20170807

Dinheiro, um assunto extremamente espiritual.

Deus quer prosperar seus filhos. Acredite que Deus tem o melhor para você. Mt 8. Qual o pai que vendo seu filhos lhe pedir um pedaço de pão dará para ele ua pedra.

(Biblia A Mensagem) 19-21 “Não acumulem neste mundo tesouros que podem ser devorados por traças, corroídos pela ferrugem ou — pior! — roubados. Prefiram um tesouro no céu, pois ali estará a salvo das traças, da ferrugem e dos ladrões. Não parece óbvio? Saibam que o lugar em que vocês mais desejam estar é perto do seu tesouro; e é lá que acabarão indo parar. 22-23 “Os olhos são as janelas do corpo. Se vocês abrirem bem os olhos com admiração e fé, seu corpo se encherá de luz. Se viverem com olhos cheios de cobiça e desconfiança, seu corpo será um celeiro cheio de grãos mofados. Se fecharem as cortinas dessas janelas, sua vida será uma escuridão. 24 “Vocês não podem adorar dois deuses ao mesmo tempo. Amando um deus, acabarão odiando o outro. A adoração a um alimenta o desprezo pelo outro. Vocês não podem adorar a Deus e ao Dinheiro. 25-26 “Se vocês se decidirem por Deus, vivendo para cultuá-lo, não ficarão aflitos com a comida que terão de pôr na mesa ou se o guarda-roupa está fora de moda. Há muito mais coisas na vida que a comida que vai para o estômago! Há muito mais coisas para se ver que as roupas que vocês usam! Olhem para as aves, livres e desimpedidas: não estão presas a nenhum emprego e vivem despreocupadas, aos cuidados de Deus. E vocês valem para ele muito mais que os passarinhos! 27-29 “Será que alguém consegue ficar um centímetro mais alto preocupado diante do espelho? Todo esse tempo e dinheiro gasto com moda, pensam que faz muita diferença? Em vez de correr atrás da moda, caminhem pelos campos e observem as flores silvestres. Elas não se enfeitam nem compram, mas vocês já viram formas e cores mais belas? Os dez homens e mulheres da lista dos mais bem vestidos iriam parecer maltrapilhos comparados às flores. 30-33 “Se Deus dá tanta atenção à aparência das flores do campo — e muitas delas nem mesmo são vistas —, não acham que ele irá cuidar de vocês, ter prazer em vocês e fazer o melhor por vocês? Quero convencê-los a relaxar, a não se preocuparem tanto em adquirir. Em vez disso, prefiram dar, correspondendo, assim, ao cuidado de Deus. Quem não conhece Deus e não sabe como ele trabalha é que se prende a essas coisas, mas vocês conhecem Deus e sabem como ele trabalha. Orientem sua vida de acordo com a realidade, a iniciativa e a provisão de Deus. Não se preocupem com as perdas, e descobrirão que todas as suas necessidades serão satisfeitas.34 “Prestem atenção apenas no que Deus está fazendo agora e não se preocupem quanto ao que pode ou não acontecer amanhã. Quando depararem com uma situação difícil, Deus estará lá para ajudá-los”. Mt 6:19-34

Deus está prestes a manifestar seu poder de provisão e abundância para que seu nome seja exaltado nessa terra. 

Ao me ouvir falar sobre esse assunto, não seja arrogante ou prepotente. Não antecipe nenhum julgamento. Apenas tenha um coração simples e puro. Somente os puros verão a Deus. Mt 5:8

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” Mt5:8

Dinheiro é um assunto espiritual...

Extremamente espiritual. Se estivermos debaixo dos princípios e direção de Deus no que se refere ao dinheiro estaremos debaixo da bênção, mas se não seguirmos a direção de Deus estaremos debaixo de maldição, debaixo da regência e governo de um suposto Deus chamado Mamom.

Nós crentes, sempre tratamos assuntos como oração, louvor, santificação, fé, salvação, como assuntos espirituais, mas erramos quando não tratamos sobre dinheiro, dízimos e ofertas como assuntos espirituais. O dinheiro é um assunto altamente espiritual.

Dados importantes a serem considerados

• Já falamos que o Novo Testamento trata desse assunto 3 vezes mais do que fé e salvação. (7957 versículos dos quais 215 versículos relacionados a fé, 218 versículos relacionados a salvação, 2084 versículos tratando de finanças.
• No seu primeiro sermão Jesus abordou essa questão.
• Das 28 parábolas que Jesus contou, 16 tinham dinheiro ou bens materiais como pano de fundo.
• Dos seus 12 discípulos, um era o seu finan ceiro, que diga-se de passagem foi quem o traiu.

