20171013

Remova todos os seus rótulos negativos! Pr. Edenir Araújo. Culto de Celebração - 08/10/17

10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! 11 Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando 12 e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. 13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; 14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. 15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel...”. At 9:10-15

“43 No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me. 44 Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. 46 Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.” Jo 1:43-46

Introdução

Uma pesquisa feita com 50 crianças constatou que, de 0 aos 8 anos essas crianças ouviram em média 100,000 nãos nesse período. A pesquisa também descobriu que, de cada 10 conversas que os pais tiveram com seus filhos, 9 foram repreensões e apenas 1 elogio ou afirmação. Talvez isso venha explicar porque temos tantos jovens rebeldes e sem perspectiva de futuro entre nós.
O fato, é que por toda a vida, as pessoas estão colocando algum tipo de limite ou rótulo negativo em nós. E nós também estamos rotulando outros. Elas estão dizendo o que podemos ou não fazer. Elas estão nos dizendo quem somos ou quem vamos nos tornar.

As vezes ouvimos coisas boas e edificantes, porque algumas pessoas profetizam sobre nós. São enviados de Deus para nos abençoar e acreditar. Eu mesmo faço isso com os meus filhos e com muitas pessoas que estão próximas a mim. Todavia, muitas palavras negativas se tornaram rótulos que impregnaram em nós, e isso se tornou uma casca, uma barreira limitadora.

Os rótulos negativos que carregamos podem ter três origens:

O Diabo. O diabo é mestre em rotular as pessoas: drogado, cheirador, maconheiro, bêbado, pinguço, pé de cana… e assim vai: marginal, ladrão, adúltero, miserável etc. Talvez você traga em sua vida rótulos colocados pelo diabo: Fracassado, pecador, miserável, incapaz etc. Você precisa rejeitar esses rótulos hoje!

As outras pessoas. Muitos rótulos que carregamos foram colocados pelas pessoas que nos conhecem e que passaram pela nossa vida, como pais, irmãos, amigos, professores, líderes espirituais etc, tais como: fulano não em jeito, não vai conseguir chegar a lugar nenhum, é preguiçoso, não gosta de estudar, ele não sabe o que quer, não acredita, não  tem fé, ele é muito negativo. E são tantos rótulos que você passou a acreditar neles e agir daquela forma.

Nós mesmos. Quantas vezes nós colocamos rótulos sobre a nossa vida e dizemos: “Eu não consigo”, “Eu não tenho disciplina”, “eu sou muito fraco para essas coisas”, ou “eu tenho muita dificuldade de aprender”, “eu não tenho o perfil para fazer grandes conquistas”.

Nós não podemos evitar que o diabo ou algumas pessoas nos queiram rotular de maneira negativa, mas nós podemos rejeitar os rótulos negativos.

Pessoas que foram rotuladas negativamente

Quando Walt Disney era adolescente, seu instrutor de artes disse que ele não era criativo e não tinha imaginação. Disney foi esperto o suficiente para remover aquele rótulo negativo e se tornar o maior produtor de desenhos animados da história de Hollywood.

Albert Eistein só conseguiu falar pela primeira vez aos quatro anos de idade e era descrito como lento e perdido em seus sonhos. O mesmo encontrou dificuldades até os tempos de faculdade, onde ouviu de um professor que ele devesse abandonar os estudos. Pois bem, Einstein é o responsável por várias descobertas da física e autor da Teoria da Relatividade.

Thomas Edison ouviu de um de seus críticos: “Você é burro demais para aprender, suas ideias são fruto de insanidade”. Pois bem, Thomas Edison rejeitou esse rótulo e decidiu continuar a despeito dos rótulos que quiseram imprimir sobre ele.

Saulo foi rotulado de maneira negativa por Ananias, Davi foi rotulado de maneira negativa por seus irmãos, José também recebeu um rotulo negativo de seus irmãos. Ana foi rotulada de maneira negativa por Eli, Neemias foi rotulado de maneira negativa por Sambalate e Tobias, e não será diferente conosco.

