
A Bíblia diz que após a mulher samaritana ter tido um encontro com Cristo, decidiu pregar o evangelho para uma cidade inteira. O homem pode divulgar, mas ninguém supera as mulheres no marketing na boca a boca. Não quero parecer um perseguidor das mulheres, mas a Bíblia é que diz isso.
Você fala do que está no seu coração
Se Jesus está em seu coração, você não vai conseguir ficar calado. A Bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio.
Se o coração está cheio de novela, e de novela que a boca vai falar... Se coração está cheio de futebol e de futebol que a boca vai falar... Se o coração estiver cheio de fofoca é de fofoca que o coração vai falar... Mas se o coração está cheio de Deus é Deus que a boca vai falar...
Os Discípulos de Jesus foram mandados se calar...
“13 Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus. 14 vendo com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. 15 E, mandando-os sair do Sinédrio, consultavam entre si, 16 dizendo: Que faremos com estes homens? Pois, na verdade, é manifesto a todos os habitantes de Jerusalém que um sinal notório foi feito por eles, e não o podemos negar; 17 mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, ameacemo-los para não mais falarem neste nome a quem quer que seja. 18 Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus. 19 Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; 20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.” At 4:13-20
2.     O segundo sinal de quem passou da morte para vida é que ele sente fome.
“49 falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre. 50 Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva. 51 tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina. 52 E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. 53 E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta. 54 entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te! 55 Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer. 56 seus pais ficaram maravilhados, mas ele lhes advertiu que a ninguém contassem o que havia acontecido.” Lc 8:49-56
Olha Jesus novamente pedindo sigilo sobre o episódio... Quanto tempo você acha que as mulheres ali presentes guardaram segredo???
A primeira coisa que o filho da viúva fez foi falar!  A primeira coisa que a filha de Jairo fez foi comer . Certamente a menina estava com fome. Quando uma pessoa está adoecida, seu apetite ou fome fica comprometido. Pessoas doentes geralmente perdem o apetite e o desejo de se alimentarem.
Eu percebo pessoas doentes espiritualmente falando quando não os vejo orando ou participando dos cultos ou células. Quando não os vejo nos cursos e nem nos eventos da igreja. A indisposição para os eventos onde está sendo servido alimento espiritual é sinal de morte.
Ninguém que está vivo e sadio consegue ficar muito tempo sem se alimentar!
Exame de sangue
Quando você vai fazer um exame de sangue tem que fazer jejum de 12 horas e você vai lá, e quando termina de fazer você já está liberado e lá tem uma tia com cafezinho e biscoitinho... quem passa direto por ali?
Ninguém passa direito, todos vão lá toma um cafezinho um biscoitinho tem gente que vai fazer os exames só para comer os biscoitinhos.
Quando se é submetido a um processo cirúrgico, se faz necessário jejuar. Todavia quando se reestabelece a consciência, o paciente volta a sentir fome e precisa se alimentar.
Quem está vivo sente fome!!!
Quando Jesus foi tentado pelo diabo a transformar pedras em pão, Ele deu respondeu ao diabo trechos do livro de deuteronômio. Este foi o livro que Jesus mais citou no seu ministério. Deuteronômio era o livro predileto de Jesus. Na resposta de Jesus ao Diabo, Ele disse que o verdadeiro alimento é a palavra de Deus. Jesus se alimentava da palavra, pois toda argumentação contra o diabo foi baseada na palavra.
Na ocasião em que Jesus foi questionado pelos discípulos se estava com fome (Jo 4) ele respondeu que tinha fome da vontade de Deus.
O homem que está vivo para Deus, não se alimenta apenas do pão natural, mas tem fome pela palavra do Senhor. A palavra e vontade de Deus é o nosso alimento. Aí vem a evidencia de uma pessoa que foi despertada para a vida.
O jejum é um processo de morte! E muitos estão jejuando a vida de Deus quando não comem o verdadeiro alimento, o maná que vem do céu.
Esses dias alguém me disse: Eu me esqueci de ler a Bíblia e também de orar. Isso é u equívoco! Quem está saudável não se esquece de comer. Já aconteceu com você passar 3 dias sem comer por esquecimento? Nunca!!!
 “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação...”.  1 Pedro 2.2
Alguém aqui já viu um bebê quando quer mamar? Ele não dá uma piscadinha para a mãe, ele chora e grita até ser atendido! Bebês mamam de 3 em 3 horas.
Uma reação interessante do organismo de alguém que come é sentir sono, isso também pode ser visto nos bebês. Eles mamam e dormem. Sabe por que isso acontece? Porque o alimento nos aquieta.
Assim como uma criança deseja o leite... assim temos que desejar o verdadeiro alimento...a palavra de Deus. 
3.      O terceiro sinal de quem passou da morte para vida é que ele anda livremente.
O filho da viúva falou, a filha de Jairo teve fome.
“32 Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. 33 Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. 34 E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! 35 Jesus chorou. 36 então, disseram os judeus: Vede quanto o amava. 37 Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse? 38 Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra. 39 Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? 41 tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. 42 aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. 43 E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! 44 saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.” Jo 11:32-44
O filho da viúva de Naim recebeu vida e falou. A filha de Jairo recebeu vida e teve fome. Na ressureição de Lazaro vemos uma coisa importante, logo que ele recebe a vida de Deus, a Bíblia diz que ele sai totalmente atado dos pés à cabeça.
44 saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.
Quando uma pessoa recebe a vida de Deus, ela recebe liberdade. Não deve haver prisão quando se experimenta a vida de Deus. Não podemos ter mais ataduras em nossas vidas! Não podemos estar mais presos a nada se temos a vida de Deus. Uma pessoa que recebeu a vida de Deus, não fica mais atada a um trabalho, a um time de futebol, a um costume, a um estilo de vida que contradiga o evangelho e vontade de Deus.
Antes eu falava palavrão. Minha boca estava atada e presa às palavras torpes. Hoje eu sou livre!!!
O pecado não faz mais parte na vida do crente...
João 8.36
36. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Sinais de quem foi tocado pelo Senhor
1. Quem foi tocado pelo Senhor ele fala...
2. Quem foi tocado pelo Senhor ele tem fome...
3. Quem foi tocado pelo Senhor ele é livre das amarras.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...