20170711

Deus quer te ungir! Salmo 89.19-21. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 02/07/17

Deus quer te ungir!

A seguir estão alistadas algumas razões pelas quais Deus quer te ungir:

1.       Você deve ser ungido porque ninguém pode cumprir seu ministério pela força natural ou pelo poder humano, mas apenas pelo Espírito Santo. Zacarias 4.6
2.       Você deve ser ungido porque até Jesus Cristo aguardou ser ungido antes de começar o Seu ministério. Lucas 3.21-23
3.       Você deve ser ungido porque até aos apóstolos foi pedido que esperassem pelo Espírito Santo (a unção) antes de começarem seu ministério. Atos dos Apóstolos 1.4
4.       Você deve ser ungido, porque grandes profetas como Eliseu pediram pela unção quando lhes foi dada a oportunidade de pedir o que quisessem. 2Reis 2.9
5.       Você deve ser ungido porque o rei Saul não foi transformado em “outro homem” até que fosse ungido.
1Samuel 10.1; 1Samuel 10.6.
6.       Você deve ser ungido porque o rei Davi, o salmista ungido e autor dos versículos bíblicos, atribuiu todas as suas bênçãos à unção santa. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Salmo 51.11
7.     A unção é essencial porque Moisés recusou-se a continuar o ministério sem ela.
Então, disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos; e te conheço por nome. Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti e apregoarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei  de quem  me  compadecer. Êxodo 33.15-19


20 Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi. 21 A minha mão será firme com ele, o meu braço o fortalecerá. 22 O inimigo jamais o surpreenderá, nem o há de afligir o filho da perversidade. 23 Esmagarei diante dele os seus adversários e ferirei os que o odeiam. 24 A minha fidelidade e a minha bondade o hão de acompanhar, e em meu nome crescerá o seu poder. 25 Porei a sua mão sobre o mar e a sua direita, sobre os rios. 26 Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus e a rocha da minha salvação. 27 Fá-lo-ei, por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra. 28 Conservar-lhe-ei para sempre a minha graça e, firme com ele, a minha aliança. 29 Farei durar para sempre a sua descendência; e, o seu trono, como os dias do céu. 30 Se os seus filhos desprezarem a minha lei e não andarem nos meus juízos, 31 se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, 32 então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniqüidade. 33 Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade. 34 Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram. 35 Uma vez jurei por minha santidade ( e serei eu falso a Davi? ): 36 A sua posteridade durará para sempre, e o seu trono, como o sol perante mim. 37 Ele será estabelecido para sempre como a lua e fiel como a testemunha no espaço. Salmo 89.19-21

Em um dos salmos mais belos do Antigo Testamento, o rei Davi entoa as bênçãos recebidas porque era ungido.

Em minha experiência, eu vejo que poucas pessoas são capazes de relacionar suas bênçãos à verdadeira fonte dessas bênçãos. Elas não sabem de onde e como vieram para estar onde estão e para ter o que têm. Esta é, frequentemente, a base da ingratidão e rebelião. Entendo que é uma qualidade importante ser capaz de pensar profundamente e reconhecer a fonte de todas as bênçãos.

É maravilhoso ler como Davi atribui todos os tipos de vantagens à unção. Ele tanto valorizava a unção que frequentemente se referia a si mesmo como “o ungido do Senhor”.

Que Deus abra seus olhos para ver o valor de Sua unção sobre sua vida!

Creio que se mais ministros pudessem ver o que a unção faz, eles a desejariam e a buscariam acima de tudo. Se a unção teve tal efeito na vida de Davi, você deve esperar que a unção tenha o mesmo efeito em sua vida e ministério!

