20180201

Deus é Melhor do que Você Imagina. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 27/01/18


“20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” Ef 3:20-21
Temos enfatizado a bondade de Deus dizendo que Deus é bom, mas quero começar minha pregação dizendo algo além disso: Deus é melhor do que você imagina! SIM! DEUS É MELHOR DO QUE VOCÊ IMAGINA!

Quando afirmamos que Deus é melhor do que você imagina a primeira coisa que temos que fazer é mudar nossa maneira de pensar a respeito d’Ele. Eu afirmo também que nos dias de hoje muitas pessoas tem uma ideia errada de Deus. Digo isto porque muitas pessoas atribuem coisas ruins a Deus dizendo que “Deus permitiu”. Alguns dizem coisas piores do tipo: “Deus está pesando a mão sobre o fulano”.

Uma imagem “crença” errada sobre Deus produzirá um comportamento errado
As pessoas dizem que Deus é bom, mas creditam a Ele a causa do câncer. As pessoas dizem Deus é bom, mas dizem que Ele é o causador de desastres aéreos e naturais. As pessoas dizem Deus é bom, mas vez ou outra dizem, Deus pesou a mão sobre o fulano. Outros, para escapar deste pensamento vergonhoso afirmam: “Deus permitiu Isso”. Em vez de dizerem “Deus causou isso”. Muitos estão dizem com isso que Deus Pai é cruel com seus filhos, assim atribuem maldade a Deus.
Alguns pensam que Deus permite o mal para depois usar de misericórdia.
Isso seria como quebrar o braço de meu filho para depois demonstrar minha capacidade de consolá-lo, usando minhas habilidades para recolocar o osso quebrado no lugar. Digamos que um dos meus filhos me desobedece, e como forma detrata-lo, eu o privasse de comer. Outro filho me aborrece e decido colocá-lo pra dormir no chão gelado. Qual pai ou mãe presente neste lugar faria tal coisa?
Se eu fizesse com meus filhos, o que muitas pessoas pensam que Deus faz com os Seus filhos, meus filhos seriam levados pelo conselho tutelar e eu certamente seria preso por abuso infantil.
Vamos ler o que Jesus disse a respeito disso.

“11 Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? 12 Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? 13 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lc 11:11-13
Deus é bom e isso afeta a vida em todas as áreas
“Deus é bom” e isso é mais do que um pensamento positivo, mais que um conceito teológico, mais que uma afirmação bíblica. “O que vem à nossa mente quando pensamos sobre Deus é o mais importante a nosso respeito.” A.W. TOZER

