20180409

O que fazer quando não se sabe o eu fazer? Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 08/04/18


“1 Depois disto, os filhos de Moabe e os filhos de Amom, com alguns dos meunitas, vieram à peleja contra Josafá. 2 Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. 3 Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá. 4 Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR.” 2Cro 20:1-4
Introdução
  • Você já esteve em uma situação como essa em que a circunstâncias parecem totalmente sem esperanças?
  • Situações em que você se sentiu imobilizado e oprimido pelos desafios a sua volta, sem saída ou sequer um alívio temporário a vista?
  • Você já enfrentou situações que lhe parecem muralhas intransponiveis?

Esperança para tempos de desesperança
Em nossas vidas pode haver épocas em que parece que nossos desafios chegam a nós simultaneamente de todas as direções e estamos totalmente inundados por problemas após problemas.
Talvez a tenção de uma dificuldade financeira tenha levado a rupturas em seu casamento, bem como o desenvolvimento de um problema médico e uma forte opressão mental. Sob o peso acumulado de tudo isso vindo contra você de uma só vez, você se sente como se toda a sua vida estivesse fora de controle e desmoronando.
Josafá e o povo de Judá passaram por essas aflições
Quando os exércitos de saqueadores de Moabe, Amom e do Monte Seir se levantaram contra Jerusalém, Josafá, Rei de Judá convocou um estado de emergência e reuniu todo Judá para buscar ajuda do Senhor. Todos os homens de Judá, com suas mulheres e filhos colocaram-se diante da casa do Senhor com rostos sombrios esperando ansiosamente para ouvir o que seu rei tinha a dizer. Ele sabia o que os exércitos de seus inimigos eram muito maiores que o seu e o medo de perder tudo o que tinham esmagava seus espíritos. Algumas das mulheres choravam incontrolavelmente temendo pela vida de seus maridos na batalha iminente. Seus filhos que nunca haviam testemunhado seus pais e familiares tão atemorizados e abatidos apenas esperava o rei falar com uma tranquilidade atípica.
Foi exatamente isso o que aconteceu com a pequena tribo de Judá quando foi cercada em todas as frentes por três exércitos poderosos sanguinários, que avançavam rapidamente em direção a eles (2Cro 20:1-4). Com seus inimigos impiedosamente empenhados em aniquilados e a todos os habitantes de Jerusalém, a situação era desoladora e sem esperança, e parecia que ele se dirigiam a um fim trágico.
Dia após dia a circunstâncias parecem estar se deteriorando rapidamente, apesar de seus esforços para resgatar as coisas. Nesses tempos de desespero...
... o que você faz quando honestamente não sabe o que fazer?
Acredito que a resposta pode ser encontrada no relato bíblico da batalha de Josafá. Ali há muitas pérolas preciosas e práticas de sabedoria das quais você e eu podemos nos beneficiar, especialmente no tocante a enfrentar uma grande pressão e sentir-se paralisado pela simples grandeza dos adversários que nos rodeiam.
Josafá teve medo!
Só quero chamar a sua atenção para o fato de que ao ser informado de que uma grande multidão estava vindo contra ele, Josafá temeu. É isso mesmo, a primeira reação de Josafá foi o medo! Então, Josafá teve medo...” 2Cro 20:3
Não sei sobre você, mas isso me dá esperança. Sou muito grato por que a palavra de Deus não censura os detalhes pouco gloriosos, e nos da um retrato autêntico de quem Josafá era. Ele era não somente um valente guerreiro sempre cheio de fé e dotado de uma dose desproporcional de coragem impetuosa sempre para derrubar os inimigos, não era ele um sujeito assim. Ele era um sujeito comum, ele era como nós. Quando ouviu o relato negativo acerca de seus inimigos, ele fez o que eu e você teríamos feito, ele entrou em pânico.
Cercado pelo medo, josafá decidiu buscar ao Senhor!
Mas o que diferenciou Josafá foi que, mesmo quando estava com medo, a primeira coisa que ele se pôs fazer foi buscar o Senhor (2Cro 20:3). Isso é algo que eu e você também precisamos aprender a fazer sempre que estivermos com medo. Em vez de se lançar no abismo da derrota saiba que quando você está se sentindo sobrecarregado pelas circunstâncias, esse é o momento de buscar o Senhor. Certamente não é o momento de fugir de Deus ou de ficar amargo, irritado, frustrado e decepcionado com Ele.
