20180717

Características da oração vitoriosa. Lc 18:1-8. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 15/07/18


 “1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: 2 Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. 3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. 4 Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; 5 todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. 6 Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. 7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? 8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” Lc 18:1-8

Introdução

O livro de Lucas poderia ser chamado de Livro de oração. Lucas escreve esse livro para Teófilo para ensiná-lo como viver a vida e desde o seu início até o seu fim, é impressionante a quantidade de vezes que vemos a menção da palavra oração e passagens que nos mostram o valor da prática da oração. Lucas começa falando sobre a oração de Zacarias sendo respondida e termina falando sobre oração. É importante mencionar que Lucas também escreveu o livro de Atos que é uma continuação do livro de Lucas. Como começa o livro de Atos? Começa com oração!

12 Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado. 13 Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. 14 Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” At 1:12-14

Durante toda a narrativa de Atos vemos o quanto foi importante para aqueles irmãos orarem. Um pastor expressou a importância da oração dizendo que em Atos 2, os crentes oraram 10 dias; a seguir, Pedro pregou 10 minutos e 3 mil pessoas foram salvas. Hoje, as igrejas oram 10 minutos, pregam 10 dias, e três pessoas são salvas.

Se você orar, maravilhas Deus vai operar! Quando o homem trabalha, o homem trabalha; mas quando o homem ora, Deus trabalha. Max Lucado explica isso dizendo: Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas quando oramos, colhemos os frutos do trabalho de Deus.
Toda vez que Deus deseja realizar algo, Ele convoca seu povo para orar!

O poder da oração relatado por Dag Heward-Mills

Cabe aqui contar a história relatada por Dag Heward Mills em seu livro Como Orar, sobre um homem que depois de ter sofrido um grave acidente, foi levado a um hospital. Seu pastor então, foi chamado para orar por ele, e esse recebeu alta algum tempo depois. Após se recuperar, resolveu contar de sua experiência para a congregação. Ele testemunhou que realmente havia morrido durante a experiência no hospital, e foi levado para o céu. Ele disse que o céu era lindo, disse também que não queria mais voltar para a terra. Ele descreveu de maneira esplendorosa as cenas do céu para a congregação entusiasmada. Encontrando-se com o Senhor       Jesus, disse-Lhe como estava feliz por estar no céu. Mas surpreendentemente Jesus lhe disse: “Eu sinto muito, mas você vai ter que voltar para a terra!”. “Não, não, não”, ele retrucou. “Eu nunca mais vou voltar para a terra. Estou muito feliz por estar aqui.” Mas Jesus insistiu: “Eu sinto muito, você terá que voltar. O seu pastor não está lhe permitindo ficar no céu”. “Como pode o meu pastor não me permitir ficar no céu”, ele exclamou. “Eu nunca mais voltarei para a terra. Uma vez que eu estou aqui, eu vou ficar aqui.” Então, Jesus virou-se e mostrou-lhe uma espécie de cortina, que ele puxou de lado. O homem, de repente, ouviu a voz de seu pastor enquanto ele orava no hospital. Seu pastor estava dizendo: “Eu não vou deixá-lo morrer. Senhor, eu me recuso a deixá-lo morrer. Ele tem uma família que precisa dele na terra”. O homem ficou espantado e percebeu que as orações e as argumentações de seu pastor eram poderosamente eficazes no céu.

Todos ficaram impressionados com o testemunho do homem. Todos perceberam como as orações são realmente poderosas.

Isso serve para nós de grande lição!

Não fique perplexo com este grande mistério de que alguém possa arrazoar, possa interferir no sobrenatural com Deus. Ele nos disse para virmos e ponderarmos com Ele. Eu sei que soa fantástico que você possa realmente colocar questões diante Deus e explicar-lhe por que você quer um amor, um marido, uma esposa ou um filho. Você pode falar com Deus hoje. Neste exato momento você pode mudar as circunstâncias e dar um rumo novo para a sua vida através do poder da oração.

De fato, a oração de um justo é poderosa e eficaz!

Resumo da parábola de Lucas 18
Duas pessoas fazem parte desta parábola de Jesus: um juiz que não temia a Deus e nem respeitava os homens e uma viúva que implorava por justiça. Essa mulher tinha uma causa justa contra uma pessoa e ia até aquele juiz para clamar que ele julgasse o seu processo, porém, o homem da lei a ignorava totalmente. No entanto, por causa da insistência daquela viúva e pelo incômodo que esta estava lhe causando, o juiz decidiu que atenderia o seu caso.
Agora, a maior lição do texto de Lucas 18 é: Ore sempre, sem nunca esmorecer! Lc 18:1

Quais são as características de uma oração vitoriosa segundo o texto de Lucas 18?

1.       A oração vitoriosa é uma oração corajosa

Aquela mulher não se deixou levar por suas limitações ou dificuldades, mas ousou pedir corajosamente. Certamente muitas pessoas estavam na mesma condição, porém ninguém falava nada. Já essa viúva, encorajou-se e pediu. Ela fez diferente. Que tal reajir de maneira diferente quando for orar.

O desencorajado é acomodado
Se permanecermos os mesmos, nada acontecerá de novo. Para que algo diferenciado aconteça, você precisa sair da media, precisa sair da sua zona de conforto e comodismo. Infelizmente muitos não se encorajam para algo novo, permanecendo sempre os mesmos.
O maior inimigo do crescimento em todas as áreas são a falta de motivação e o comodismo. É quando a pessoa não sabe aonde quer chegar e se contenta em ficar aonde esta. O comodismo mata nossos sonhos e matando nossos sonhos, matamos nossas conquistas. Levante-se e saia da zona de conforto!

