20180924

Série de Mensagens Metanoia - Parte 5 - Pr. Edenir Araújo - Fatores que adoecem a mente - Más companhias - Culto de Celebração - 02/09/18


Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” 1Co 15:33

Nossos pensamentos...

Nossos pensamentos são muito importantes para Deus. Os pensamentos guiam as ações.
Alinhar nosso coração e pensamento com os pensamentos do Senhor é algo imprescindível para avançarmos no processo de renovação de mente e transformação de vida. Esse é o sentido de levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo. 2Co 10:4
Quando nossos pensamentos estão inclinados para o mal, levam ao pecado. Quando focamos nossos pensamentos em Jesus, fazemos o que agrada a Deus. Os pensamentos de Deus são maiores que os nossos. Deus sabe todas as coisas e seus planos são perfeitos. O Espírito Santo nos ajuda a submeter nossos pensamentos a Deus, aprendendo a ser mais como Jesus.

Os pensamentos nos dirigem

Os pensamentos nos dirigem. Os pensamentos nos dão rumo. Você caminha na direção dos seus pensamentos. Pensamentos são poderosas fontes de força e energia, mais do que você imagina. Diferente do que você pensa, você não se move por conta dos seus músculos e articulações, mas por causa dos seus pensamentos. Aquilo que você pensa, logo lhe dá rumo e o move na direção, dos seus pensamentos. As decisões que tomamos, as ações que manifestamos são produtos dos pensamentos armazenados e ativados na mente, eles definem o seu destino.
Voltemos à ênfase de Salomão com relação ao coração (mente): “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Pv 4:23

A mente é um moinho

Anselmo de Cantuária foi um monge beneditino, filósofo e arcebispo de Cantuária entre 1093 e 1109. Em um de seus mais importantes escritos, está uma divagação cujo o tema é “A mente e o moinho”.
“Nosso coração é qual um moinho, sempre ativo, que certo senhor entregou aos cuidados de seu servo, recomendando-lhe que só deveria ali moer do cereal de seu senhor, fosse trigo, centeio ou aveia; e que deveria viver do seu produto. Aquele servo, porém, tem um inimigo que lhe está sempre pregando peças. Se a qualquer momento o encontra sem vi­gilância, atira-lhe adentro cascalho para impedi-lo de funcionar, ou piche para emperrar, ou sujeira, ou palha para se misturar com a farinha. Caso o servo seja cuidadoso em cuidar do moinho, então sai dali uma bela farinha, que é ao mesmo tempo um serviço para seu senhor e um sustento para ele. Mas, se ele gazeia e permite ao inimigo intrometer-se no seu maquinismo, os maus resul­tados logo aparecem. Seu senhor indigna-se, e ele próprio passa fome”. O moinho que está sempre a trabalhar é o coração e a mente. Do produto deste moinho, você e eu devemos viver. Precisamos cuidar com o que dentro dele pomos. “A mente, a alma, edifica-se com o que se alimenta; e fica conosco a responsabilidade de escolher esse alimento”. O inimigo vigilante, que vi­ve sempre pregando peças ao moinho, obviamente é Satanás. Ele está sempre procurando intrometer-se com o maquinismo, e introduzir nele maus pensa­mentos de toda espécie. “Os que não querem cair como presa dos enganos de Satanás devem guardar bem as vias de acesso à alma; devem se esquivar de ler, ver ou ouvir tudo quanto sugira pensamentos impuros. Não devem permi­tir que a mente se demore no acaso, em qualquer assunto onde o inimigo das almas possa penetrar. O coração deve ser fielmente guardado, pois de outra maneira os males externos despertarão os internos e a alma vagará em tre­vas.”
Não nos é possível esperar levar em cativeiro todo o pensamento à obe­diência de Cristo, se constantemente enchemos a mente com aquilo que nos separa de Cristo. Que Deus nos ajude hoje a guardar bem as entradas da al­ma, de modo a sujeitar todo o pensamento à obediência de nosso Senhor e Mestre, e só poderemos fazer isso nos achegando a Deus e nos afastarmos das más companhias.

O diabo está trabalhando para confundir a sua mente

A maneira mais eficaz de sermos dominados pelo nosso inimigo é na mente. Na nossa mente estão os registros, os pensamentos norteiam as nossas vidas. Todo esforço do inferno está em ofuscar a nossa mente. 

“3 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” 2Co 4:3-4

A palavra “Entendimento” no grego é noema. 1) percepção mental, pensamento. 2) propósito vil. 3) aquilo que pensa, mente, pensamentos ou propósitos.

É por isso que estamos falando sobre fatores que adoecem a mente, e hoje o tema da minha palavra será:

As más companhias adoecem a nossa mente.

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” Sl 1:1-6
Existem duas importantes mensagens neste salmo. A primeira delas pode ser vista na analogia da semeadura e colheita. O homem é como uma árvore que foi plantada numa terra boa, à margem de um rio caudaloso, por isso ele frutifica em tempo oportuno. Assim, a prosperidade do homem bem aventurado está diretamente ligada à lei da semeadura. Precisamos investir hoje, plantar sementes de amor e fé para colhermos um futuro frutífero de vitória e sucesso.  
(A semente só estará pronta para germinar quando estiver escondida na terra. Podemos dizer que pensamentos são sementes escondidas no solo da mente, que no tempo certo serão manifestados.)
Outra mensagem muito importante deste texto é que o Salmo 1 é um aviso, uma exortação sobre a importância de sermos guardados das más companhias meditando na palavra de Deus de dia e noite.