Deus não é autor dos seus problemas ele é autor e consumador da sua fé, vitórias e sucesso.
Josafá nos mostra que não há problema em ter medo, todos nós experimentamos crises de medo de vez em quando. Deus não o condena quando você está com medo. Mas quando você receber um relatório médico negativo ou algumas más notícias sobre sua família ou empresa, determine-se a buscar o Senhor. Jesus é a sua resposta! Seu amor perfeito por você irá lançar fora todo medo. O apóstolo João disse que Deus é amor e o amor lança fora o medo.
O que fazer quando não se sabe o que fazer?
1. Tenha uma verdadeira esperança Bíblica. 2Cro 20:6
Depois de haver reunido todo Judá com ele, Josafá ficou diante do povo na casa do Senhor e orou:
“e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.” 2Cro 20:6
O que você vê nas palavras da oração de Josafá? Em vez de reafirmar seus medos ao Senhor e lamentar-se de quão inferior em poderio bélico era sua pequena tribo em relação aos seus inimigos, Josafá centrou sua oração e pensamento sobre quão grande e poderoso seu Deus verdadeiramente é. Ele proclamou corajosamente que ninguém é capaz de resistir ao Senhor. Ninguém, nem mesmo os poderosos guerreiros de Moabe, Amom e do monte Seir!
Esperança Bíblica
Em meio a uma situação desesperadora, Josafá esperou no Senhor. Chamo isso de esperança bíblica. A esperança é uma bela palavra na Bíblia, no Novo Testamento (Rm 5:5), “esperança” é a palavra grega elpis, definida como:
·         “uma expectativa favorável e confiante”
·         “a feliz expectativa do bem”.
Isso significa que quando você espera no Senhor, há uma alegria em seu semblante (dito de maneira simples, um sorriso em seu rosto). Há em seu coração uma confiante segurança de que, por mais sombrias que as circunstâncias pareçam ser, ainda não acabou.
Deus está agindo nos bastidores em seu favor e transformando a situação a sua volta para o seu bem (Rm 8:28). Ele está preparando uma mesa para você na presença do seus inimigos (Sl 23:5). Todos os seus abundantes recursos celestiais, seu poder, cura, restauração, livramento, favor, provisão, ajuda, conforto e amor estão com você e do seu lado, esperando para serem liberados sobre você. O Senhor, seu Deus, abrirá as janelas do céu sobre a sua vida e derramará sobre você uma benção tal, que não haverá espaço suficiente para recebê-la!
Quando toda nossa esperança e confiança estão nele, podemos contar com suas promessas a nós. Ele repreenderá o devorador pelo nosso bem e não permitirá que o inimigo tome o que nos pertence por direito.
O mau uso da palavra esperança
Infelizmente, a maneira como a palavra “esperança” é utilizada em nosso vocabulário moderno, é totalmente diferente e, às vezes, até mesmo oposta à maneira como a Bíblia a define.
Quando usamos a palavra “esperança” hoje, dizemos coisas como:
·         “espero conseguir esse emprego”
·         “espero que não chova amanhã”.
O modo como usamos a palavra tem uma conotação de incerteza, dúvida e ambivalência.
Muitas vezes chegamos a usar a palavra esperança em sentido negativo, como se esperasse o pior. Por exemplo, podemos dizer: “Espero que o relatório médico não seja ruim”, em um tom cheio de medo, apreensão e insegurança. Essa não é a esperança da Bíblia.
A Esperança que Não Decepciona
A palavra de Deus declara que “a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração” (Rm 5:5). A versão NVI diz: “A esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu”.
Nós podemos ter verdadeira esperança, uma clara, alegre e confiante expectativa do bem, quando cremos corretamente no quanto Deus nos ama! Há uma correlação direta e proporcional entre a esperança e a crença correta no amor de Deus por você. A esperança brota em seu coração quando você crê que Deus o ama. Você pode ter uma confiante expectativa do bem porque tem um Deus bom, que nunca o deixará na mão.