Meu pai me rotulou negativamente

Eu recebi muitos rótulos negativos do meu saudoso pai quando era criança. Durante um bom tempo eu me sentia preso e inseguro por conta de rótulos negativos.

Há tempos atrás, minha filha Larissa foi rotulada como problemática. Alguém me disse: “Sua filha tem 12 anos, mas quando ela fizer 18 vai te dar muito trabalho. Eu respondi: O sangue de Jesus tem poder para remover esse rótulo”. A Larissa está com 20 anos hoje, e só me dá alegrias. 
Rótulos negativos são poderosos, mas o único poder que eles tem é o poder que damos a eles. Se decidirmos removê-los, removeremos toda influência negativa e seremos postos em liberdade.

O denominador de sucesso das pessoas que saíram do anonimato para uma carreira exitosa é que elas decidiram remover os rótulos negativos em suas vidas.

O início da Geração de Adoradores

As pessoas gostam de colocar rótulos em nós. Quando nós começamos a Geração de Adoradores, colocaram um rótulo em nós, nos chamando de “fogo de palha” por um bom tempo. Ainda bem que rejeitamos esse rótulo e hoje estamos sendo muito abençoados como igreja.

É assim que diabo trabalha, ele cola uma etiqueta em você, ele rotula você, dizendo que você não vai 
sair do lugar presente e alcançar o lugar desejado. Ele quer fazer você permanecer estagnado e vai continuar rotulando você negativamente.

Rótulos são palavras, palavras são sementes e os nossos corações são os campos onde as sementes são lançadas.

As pessoas vão dizer que você é muito lento, pobre, incapaz, fraco, doente; elas vão dizer que você tem muitos erros, que é ignorante, inculto, etc. elas dirão que você é muito pecador, desajeitado, inseguro. Elas dirão que você não será um bom pai, não prosperará, não fará algo relevante. Elas dirão que você não sabe falar, não vencerá, não emagrecerá, não condicionará fisicamente, etc.

O que fazer diante dessa situação?

Lembre-se que rótulos são palavras, palavras são sementes e os nossos corações são os campos onde as sementes são lançadas.
Vamos começar rejeitando os rótulos negativos dizendo:

Eu sou o que a Bíblia que eu sou; eu tenho o que a Bíblia diz que eu tenho; Eu posso o que a Bíblia diz que eu posso! Eu sou grandemente abençoado, altamente favorecido e profundamente amado pelo meu Senhor!

Rótulos errados, são como placas sinalizadores que vão te levar pra longe do seu destino. Rótulos negativos, desviam você do curso e te deixam perdido.
Quando você anda pelos corredores do supermercado, você idêntica os produtos pelos rótulos. Os rótulos falam a respeito do conteúdo de cada embalagem. Quando recebemos rótulos e aceitamos os rótulos que as pessoas, circunstâncias, ou o próprio diabo nos dá, estamos determinando o que vai no nosso coração. 

O que você ouve e recebe, vai te rotular.
·       
  Se você ouve: Viciado! E recebe esse rótulo, assim você será!
·         Se você ouve: Mentiroso! E recebe esse rótulo, assim você será!
·         Se você ouve: derrotado! E recebe esse rótulo, assim você será!
·         Se você ouve: Divorciado! E recebe esse rótulo, assim você será!
·         Se você ouve: Preguiçoso! E recebe esse rótulo, assim você será!
·         Se você ouve: Solteirona! E recebe esse rótulo, assim você será!
·         Se você ouve: Doente! E recebe esse rótulo, assim você será!
·         Se você ouve: Incapaz! E recebe esse rótulo, assim você será!

Mude isso agora!

Crendo no rótulo que Deus te dá, crendo e confessando, crendo e confessando, crendo e confessando, até que se cumpra o que se diz!

 “Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo (rótulos negativos), tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.” Is 54:17

A história de Raquel

A Bíblia diz que Raquel, morreu ao dar a luz ao seu segundo filho. Aconteceu que ela sentiu muita dor e sofrimento. Antes de morrer, Raquel chamou seu filho de Benoni, que significa “Filho das minhas dores”. Agora imagine alguém passando a vida sendo chamado “filho das minhas dores”.
Jacó, chegando alguns minutos após a morte de Raquel e sabendo que seu filhos havia sido chamado de Benoni, levantou a criança ao alto e disse: Não! Eu removo esse rótulo! Meu filho não se chama Benoni! Ele se chama BENJAMIM que significa: “filho da força, filho do poder, filho da minha mão direita”!
Benjamim cresceu e se tornou um grande líder. Da sua linhagem surgiram vários Reis em Israel.

