20171212

2018 O ano da bondade. Sl 65:11. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 10/12/2017

Coroas o ano da tua bondade; as tuas pegadas destilam fartura. Sl. 65:11
Nesse final de ano quero fazer uma declaração profética sobre o próximo ano. Não é uma declaração baseada em algo que nós mesmo faremos, mas é a visão de Deus para nós. Esse será o ano coroado com a bondade do Senhor e, nessa bondade caminharemos pelas veredas que destilam fartura e abundância.

Há três palavras chaves nesse texto: coroar, bondade e fartura. Vamos entender o sentido delas no original hebraico e entender como desfrutamos de um ano coroado da bondade de Deus.

A palavra “atar” (Coroar)
A palavra coroar no hebraico é “atar” que significa cercar, rodear. Então a coroa aqui não é necessariamente algo que se coloca na cabeça, mas algo que nos cerca ao derredor. Ser coroado de bondade significa ser cercado e envolvido com a bondade de Deus.

A palavra atar também pode significar proteção. Seremos rodeados pela bondade de Deus para proteção. Nesse ano você será marcado por Deus para proteção.
Pois tu, SENHOR, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência. Sl. 5:12
Nesse versículo do livro de Salmos a palavra cercar é “atar” no hebraico. Veja que aqui ela é traduzida como cerca de proteção porque somos protegidos como que por um escudo. Benevolência poderia ser traduzido como favor. Ter o ano coroado de bondade significa desfrutar da proteção de Deus por causa do seu favor.

A palavra “tov” (Bondade)
A palavra bondade é a “tov” no hebraico. “Tov” significa bom ou bondade.

Esse ano será coroado por Deus e cada dia, cada semana e cada mês serão coroados de bondade. Davi disse que a bondade e a misericórdia nos seguiriam todos os dias da sua vida.

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre. Sl. 23.6

Você precisa estar consciente dessa bondade. Estar consciente de algo é ter completa certeza. Se Você tem uma certa quantia de dinheiro na sua conta você sabe disso e está consciente disso, por isso conta como certo. Esteja consciente da bondade de Deus a cada dia e então veja o que ela fará por você.

Como podemos desfrutar dessa bondade?

No verso 4 lemos sobre como pode nos posicionar debaixo dessa bondade.

Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa—o teu santo templo. Sl. 65:4

A bondade é encontrada na casa de Deus. O Senhor vai coroar o ano da sua bondade, mas essa bondade fluirá da vida da Igreja. Invista tempo para vir adorar, receber a palavra e contribuir para o crescimento da Casa de Deus.

A palavra “deshen” (Fartura)

O sentido primário da palavra “deshen” é abundância, gordura, fartura e fertilidade. A bondade de Deus será prosperidade e abundância na sua vida.

Cinzas

Mas a palavra “deshen” também tem um outro significado muito interessante, significa cinzas. Os dois sentidos parecem não ter nenhuma relação um com o outro, mas eu creio que há uma ligação espiritual.

Na oferta pelo pecado o animal era queimado fora do arraial até as cinzas.

Mas o couro do novilho, toda a sua carne, a cabeça, as pernas, as entranhas e o excremento, a saber, o novilho todo, levá-lo-á fora do arraial, a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará sobre a lenha; será queimado onde se lança a cinza. Lv. 4:11-12
O que significam as cinzas? É o resultado de queimarmos uma substância até que ela não possa mais ser queimada. Significa que o julgamento veio sobre ele e esse julgamento foi exaurido, não havendo mais nada para ser julgado e condenado pelo fogo. A cinza fala de um uma obra completa, totalmente consumada.

O fogo morre quando a substância se transforma em cinzas. As cinzas representam o fim, a consumação. As cinzas são a lembrança do que o Senhor declarou na cruz: “Está consumado!” Ele recebeu todo o juízo. Não há mais nada para ser julgado.

Creio que a relação entre fartura e as cinzas da obra consumada são claras. II Coríntios 8:9 lemos que o Senhor se fez pobre na cruz para que pela sua pobreza nos tornássemos ricos.
Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos. II Cor.8:9

A base da prosperidade é a grande troca do Calvário.

Quando entendo o sentido das cinzas eu desfruto do perfeito suprimento de Deus.

Por fim lemos que são as pegadas do Senhor que destilam fartura. Se ele deixou pegadas é porque ele está adiante de nós, ele vai à frente. O Senhor quer que sigamos as suas pegadas. E se as suas pegadas destilam prosperidade, então coloque os seus pés ali.
Há um texto na Palavra de Deus onde as palavras “tov” e “deshen” aparecem justas. Está em Isaías 55:2
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Is.55:2
Quando comemos o que é bom (tov) nós nos deleitaremos com finos manjares (deshen). Sempre que provamos da bondade o resultado é fartura e prosperidade.

Mas isso só acontece quando ouvimos atentamente. Invista tempo ouvindo a palavra pregada a cada semana. Não ouça apenas uma vez, continue ouvindo para que a fé flua no seu coração. A ordem do Senhor é apenas essa: “ouça atentamente!” Quando ouvimos provamos a bondade e o resultado é prosperidade e fartura.


O ano de 2018 será coroado o ano da tua bondade; e as pegadas do Senhor vão destilar fartura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...