Não importa quão adversa sua situação possa parecer hoje, deposite a sua confiança no Senhor. O homem pode nos decepcionar e desapontar, mas Deus nunca falha. O Salmo 118:8-9 nos diz isso com clareza: 8 Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem. 9 Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar em príncipes.” Sl 118:8-9
Observe os resultados quando fazemos isso, apesar de ser atacado em todas as frentes, o salmista é capaz de declarar corajosamente:
10 Todas as nações me cercaram, mas em nome do SENHOR as destruí. 11 Cercaram-me, cercaram-me de todos os lados; mas em nome do SENHOR as destruí. 12 Como abelhas me cercaram, porém como fogo em espinhos foram queimadas; em nome do SENHOR as destruí. 13 Empurraram-me violentamente para me fazer cair, porém o SENHOR me amparou. 14 O SENHOR é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou.” Salmo 118:10-14.
Você quer saber por que o salmista podia depositar sua confiança no Senhor em vez de no homem? O segredo é revelado na maneira como esse salmo começa e termina. O primeiro versículo é um enfático: “Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” (Sl 118:1); e o salmo termina de modo idêntico: “Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” (Sl 118:1)
Meu amigo, espere no Senhor porque ele é bom e seu amor por você dura para sempre! independente de quão difícil, impossível ou terrível, a situação atual possa ser, você pode ter uma expectativa positiva, otimista e confiante do bem, por você saber e crer que o seu Deus é bom e que o seu amor por você permanece por toda eternidade. Você é a menina dos seus olhos! Essa esperança nunca decepciona, o que isso significa que as suas maiores vitórias estão por vir.
O que fazer quando não se sabe o que fazer?
Após Josafá ter buscado o Senhor e orado perante toda a congregação de Judá, o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel e ele falou as palavras do Senhor.
“15 e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. 16 Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel. 17 Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.” 2Cro 20:15-17
Ao ouvir essas palavras de esperança, todo o Judá se humilhou perante o Senhor, curvando-se diante dele e adorando-o. Hoje o Senhor está me dizendo as mesmas palavras na sua situação. Espere nele porque ele o ama! Você não tem que viver com medo e desânimo quando sabe que a batalha não é sua, mas do Senhor. Fique parado e veja o livramento do Senhor. A batalha é dele e você não terá de lutar nela.
O que fazer quando não se sabe o que fazer?
2. Fique parado! 2Cro 20:17
Fique parado e veja o livramento do Senhor na situação que o aflige! É o que você precisa fazer! “Mas pastor, se eu ficar parado nada acontecerá”. Meu querido, ficar parado não é inatividade ou ficar sem fazer nada. É ter uma postura de esperança e envolve manter a sua esperança ancorada na pessoa de Jesus, e ter uma expectativa certa e confiante da bondade de Deus.
Quando os exércitos saqueadores de Faraó estavam atacando os filhos de Israel, obcecados por aniquila-los, Moisés simplesmente declarou aos israelitas aterrorizados:
“não temais, aquietai-vos e vede o livramento do Senhor”.  Êx 14:13
Para enxergar é necessário aquietar-se. No hebraico é Yatsab que é “fixar-se”.
A palavra hebraica para livramento é Yeshua, que é de fato o nome de Jesus. Assim, a salvação é a pessoa de Jesus e ele está com você. Quando você se encontrar em uma situação desesperadora, aprenda a se posicionar, fique parado e veja o poder libertador da obra de Jesus para o seu bem. Ele nunca deixará nem o desamparará (Hb 13:5). E quando você centralizar a si mesmo, seus pensamentos, crenças e esperanças em Jesus, Ele irá conduzi-lo quanto ao que fazer, assim como conduziu Josafá há uma vitória triunfante sobre os seus inimigos.
O que fazer quando não se sabe o que fazer?
3. Creia no Senhor e nos seus profetas.
O clímax da história: Crer em Deus e nos seus profetas!
Estamos prestes a chegar ao clímax da história. Você está pronto para ler a respeito da Batalha de Josafá? A Bíblia nos diz:
“Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.” 2Cro 20:20
Quero incentivá-los a memorizar essa passagem simples e poderosa, chamo isso de visão 20/20, porque esse versículo se encontra no capítulo 20, versículo 20. Ter visão 20/20 é ter o que os oftalmologistas consideram uma acuidade visual saudável. Isso significa que você não sofre de miopia ou falta de visão e a capaz de ver com clareza quando fica a 6 metros de distância do cartão de letras do exame de vista.