1.    A unção de Deus sobre você manifestará as obras do Senhor sobre sua vida e ministério.

Davi sentiu que seu ministério como rei foi ajudado por causa da unção. Ele disse:

“... A minha mão será firme com ele, o meu braço o fortalecerá...” Sl 89:21

2.    A unção de Deus nos derrotará os nossos inimigos.

“22 O inimigo jamais o surpreenderá, nem o há de afligir o filho da perversidade. 23 Esmagarei diante dele os seus adversários e ferirei os que o odeiam.” Sl 89:22-23
 O ungido do Senhor não pensava que os inimigos estavam sendo destruídos por ele ser um bom estrategista. Ele não pensava que suas vitórias militares ocorressem por ele ter um grande exército. Ele nem sequer pensou que seus inimigos eram fracos ou despreparados. Davi sentia que ele tinha obtido  vitória sobre seus inimigos por  causa da  unção.

3.    A unção de Deus te protegerá do engano.

“O inimigo jamais o surpreenderá...” Sl 89:22a

Um mal que aflige os crentes é o engano. O engano evolui para a cegueira e hipocrisia na vida cristã. Muitos ministros experientes têm enormes pontos cegos. Eles são capazes de ver e remover um pequeno inseto, mas não conseguem ver um animal enorme como um camelo quando ele chega perto!

“Condutores cegos! Coais um mosquito e engolis um camelo.” Mateus 23:24

Jesus repreendeu severamente os ministros experientes pelo engano, pontos cegos, e a hipocrisia resultante. Ai de vós, condutores cegos...”. Mateus 23.16
“Insensatos e cegos ...” Mateus 23.17
“Fariseu cego...”. Mateus 23.26
Da mesma forma como Davi foi livre do engano, esteja você livre do engano devido à unção!

4.    A unção o livrará das aflições do diabo.

Davi acreditava que a doença e outras aflições não podiam afetá-lo devido à unção. Você experimentará a saúde devido à unção.

“... nem o há de afligir o filho da perversidade” Salmo 89.22

5.    A unção de Deus fará que você experimente a benignidade de Deus.

24 A minha fidelidade e a minha bondade o hão de acompanhar, e em meu nome crescerá o seu poder.” Sl 89:24

O rei Davi reconheceu que Deus estava sendo gentil com ele. Ele podia sentir os favores divinos e as misericórdias contínuas. Ele acreditava que experimentara a benignidade de Deus simplesmente porque era ungido.

6.    A unção o estabelecerá como um homem de autoridade.

e em meu nome crescerá o seu poder.” Sl 89:24

Algumas versões mais antigas da Bíblia usam a frase “seu chifre sera exaltado”. O chifre era usado para simbolizar a autoridade de um rei. Refere-se ao estabelecimento da autoridade de uma pessoa. Autoridade é algo que você pode tornar saliente até que você a perde.

Davi reconheceu que tinha grande autoridade, e que ela era um resultado da unção. Davi acreditava que seria capaz de exercer autoridade em seu reino por causa da unção. Que A SUA AUTORIDADE seja exaltada e que Deus estabeleça a sua autoridade e o seu chamado.
Que você ache fácil liderar e estabelecer o controle.

7.    A unção provocará a sua expansão.

“Porei a sua mão sobre o mar e a sua direita, sobre os rios.” Salmo 89.25

O ungido de Deus, o rei Davi, viu que a sua habilidade de expandir para além dos rios e mares era resultado da unção. Deus me deu um ministério que se estendeu para fora do meu país. Para ver os frutos do meu ministério, tenho que voar sobre muitos rios e oceanos. Tudo isso é resultado da unção. Davi acreditava que ele era capaz de expandir seu ministério para além dos mares e dos rios por causa da unção.

Vejo o seu ministério crescendo para além dos limites dos rios do seu país.

8.    A unção fará que você tenha um relacionamento poderoso com Deus.

“26 Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus e a rocha da minha salvação. 27 Fá-lo-ei, por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra.” Salmo 89:26-27

Veja, tudo o que você tem é uma dádiva. Até a sua habilidade de buscar a Deus e de encontrá-Lo é uma dádiva. A maior dádiva que uma pessoa pode ter é um relacionamento íntimo com Deus. Davi reconheceu isto  e apreciava a habilidade de se relacionar  com  Deus.


Mais uma vez ele sabia a fonte dessa dádiva. Muito antes da era da graça, ele acreditava que desfrutava de um relacionamento de pai para filho com Jeová por causa da unção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...