20171005

Ele prometeu, Ele fará! Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 01/10/17

Ele prometeu, Ele fará! Nm 23:19

“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”                   Nm 23:19

A manifestação da graça e do poder de Deus não é parcial, é sempre conclusivo. Deus é finalizador no sentido de ir até o fim. Uma vez que o pecador é tocado pela graça no novo nascimento, a plenitude das bênçãos sem medidas pode ser experimentada dia após dia até que tudo se cumpra na vida desse cristão. “tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará (desenvolverá) até o dia de Cristo Jesus”. Fl 1:6

Veja essa mesma passagem na versão da Bíblia “A Mensagem”:

Nunca tive a menor dúvida de que o Deus que iniciou esta grande obra em vocês irá preservá-los e conduzi-los a um final grandioso, no dia em que Cristo Jesus se manifestar.

Deus não te deixará desamparado. Ele sempre estará conosco todos dias. Vamos lembras das palavras de Davi: “4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. 6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.” Sl 23:4,6

Jesus nos garantiu a Sua presença todos os dias!

“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mt 28:20b
Muitos são os tesouros incluídos no pacote da salvação. Esses tesouros, num primeiro momento estão ligados à fé em algo que não podemos ver, mas que certamente tem muito valor, pois são bênçãos espirituais. As promessas de Deus são a nossa garantia de êxito e vitória. Pedro diz que podemos viver seguros por essas promessas.

“Dessa maneira, Ele nos deu as Suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina”. 2Pe 1:4

É sempre bom lembrar que Deus é conclusivo, ou seja, Deus cumpre o que promete. Ele não somente nos deu as promessas, mas se encarrega de cumpri-las, uma a uma em nossas vidas. ELE NÃO SOMENTE NOS DÁ SUAS PRECIOSAS E GRANDIOSÍSSIMAS PROMESSAS, COMO TAMBÉM É FIEL E JUSTO PARA TRABALHAR EM NÓS PARA CUMPRIR CADA UMA DELAS DE MANEIRA GENEROSA E AMOROSA.

Não são poucas as promessas que Deus tem pra você!

Milhares de promessas foram feitas ao homem no decorrer da história da humanidade e muito se tem falado sobre o número total de promessas nas Escrituras, mas na realidade é muito difícil precisar o número de promessas. Ao todo, podemos dizer que o Novo Testamento possui 1.104 promessas, no Antigo Testamento, encontramos mais 7.706. Isso significa que sete em cada oito promessas são encontradas no Antigo Testamento.

Mas a referência por excelência do cumprimento das promessas é o Novo Testamento, no qual Jesus, o Messias, inaugura o Reino de Deus, doa o Espírito Santo e nos mostra a ressurreição dos mortos. Deus não muda, n’Ele não há sombra de variação, e a imutabilidade de Deus é confirmada na medida em que suas promessas, uma a uma, estão se cumprindo em nossas comunidades e em nossa vida. Da mesma forma acontecerá também no futuro! Por isso, tome para si as palavras do sábio Salomão, rei de Israel, que disse: “... nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo”. 1Re 8:56

Cabe aqui também dizer que, todo trabalho para cumprir as Suas promessas é do próprio Deus, e o nosso trabalho é ter fé e descansar n’Ele.

“Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” Jr 1:12

Paulo nos lembra de que Ele tem prazer em nos abençoar. “Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o ‘sim’. Por isso, por meio d’Ele, o ‘Amém’ é pronunciado por nós para a glória de Deus.” 2Co 1:20

A promessa serve para suscitar a confiança humana na onipotência de Deus!

O assunto “promessa” é muito importante dentro da fé cristã, seu objetivo primordial é suscitar a confiança humana na onipotência de Deus. É por isso que por diversas vezes, encontramos em passagens bíblicas, juramentos de Deus que confirmam suas promessas, sustentando a fraca confiança humana. Por que é Deus quem promete, temos a certeza de que Ele quer e pode cumprir todas as suas promessas. Charles Spurgeon escreveu: “Se meditarmos nas promessas e levarmos em consideração quem é o autor das mesmas, experimentaremos a doçura delas e obteremos o seu cumprimento”.

É fato, que o Grande Doador nos ama tanto que Ele cria, sustenta e cumpre Suas promessas sobre nossas vidas. Decida crer em Suas promessas e recebê-las! Jo 15:7

Da mesma forma como você tem recebido o cumprimento das promessas de Deus, que você também seja fiel ao cumprir seus próprios compromissos, seus tratos, votos e acordos feitos com seus semelhantes e principalmente com Jesus. O Grande Doador entregou sobre sua vida milhares de promessas. Se Deus se entrega a nós em promessas, devemos entregar-nos a Ele em obediência. Você já observou alguma promessa de Deus que se cumpriu em sua vida? Você crê que as promessas ainda não cumpridas se cumprirão? Creia e experimente o poder da graça agindo sobrenaturalmente.

Se confio em homens, devo confiar plenamente em Deus!

Algum tempo atrás eu estava na cidade de Goiânia, por ocasião da conferência da VINHA. De retorno para São Paulo, entrei apressado no Aeroporto com minhas bagagens e passagem aérea na mão para fazer meu checkin. Cada pessoa com quem falava, funcionário da companhia aérea, fosse homem ou mulher era um estranho para mim. Desde o atendente na fila do checkin até a aeromoça que me recebeu na entrada  da aeronave, todos eram estranhos em quem eu tive de confiar. A passagem que eu apresentei no guichê de pesagem de bagagem, e entrada do saguão de embarque era a garantia de uma viagem de volta a São Paulo. Embora não conhece-se nenhuma daquelas pessoas, tive de acreditar que cumpririam com aquilo que estavam me dizendo. Duvidei eu deles? Não, antes entreguei-lhes a minha vida nas mãos de cada um deles sem hesitação. A grande aeronave voou para São Paulo cortando os céus e me trouxe em segurança para meu destino. Não tinham eles prometido, por meio daquele bilhete, que eu chegaria ao meu destino? Sim, eles prometeram e cumpriram. Eu tive apenas de confiar naquilo que todos aqueles estranhos me disseram.

Deus não é um estranho para nós que somos seus filhos. Ele tem feito centenas, milhares de promessas em Sua palavra. Elas estão registradas para nós nos 66 livros que compões a Bíblia Sagrada. Cremos nelas? Nós que confiamos em homens frágeis, sujeitos a errar, confiamos em Deus também?

Se você sentir uma forte dor no lado direito do abdome, e após consultar o médico ele lhe dizer que será necessária uma imediata intervenção cirúrgica, uma operação de apendicite, o que você fará? Provavelmente você colocará a sua fé nas palavras do médico e se entregará a ele e sua equipe de gente estranha para por eles ser curado.

Eu sei que nem sempre podemos confiar em homens, mas a respeito de Deus... “Não retarda o Senhor a sua promessa...” 2Pe 3:9. “... nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas...”. 1Re 8:56


Se temos fé nos homens, por que não crer em nosso Pai celestial? A fé em Deus é uma das condições para que nossas orações sejam respondidas. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus”. Hb 11:6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...