20171019

Vença a batalha por sua mente. Pv 23:7; Rm 12:2. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 15/10/17

Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” Pv 23:7
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2

Introdução

Meu objetivo hoje, é te ajudar a mudar sua mente renovando seu entendimento, pois seu sistema de crenças  determinam quem você é os resultados que você alcança. Crenças e pensamentos errados o manterão derrotado. Crenças e pensamentos corretos o lançarão à sua vitória. As verdades que você crê tem poder para dominá-lo. “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” Pv 23:7

Creia corretamente e você viverá corretamente. O oposto também é verdade: Creia incorretamente ou de maneira errada e você viverá de forma incorreta.

Há uma batalha por sua mente e nós a vencemos pelo poder da crença correta. O lugar onde o inimigo lança seus dardos inflamados é nas nossas mentes.

Pensamentos são gatilhos para as suas emoções.

Por que eu devo mudar meu sistema de valores e crenças?

A importância de mudar os seus valores e crenças é que tudo acontece a partir do nosso interior. Na vida de um cristão tudo acontece de dentro para fora. Estabelecer uma nova base de crenças e valores no pacto da nova aliança é de fundamental importância para que novos resultados proveitosos e duradouros aconteçam.

“Portanto, com a ajuda de Deus, quero que vocês façam o seguinte: entreguem a vida cotidiana — dormir, comer, trabalhar, passear — a Deus como se fosse uma oferta. Receber o que Deus fez por vocês é o melhor que podem fazer por ele. Não se ajustem demais à sua cultura, a ponto de não poderem pensar mais. Em vez disso, concentrem a atenção em Deus. Vocês serão mudados de dentro para fora. Descubram o que ele quer de vocês e tratem de atendê-lo. Diferentemente da cultura dominante, que sempre os arrasta para baixo, ao nível da imaturidade, Deus extrai o melhor de vocês e desenvolve em vocês uma verdadeira maturidade.” Rm 12:1-2 ( A Mensagem)

Deus quer trabalhar de dentro para fora.

Tabernáculo - A planta do tabernáculo foi dada a Moisés de dentro para fora.
Arca da Aliança - A própria arca da aliança que representa a presença de Deus, foi construída de madeira revestida de ouro. O ouro simboliza Deus e a madeira aponta para o homem. Este foi um poderoso sinal do que aconteceria com o homem tempos depois se tornando um com Deus como nós somos hoje. Mas o Maná (Provisão), o Cajado de Arão (Autoridade) e as Tábuas da Lei (Palavra de Deus), estavam dentro da arca. Nesse contexto a arca representa o homem e tudo o que precisamos de Deus já está em nós pela sua incondicional graça.

Deus quer que você olhe para dentro de você! Não falo aqui sobre introspecção e reflexão apenas, mas sobre confiar pela fé no Deus que habita em você.
Deus vê o coração - Outro exemplo sobre esse princípio de Deus trabalhar de dentro para fora está em 1Sm 16:7. Ao escolher o futuro rei de Israel, Samuel considerou a aparência exterior de Eliabe, um dos filhos de Jessé. Todavia, Deus rejeitou a Eliabe e a escolha de Samuel. A exortação de Deus foi... Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” 1Sm 16:7 

Os homens são inclinados a cuidar do exterior, daquilo que é visível.

Isso é um fato! Milhares de cristãos se adornam exteriormente para irem aos cultos de celebração aos domingos. Se maquiam e se vestem bem para os encontros diversos nas células e eventos ocasionais. Todavia, cabe aqui o ditado dos nossos amados irmãos de Minas Gerais: Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.

Devemos mudar nosso sistema de crença para recebermos graça, para recebermos favor de Deus.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2

Boa, perfeita e agradável vontade de Deus é a plenitude da graça.

Precisamos formatar nosso software. É isso que precisamos fazer. Existem muitos vírus que corrompem o sistema da graça afastando o homem do favor de Deus. Quando digo formatar, quero dizer que devemos cortar todo mal pela raiz.

O conhecido apóstolo da graça, foi um grande instrumento nas mãos de Deus principalmente por que era focado na palavra de Cristo. Aos Filipenses ele escreveu: “13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Fl 3:13-14

O Sumo Sacerdote representava e santificava o povo diante de Deus

“36 Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao SENHOR. 37 Atá-la-ás com um cordão de estofo azul, de maneira que esteja na mitra; bem na frente da mitra estará. 38 E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade concernente às coisas santas que os filhos de Israel consagrarem em todas as ofertas de suas coisas santas; sempre estará sobre a testa de Arão, para que eles sejam aceitos perante o SENHOR.” Ex 28:36-38

Arão foi o primeiro Sumo Sacerdote e foi uma representação do que é Cristo. Nas vestes sacerdotais, Deus estabeleceu que uma lâmina ou placa dourada fosse colocada na Mitra (Um tipo de turbante que cobria a cabeça do sacerdote) deveria estar sobre a cabeça do Sacerdote com os dizeres “Santidade ao Senhor” para que todo o Israel fosse aceito diante do Senhor. Os dizeres “Santidade ao Senhor” na testa do Sumo sacerdote era uma representação de consagrar os pensamentos ao Senhor.

Agora veja que o povo não tinha condições de se achegarem ao Deus Santo, mas o Sumo Sacerdote era Santo ao Senhor, e a santidade do sacerdote santificava o povo. Assim, Deus julgava o seu povo com base em seu Sacerdote. A mente santa do Sacerdote, santificava todo o povo.

Santidade deve começar na nossa mente e pensamentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...