O comodismo é como um carro em ponto morto

Algumas pessoas vivem a vida de maneira acomodada como se fossem um carro em ponto morto. Quando deixamos um carro descer ladeira abaixo em ponto morto, estamos deixando o mesmo conduzir-se por si mesmo. Não há nenhuma força motora movendo o veículo, na verdade, ele está sendo levado abaixo, e a força que conduz o veículo é automática. Qual o problema disso? Bom, o problema é que no ponto morto ou automático as coisas sempre tendem a descer. A vida de alguém que não se mexe e não sai da zona de conforto, não se esforça para crescer e “subir” na vida, é sempre uma caída, e sempre para baixo. Não é a toa que chamamos “ponto morto”, por isso é que desce. Tudo o que está morto, tende a descer, tudo que está morto necessariamente vai pra baixo e por fim desaparece. Quem pode ser chamado de ponto morto? Podemos chamar de ponto morto, alguém que está na sua zona de conforto. O conforto é parente próximo da preguiça e da mediocridade. A zona de conforto é a vida desprovida de esforços e de sacrifícios, esse é o ponto morto.

Alguém disse que “a zona de conforto é um lugar muito prazeroso, pena que nada cresce por lá”. Seu crescimento começa onde termina sua zona de conforto. A realização dos seus sonhos e projetos estão fora da sua zona de conforto. O que não te desconforta não te transforma. Seu casamento está no ponto morto? Sua profissão está no ponto morto? Sua família está no ponto morto? Seu ministério está no ponto morto? Tudo isso está no piloto automático? Chegou a hora de se mexer, chegou a hora de assumir o controle da sua vida e reagir!

O comodismo trás conforto e o conforto comodismo.

A viúva não se acomodou, pelo contrário, ela se encorajou!!!

Ela se encorajava dia após dia, pois ela sabia que sua petição em breve seria atendida.

2.       A oração vitoriosa é uma oração perseverante e persistente.

Aquela viúva estava todos os dias a importunar aquele juiz. Jonh Maxxuel escreveu um livro chamado “Talento não é tudo”. Neste livro o autor diz que muitas pessoas hgabilidosas e talentosas vivem num constante fracasso, pois não tem disposição para perseverarem até alcançarem seus objetivos.  

Persistir ou perseverar significa repetir até conseguir realizar o objetivo! Isso significa que você incansavelmente vai ao Senhor em oração. Isso significa que você vai clamar sem sentir-se envergonhado diante do Senhor, até que Ele responda. Persistência traz resultados mesmo no natural. Thomas Edison persistiu e perseverou fazendo milhares de testes antes de fazer acender a luz elétrica. Charles Chaplin, que foi abandonado pela mãe, tendo de morar nas ruas, encarando a pobreza de frente. Somente após esse tempo de muita luta e dificuldade, se tornou o comediante mais famoso do mundo em sua época. O físico e cientista alemão Albert Einstein, não falava até os quatro anos e só começou a ler depois dos sete. Na escola, foi expulso por seu professor que o descreveu como mentalmente lento e não sociável. Einstein, O gênio criador da teoria da relatividade, que conquistou o Prêmio Nobel de física em 1921, também enfrentou muitos enormes desafios. Walt Disney, produtor cinematográfico norte americano, criador de Mickey Mouse e  Disneylândia, passou por muitas aflições. No início de sua carreira foi demitido de uma Editora porque de acordo com seu editor, não tinha imaginação e nem boas ideias. Sua primeira companhia de animação “Laugh-O-Grams” faliu. Depois, mudou com seu irmão para Califórnia onde foi reconhecido em Hollywood após fazer sucesso. Hoje, a marca Disney fatura milhões de dólares com brinquedos, filmes e os parques temáticos. O fundador da montadora Ford Motor Company, Henry Ford, foi o primeiro empresário a aplicar a montagem em série na produção em massa de automóveis na indústria dos Estados Unidos. Durante sua carreira, sua primeira empresa, a Detroit Automobile Company não obteve sucesso. Sua segunda empresa também faliu e, apesar do fracasso, ele persistiu.

Voltemos ao texto de Lucas 18 e aprendamos que aquela mulher não desistiu enquanto ela sabia que poderia fazer um esforço a mais. É nesse algo a mais que estava a sua vitória.

Deus disse a Josué...

Deus disse a Josué diante do grande desafio para entrar em Canaã: “Esforça-te e tem bom ânimo”. Paulo disse aos Hebreus: “Necessitais de perseverança para que depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”. Esforce-se, de tudo de si, porque todo esforço tem a sua recompensa!

35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. 36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” Hb 10:35-36

3.       A oração vitoriosa é uma oração esperançosa

Aquela viúva jamais perdeu a sua esperança.

Alguém disse que uma pessoa pode viver quarenta dias sem alimento, 7 dias sem água, oito minutos sem ar, mas nem um minuto sem esperança. Precisamos de esperança. Alguns pesquisadores da Universidade de Cornell estudaram 25.000 prisioneiros da Segunda Guerra Mundial e concluíram que uma pessoa pode aguentar quase tudo se tiver esperança. (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso”.

Uma grande esperança, pode nos trazer grandes vitórias. "As grandes esperanças fazem os grandes homens" (Thomas Muller)

Esperança é a capacidade de manter o ânimo em circunstâncias que sabemos ser desesperadoras.

1 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2 Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; 3 e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. 4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira. 5 Muitas são, SENHOR, meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.” Sl 40:1-5


Nenhum comentário:

Postar um comentário