Remova e rejeite os rótulos negativos!

Quem já teve dificuldade para tirar o rótulo de um produto? Esse é um dos problemas que as donas de casa enfrentam comumente. Eu fui pesquisar na internet qual é a melhor forma de remover os rótulos dos produtos. E sabe o que eu descobri? Que a forma mais eficaz usada até hoje é com o uso de dois elementos: Óleo e Água.

E o interessante é que o óleo e a água são simbólicos na Bíblia. O óleo é símbolo do Espírito Santo e a água aponta para a Palavra de Deus. A sociedade é preconceituosa e rotuladora. As pessoas nos olham e nos rotulam no primeiro contato. Mas, hoje, nós precisamos ser encharcados pelo Espírito Santo para remover os rótulos dos irmãos e aplicar a Palavra e dizer:
Eu sou o que a Bíblia que eu sou; eu tenho o que a Bíblia diz que eu tenho; Eu posso o que a Bíblia diz que eu posso! Eu sou grandemente abençoado, altamente favorecido e profundamente amado pelo meu Senhor!

Ajudando-nos uns aos outros a remover os nossos rótulos negativos

Durante a Segunda Guerra Mundial, os judeus sofreram um dos piores genocídios da história humana. E tudo porque alguém os achava geneticamente impuros e etnicamente
desprezíveis. Nazaré, pois se modernamente ela tem 75 mil habitantes, na época de Cristo  não eram mais que 500 pessoas. Daí, já se começa a perceber a razão do deboche de   Natanael. Na verdade, muitos estudiosos se referem à cidadezinha como obscura e totalmente insignificante, sem nenhuma relevância social, econômica, cultural ou de qualquer outra espécie. Muitas vezes nós como líderes colocamos certos rótulos sobre os irmãos que os deixam desativados. O problema desses rótulos é que nós podemos estar perdendo muita gente boa como Davi. Você pode estar perdendo um grande matador de gigantes! Davi foi um exemplo de alguém que se recusou a aceitar os rótulos que colocaram sobre ele. Mas também foi alguém que soube tirar os rótulos das pessoas. Na primeira equipe de Davi na Caverna de Adulão, só chegou gente rotulada pela sociedade. (I Samuel 22.2) Quatrocentos rotulados. E todos eles se tornaram oficiais do seu exército quando se tornou rei de Israel. A glória do pastor não é receber obreiro pronto, formado, caráter tratado, gente que tem currículo invejável. A glória do líder é pegar aqueles que ninguém acredita e transformá-los em grandes líderes. Porque essa também é a glória de Deus, ativá-lo no corpo até que todos possam dizer: “Esse irmão é uma bênção!” Mas a menos que esses rótulos sejam tirados o corpo não poderá ser devidamente ativado.

16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2Co 5:16-17

Paulo diz que nós não devemos enxergar ninguém mais segundo a carne (2Co 5:16) Interessante que esse versículo vem antes de 2 Coríntios 5.17, que todos conhecem. Então se tudo se vez novo, temos que retirar os rótulos antigos. E Paulo não apenas ensinou isso como ele viveu: Enquanto todos rotulavam Corinto como uma igreja carnal veja como Paulo via os irmãos:

“1 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, 2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 3 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4 Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus; 5 porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; 6 assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, 7 de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, 8 o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.” 1Co 1:1-9

Ele começa sua carta chamando os irmãos de Corinto de santos. Precisamos tirar todos aqueles rótulos que desativam os membros e põe as pessoas de lado. Você quer ativar os de um talento? Então você precisa tirar os rótulos e acreditar mais.

CREIA NO QUE A BÍBLIA DIZ ACERCA DE QUEM VOCÊ É:

16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2Co 5:16-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...