Quando experimentamos a Sua bondade, nossa vida é afetada em todas as áreas.
Num mundo marcado por medo, doenças, crises econômicas, incertezas e desesperança, a sua crença sobre a Deus revela como você reagirá às provações e circunstancias da vida. A visão que você tem de Deus afeta tudo e determina a sua relação com ele.
“Deus é melhor do que você imagina...” não e uma realidade de todos.
Quando podemos dizer “Deus é melhor do que imaginamos...?”
1. Quando temos revelação de quem Ele é e daquilo que Ele faz.
Muitas pessoas passaram por decepção
Já ouvi pessoas dizerem que não acreditam mais em Deus, pois passaram por grande decepção ou por perda trágica. Já ouvi alguns crentes que ficaram desapontados com Deus porque não foram atendidos como esperavam enquanto passavam por momentos difíceis em suas vidas. Com todo respeito e consideração por aqueles que passaram por momentos difíceis em suas vidas, Deus não mudou. Ele continua o mesmo ainda que a crença de alguém n’Ele tenha mudado. Deus não muda porque minha crença n’Ele muda, Ele continua sempre o mesmo.
A Bíblia diz que Ele é Bom
Muitas são as dores dos ímpios, mas a bondade do Senhor protege quem nele confia. “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá.” Sl 32:10
 Levaríamos toda a eternidade para falar acerca de sua bondade e não conseguiríamos falar tudo. Porquanto a bondade de Deus é inesgotável.
“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” Rm 8:32
Não resta duvida que Deus pode transformar qualquer situação difícil para o nosso bem.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rm 8:28
A diferença entre disciplina de Deus e ataque maligno
O mais devastador acerca do pensamento que Deus é mal, compromete fundamentalmente nossa capacidade entre discernir entre a disciplina de Deus e ataque maligno.
Muitos estão passando por algum ataque maligno e acham que isso é plano de Deus para o seu bem. Essa é uma fraqueza que não podemos dar ao luxo de continuar tendo. Muitos estão pensando que Deus intentou aquilo para o seu bem. Esse tipo de pensamento contamina nossa capacidade para discernirmos as obras do Diabo. Fazer o homem pensar o Deus é mal é um dos maiores triunfos do nosso inimigo. Deus não promove coisas ruins, o Diabo é quem faz isso.
“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”  Jo 10:10
As coisas plantadas por Jesus e as coisas plantadas pelo Diabo
Não é complicado entender isso. Perda, morte e destruição foram às coisas plantadas pelo Diabo quando ele tem influencia nas situações e ocasiões. Não deveria ser difícil distinguir as duas coisas, pois, Jesus veio destruir as obras do Diabo. Deus é tão bom pra nós que veio destruir as obras do Diabo.
“Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” 1Jo 3:8b
Jesus é o bom pastor e como bom pastor o que Ele nos dá é a vida abundante.
Quando podemos dizer “Deus é melhor do que imaginamos...?
2. Quando cremos que Sua bondade está além da sua compreensão, mas não aquém do seu coração.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...” Rm 8:28a
Às vezes nós não compreendemos as entrelinhas dos processos da vida, não temos respostas, nós apenas  “Sabemos”. “Saber” no grego é “Eido”, que significa “perceber”. Eu apenas percebo que Deus é bom e experimento de Sua bondade.
Precisamos mudar a nossa maneira de pensar para entendermos o plano maravilhoso que Deus tem para nós.
Precisamos de uma mente celestial, pois o conceito bíblico da mente renovada é a solução para este problema. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm12:2
Nesta passagem de Romanos, a mente renovada experimenta a vontade de Deus. E isso é fascinante, pois quando você entende o que é a bondade e a vontade de Deus, você diz: “Seja feita a Tua vontade aqui na terra como é feita no céu”.
Podemos dizer que a mente renovada é a vontade de Deus feita aqui na terra. A gente vê isso maravilhosamente na vida e no ministério do Senhor Jesus, pois Ele acalmou a tempestade, curou os enfermos, multiplicou alimentos e realizou inúmeros milagres.
Se tivermos uma mente renovada faremos o mesmo que Jesus fez. Saberemos que nossa mente foi renovada quando o impossível parecer lógico. Bill Johnson disse: “A bondade de Deus está além de nossa compreensão, mas não além daquilo que podemos experimentar. Nosso coração nos levará onde nossa mente não consegue chegar”.
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós...” Ef 3:20
_“Infinitamente mais do que tudo quanto pedimos...” é uma frase poderosa. É a bondade de Deus muito acima de nossas petições. Essa frase fala acerca do impacto das nossas orações feitas por clamor no silencio de nosso coração.