Se você deseja ter acuidade visual espiritual e uma visão 20/20 do bem que Deus tem pra você em seu futuro, creia no Senhor e nas palavras de seus profetas (os pastores e pregadores que Deus colocou em sua vida). Esse é o poder da crença correta. Não seja míope e preso o seus desafios atuais, correndo por aí desnorteado, tentando resolver seus problemas por sua própria força. Deus não quer que você viva em um perpétuo estado de incerteza, ansiedade, estresse e medo.
Creia no Senhor o seu Deus e você será estabelecido. Creia nos seus profetas e você prosperará. Creia que as batalhas que você está enfrentando pertencem ao Senhor!
Quando você crer corretamente, experimentará a verdadeira esperança da Bíblia e começará a viver com uma expectativa segura, alegre e confiante do bem, independentemente das suas circunstâncias atuais. Muitos estão lutando por que não creem no Senhor, não creio na sua palavra e não tem o seus profetas. A crise deles é uma crise de crença, por isso é tão essencial compreender o poder da crença correta. Crer corretamente sempre produzirá viver corretamente. Se você conseguir mudar aquilo em que crê, conseguirá definitivamente mudar sua vida e começar a viver com esperança, alegria e confiança.
A Estratégia militar incomum de Josafá
Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.” 2Cro 20:21
Pouco antes do Exército de Judá marchar em direção ao campo de batalha, Josafá consultou o povo. Então ele fez uma coisa muito incomum. Nomeou adoradores para cantar louvores ao Senhor em frente ao exército. Essa foi uma estratégia militar muito peculiar para dizer o mínimo. Pergunte a qualquer especialista em guerra. Ninguém o aconselharia a enviar seus músicos no campo de batalha, muito menos posiciona-los bem na frente, a menos que você deseja a morte deles.
Do pouco que sei sobre estratégias de guerra, você precisa enviar suas forças de elite em primeiro lugar, como as dos Exército ou da Marinha para reunir informações ou atacar alvos chave. E eles devem operar camuflados para obter vantagem tática contra seu inimigo. Um grupo de adoradores louvando a Deus na maior alta voz e entregando sua própria posição ao inimigo soa mais como uma missão suicida do que como uma boa estratégia militar.
Mas lembre-se de que essa não era uma batalha comum, a batalha pertencia ao Senhor e a palavra registra que: Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados.” 2Cro 20:22
Deus causou confusão entre os acampamentos dos inimigos e em vez de irem contra Judá, os soldados de Amom e de Moabe formaram uma aliança para “matar e destruir totalmente” os habitantes do Monte Seir. Então, após aniquila-los totalmente, eles se voltaram uns contra os outros até que todos estavam mortos. “Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, tendo eles dado cabo dos moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se.” 2Cro 20:23
Judá se prepara para enfrentar os 3 exércitos
Em todo esse tempo, enquanto seus inimigos estavam destruindo uns aos outros, os adoradores de Judá estavam louvando a Deus, alheios os ao que se passava entre o seus inimigos. Então, ao chegarem ao local com vista para o campo de batalha, ele se prepararam para um ataque total das forças combinadas de três diferentes inimigos.
Imagine seus rostos ao verem em vez disso os cadáveres daqueles que seriam os seus executores espalhados por todo vale. A destruição de seus inimigos foi tão completa que a Bíblia registra: “Sem nenhum sobrevivente”. 2Cro 20:24
Louve ao Senhor porque Ele é bom
Judá não desembainhou uma única espada naquele dia, mas a batalha foi vencida. De fato, ela foi vencida antes mesmo de as tropas de Judá sequer chegarem ao local. Você percebeu quando o Senhor começou a armar emboscadas contra os inimigos deles? Foi quando eles começaram a cantar louvores a Deus. Quando ouço essa história ser contada no púlpito, a ênfase é geralmente em como o louvor derrota nossos inimigos. Esse é um grande ensinamento, mas hoje eu quero leva-los a um passo adiante, quero te mostrar que as palavras de louvor utilizadas são igualmente importantes, se não ainda mais importantes. Você pode louvar ao Senhor por diferentes razões, mas nos períodos em que pressões, desafios e problemas vem a você de todos os lados, o que você faz quando não sabe o que fazer?