Em Mateus 6:24Jesus elevou o status do dinheiro a deus porque existem vertentes nas riquezas que nos lembram Deus. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Mt 6:24

• Segurança -
• Alegria -
• Autonomia -
• Liberdade -
• Autoridade -

Esse assunto é muito importante e precisa ser tratado, mesmo porque é nesta área onde mais temos problemas. 

Enquete junto aos irmãos:

• Quantos estão enfermos aqui nessa noite?
• Quantos estão tristes com alguém porque foram magoados?
• Quantos estão desanimados?
• Quantos estão com problemas de ordem financeira???

Veja com seus próprios olhos que quase todos no nosso meio precisam de respostas na área financeira. Nós crentes devemos tratar o dinheiro como assunto espiritual, não devemos ter receio de tratar sobre o mesmo. Como eu já disse no início dessa palavra, se estivermos debaixo da direção de Deus na administração do dinheiro, estaremos na bênção. Agora se mamom reinar nas nossas finanças e amarmos o dinheiro, estaremos fadados ao fracasso e maldição.

Por isso mamom está tão preocupado em desviar seu foco e roubar sua bênção. Por isso as casas Bahia, Marabras, os grandes magazines, shoppings, agências de viagens, investem pesado nessa época do ano para desviar seus recursos.  

Por que devemos insistir em falar sobre isso???

1. Porque o dinheiro não é neutro!!!

Neutro é o copo descartável, um fio de cabelo, etc.

2. Por que se o diabo tocar nas suas finanças e bens, ele prejudicará sua adoração, ele vai interferir na sua relação com Deus.

O caráter e a riqueza de 
1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era homem íntegro e retotemente a Deus e que se desviava do mal. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente.Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava  a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia continuamente.  1:1-5

 é sujeito à primeira prova
6 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo ? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura,  debalde teme a Deus? 10 Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. 11 Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. 12 Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. 13 Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito, 14 que veio um mensageiro a  e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; 15 de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova.”  1:6-15

Satanás sabe que se conseguir tocar nas suas finanças, sua adoração será comprometida.

Vamos ler alguns textos do livro do Êxodo, para entendermos melhora importância das nossas finanças na adoração ao Senhor.

Através da Sarsa Ardente
Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. 20 Porque eu estenderei a minha mão e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.” Ex 3:19-20

Deus começa a enviar suas pragas
4 Faraó, porém, não vos ouvirá; e eu porei a mão sobre o Egito e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito com grandes juízos. Então, os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando estender a mão sobre o Egito e tirar os filhos de Israel do meio deles. Ex 7:4-5

A praga das rãs
8 E Faraó chamou a Moisés e a Arão e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois, deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR. 25 Então, chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.” Ex 8:8,25

Na nona praga (Trevas)
8 Então, Moisés e Arão foram conduzidos à presença de Faraó; e este lhes disse: Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus; porém quais são os que hão de ir? 9 Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos, e com os filhos, e com as filhas, e com os nossos rebanhos, e com os nossos gados; havemos de ir, porque temos de celebrar festa ao SENHOR. 10 Replicou-lhes Faraó: Seja o SENHOR convosco, caso eu vos deixe ir e as crianças. Vede, pois tendes conosco más intenções. 11 Não há de ser assim; ide somente vós, os homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.
24 Então, Faraó chamou a Moisés e lhe disse: Ide, servi ao SENHOR. Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado; as vossas crianças irão também convosco.” Ex 10:8-11,24

As posses dos hebreus era uma maneira de eles adorarem ao Senhor. Uma vez que faraó retese os animais (dinheiro e posses), a adoração estaria comprometida.  

3. A oferta do crente, colocada no altar segundo o texto de 2Co 9 gera poder!

6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. 8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra; 9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. 11 enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus.” 2Co 9:6-11


Essa oferta gera poder de multiplicação e poder econômico na vida dos irmãos. O mundo grita pelo seu dinheiro no fim ano, mas Deus grita pelo seu coração em todo o tempo!

Quando nós, aqui no culto de celebração, ou na célula pedimos uma oferta, não estamos tirando nada de ninguém, mas estamos dando para os irmãos a possibilidade de crescer economicamente. Pastores e líderes que tem medo de tirar oferta em suas igrejas ou células são egoístas. É muito importante mudar a nossa mente com relação a isso, pois aquilo que temos na mente pode estabelecer limites ou abrir caminhos novos no que se refere às suas finanças.

Precisamos ter plena certeza que se administramos as nossas finanças segundo o que nos ensina a Bíblia, teremos poder proveniente das nossas ofertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...