O que Deus faz por nós está além do alcance da nossa oração mais grandiosa no nosso melhor dia com o maior nível de nossa fé.
“... mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos...” é a bondade de Deus acima de nossa imaginação. Esta afirmação é muito poderosa e trata do impacto na nossa imaginação. Sua promessa e compromisso conosco é nos levar além de nossas imaginações e executar o impensável em nosso favor.
Bondade de Deus acima de minhas expectativas
Desde a minha conversão, Jesus se tornou a perfeição da manifestação da bondade de Deus. Ele me resgatou de tudo que queria me destruir e me trouxe a um relacionamento com Ele, onde pude descobrir mais de Sua bondade.
Quando podemos dizer “Deus é melhor do que imaginamos...?
3. Quando você acredita que as impossibilidades humanas, pela fé tornam-se realidades pela bondade divina.
Ele recompensa aqueles que querem conhecer seu coração bondoso.
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hb 11:6
A impossibilidade humama soa como fim. Todavia a bondade pode transformar isso num novo começo para finalizar com o nosso triunfo.
José do Egito, na cisterna no deserto enfrentou a impossibilidade humana, mas a bondade de Deus o fez recomeçar e o levantou como a segunda maior autridade do Egito. Moisés no deserto de Sim enfrentou a impossibilidade humana. Todavia, a bondade de Deus o transformou no libertador dos Hebreus. Ester no tempo da escravidão enfrentou a impossibilidade humana. Todavia, a bondade de Deus a transformou na rainha dos Medos e Persas! Sadraque, Mesaque e Abede-nego na fornalha de fogo ardente enfrentaram a impossibilidade humama. Todavia, a bondade de Deus levantou aqueles jovens como grandes governadores da Babilônia!” Davi enfrentou a impossibilidade humana diante do gigante Golias. Todavia, a bondade de Deus o conduziu em triunfo até ser rei em Israel. Elias enfrentou a impossibilidade humana diante dos 450 profetas de Baal e 400 profetas do poste ídolo. Todavia a bondade de Deus o fez orar e cair fogo céu. Daniel na cova dos leões enfrentou a impossibilidade humama. Todavia, a bondade de Deus transformou leões famintos em gatinhos inofensíveis. Jonas, enfrentou a impossibilidade humana na barriga de um grande peixe. Todavia, a bondade de Deus o arrancou do ventre do ventre da baleia e o fez missionário em Nínive. João, exilado na ilha de Patmos enfrentou a impossibilidade humana. Todavia, a bondade de Deus, o levou a escrever a maior revelação de todos os tempos, o Apocalipse! Jesus morto na cruz, enfrentou a impossibilidade humana. Todavia a bondade e poder de Deus o ressuscitou e deu a Ele todo o poder no céu e na terra!
Por isso, se o diabo disser a você que é impossível realizar seus sonhos e planos, a bondade e o poder de Deus se manifestará e um grande milagre acontecerá!
Creia nisso!
Minha fé pode ir somente até onde vai meu entendimento da bondade de Deus. As impossibilidades humanas tornam-se realidades pela bondade divina.
 Quando podemos dizer “Deus é melhor do que imaginamos...?
4. Quando você acredita que o melhor de Deus ainda está por vir.
Nós não caminhamos como os discípulos de Emaús para o entardecer da história. Não estamos fazendo uma viajem rumo ao acaso. Nossa jornada é para o romper da alva. Você não viu seus melhores dias. Você não pode sentar e dizer que já viu os seus melhores dias Pelo contrario, Deus está colocando o orvalho em seu deserto. Ele tem promoção pra você, tem a oportunidade que você jamais sonhou ou pediu, oportunidade que você jamais conseguiria com seus próprios esforços.
O fim da nossa jornada não será um túmulo frio coberto de pó, mas uma eternidade cheia de glória, onde reinaremos para sempre com Cristo. Aqui, como Rute, cruzamos vales e montes, atravessamos pontes estreitas e pântanos lodacentos. Aqui nosso corpo é surrado pela doença e até tomba pela fúria implacável da morte. Mas, a morte não tem mais a última palavra em nossa vida.
Seguimos as pegadas daquele que arrancou o aguilhão da morte. O nosso Redentor é a Ressurreição e a Vida.
Não estamos viajando num barco que afundará nas águas turvas do mar da vida. Em breve, a trombeta de Deus soará. Em breve, a voz do arcanjo será ouvida. Em breve todos os inimigos serão colocados debaixo dos pés do nosso Senhor. Em breve todo joelho se dobrará e toda língua confessará que ele é Senhor. Em breve, deixaremos esse corpo de humilhação e seremos revestidos com um corpo de glória. Em breve, estaremos para sempre com o Senhor. Não importa se agora o caminho é estreito. Não importa se os inimigos são muitos e estão furiosos contra nós. Nosso destino é glória e é o nosso Senhor bondoso e vitorioso que nos conduzirá ao lar!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...