Em tempos de grande a diversidade, como você mantém uma expectativa confiante do bem e continua a ter esperança no Senhor? Você já deve saber que uma das minhas frases favoritas é: “não há detalhes insignificantes na Bíblia”. Deus registrou deliberadamente para nós as palavras que o povo de Judá usou para louvar enquanto marchava para batalha. E é por isso que sabemos que eles estavam cantando: “Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre”. 2Cro 20:21.
Parece familiar? Falamos disso anteriormente neste capítulo, quando estudamos como salmo 118 começa e termina com esse mesmo refrão. Mas essa frase não aparece só no livro de Salmos. De fato esse refrão está tão perto do coração de Deus, que se revela muito proeminentemente em muitos momentos chave da história de Israel.
Várias passagens enfatizam essa expressão “Rendei graças ao Senhor...”.
Por exemplo, a Bíblia narra que, no mesmo dia em que Davi finalmente trouxe a arca da aliança de volta a Jerusalém, ele entregou nas mãos de Asafe um salmo que continha esse refrão: “Rendei graças ao Senhor porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”. (1Cro 16:7,34)
A Bíblia também registra que depois, no dia da dedicação do tempo que Salomão, Filho de Davi construiu para Deus, todos os filhos de Israel, adoraram, e louvar o Senhor “porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”. (2Cro 7:3). Mais uma vez ouvimos esse poderoso refrão.
Meu amigo, penso ser óbvio que há algo muito especial acerca dessas duas singelas linhas de louvor. Acredito que Deus quer que meditemos nele e louvemos com essas palavras singelas, mesmo quando nos sentimos desanimados, oprimidos ou temerosos. Em tais momentos, ainda podemos louva-lo “porque Ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre”! Você acredita nisso hoje? Louve com essas palavras até crer nelas em seu coração, e eu te prometo que a esperança brotará dentro de você!
Hoje muitos estão lutando por não crerem que Deus é bom e que sua misericórdia dura para sempre. Aqui, a palavra misericórdia é a palavra hebraica checed, muito poderosa, que fala da graça, do amor, da compaixão e da misericórdia de Deus. Independentemente de quantas vezes você falhou e deixou a desejar, e mesmo que os problemas que o cercam sejam uma consequência de seus próprios atos, você se voltaria para o Senhor hoje, e o louvaria por sua graça e checed (bondade)?
Louve ao Senhor porque ele é bom, porque sua graça e amor, compaixão e misericórdia em sua vida duram para sempre. Adore-o com essas palavras e, enquanto você O louva, ele emboscará todos os seus inimigos, problemas, medos, desafios e vícios. Acredito que quando você chegar o seu campo de batalha, os seus inimigos estarão todos caídos. Nem um só de seus adversários escapará, porque o próprio senhor trava a suas batalhas.
O vale da bênção
Você sabe como termina a história da batalha de Josafá e seus homens? Eles passaram três dias inteiros reunindo os despojos de guerra que encontraram entre os cadáveres de seus inimigos. Eles recuperaram riquezas em abundância e objetos preciosos. No quarto dia, eles se reuniram com todos os seus despojos no vale de Beraca, e ali adoraram e deram graças ao Senhor. Foi muito apropriado, portanto eles darem ao vale, o nome de “Berachah”, que significa benção. A Bíblia nos diz que depois disso voltaram todos os homens de Judá, e de Jerusalém, e Josafá, à frente deles, e tornaram para Jerusalém com alegria, porque o senhor os alegrara com a vitória sobre seus inimigos. Deus transformara seu medo em regozijo, sua tristeza em alegria seus problemas em bênçãos.
Isso é o que acontece quando esperamos no Senhor. Louve-o porque Ele é bom e sua misericórdia (Checed) dura para sempre. Você pode ter uma expectativa confiante no bem, porque o seu Deus é um Deus bom. Como povo de Judá que significa “louvor” em hebraico (Gn 29:35), você não precisará lutar, porque a batalha pertence ao Senhor. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...