Numa linguagem contemporânea, esse texto pode ser lido assim:

“Feliz é aquele que se esquiva das más companhias, e decide pensar nas coisas de Deus em tempo integral! Esse é bem sucedido em tudo o que faz. Os descrentes e ignorantes não entendem isso, por isso vivem errantes e terminarão isolados e derrotados.”

Más companhias ou pessoas erradas, pessoas tóxicas, são a causa de desvios, desânimos, desentendimentos, desapontamento, descontentamento, dúvidas, descrença, desobediência, desistência da vida.

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” 1Co 15:33

Pessoas nos influenciam muito, mais do que imaginamos. Por isso devemos ter cuidado com as más companhias.

Karl Menninger foi um psiquiatra americano muito influente no século passado. Ele disse que “meio ambiente é mais importante do que hereditariedade” no processo de formação de uma pessoa. Quando você nasceu, carregou em si uma herança genética que ao longo dos anos desenvolveram algumas características físicas e até psicológicas. Todavia, sua maior influência para formação do seu comportamento atual veio do meio ambiente onde você viveu até hoje. Se uma criança brasileira, após ter nascido, for levada para a china e passar seus próximos sete anos em Pequim, sendo criada por uma família chinesa, qual o idioma e costumes essa criança terá.
Você já deve ter ouvido o ditado: “Me diga com quem tu andas e te direis quem és”. Certamente você já ouviu ou leu esse texto. Isso explica porque muitas pessoas não conseguem mudar seus resultados. O meio ambiente, as pessoas com quem convivemos estão sempre exercendo algum tipo de influência sobre nós.
Jim Rohn disse que nós somos a média das cinco pessoas com quem mais relacionamos. A média em peso, renda, conhecimento, estilo de vida. Poucas coisas vão te deixar mais desconfortável do que estar rodeado de pessoas melhores do que você. Se você realmente quer resultados extraordinários na vida, ande e acompanhe pessoas extraordinárias.

Dependendo do lugar onde voe está, e principalmente com as pessoas que você está, o mover de Deus fica impedido. Pessoas com pensamentos errados podem trazer muito dano.

“53 Tendo Jesus proferido estas parábolas, retirou-se dali. 54 E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? 55 Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? 56 Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? 57 E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa. 58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.”

Não há relação neutra

Queridos, não existem relacionamentos neutros nas nossas vidas. Todas as pessoas com quem relacionamos provocam algum tipo de resultado em nós. Pessoas nos alegram ou nos entristecem. Nos colocam pra cima ou pra baixo. Nos ajudam ou atrapalham. As pessoas com quem relacionamos tem esse poder de nos fazer o bem, e nos fazer sentirmos melhores, ou nos trazer dano, dor e sofrimento.

O Salmo 128:26 diz: “Bendito o que vem em nome do SENHOR”.

Esse texto refere-se à vinda do Messias, do nosso Salvador Jesus Cristo, mas eu creio que também se aplica a muitas pessoas que o Senhor colocou no meu caminho pra me abençoarem. O contra ponto disso é que também existem pessoas que só nos trazem problemas. Preste atenção na afirmação a seguir: Elas não tem problemas, elas SÃO O PROBLEMA! Sabe o que aprendo com isso: Quando as pessoas erradas são tiradas da sua vida de sua vida, as coisas erradas param de acontecer e você vive melhor!
A respeito dessas pessoas, Paulo disse: “Não vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costumes” (1Co 15:33), e noutro texto ele diz: “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as”. Ef 5:11

Um exemplo das más conversações:

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” 1Co 15:33
Foi exatamente a má companhia e má conversação que fez adoecer a mente de Eva no Édem. A presença do diabo e sua conversa permeada de veneno, corrompeu a mente de Eva e a fez cair. Pessoas erradas, com pensamentos errados sempre nos levam pra baixo.

Há poder nos nossos relacionamentos!

Pode parecer clichê, porém as pessoas que você escolhe se relacionar têm um forte impacto na sua vida. Isso é tão verdadeiro que após relacionarmos com tais pessoas por um longo período, adquirimos características dos mesmos. É sábio então cercar-se de pessoas positivas que te incentivam a continuar a crescer. Dificilmente nossos talentos e habilidades serão aprimorados enquanto estivermos envoltos por relacionamentos negativos, por pessoas pessimistas. Existem pessoas que são como coveiros, pois sempre estão enterrando nossos sonhos e possibilidades, enterram nossos dons e talentos. Porém, algumas poucas pessoas são como parteiros, eles nos fazem enxergar a luz, o brilho do sol, nos motivam e entusiasmam.

Faça um alto-teste e perceba seus próprios sentimentos diante das pessoas que estão ao seu redor.
·        Sua criatividade fica bloqueada?
·        Você se sente ansioso ao encontrar determinadas pessoas?
·        Como está sua saúde desde que começou a se relacionar com essa pessoa?
·        Você fica mais autocrítico perto dela?
·        Seu altruísmo aumenta ou diminui quando está perto de determinada pessoa?
·        Seu amor e paixão por Cristo aumenta quando está com essa pessoa?
·        Sua mente se corrompe com uma enxurrada de pensamentos ruins quando se está com ele ou ela?
Pense nisso.

Existem pessoas que são como buracos negros que sugam toda nossa energia e nos colocam para baixo. É importante saber quando alguém está minando sua positividade e roubando sua energia que deveria estar voltada para fortalecer seu talento. Não existe neutralidade nos relacionamentos que desenvolvemos. Todo relacionamento requer gasto de energia para se manter e fortalecer, porém há relações maléficas em que se afastar é o mais recomendado.

Repetindo o que o apóstolo Paulo disse: “Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes”. 1Co 15:33

O que fazer com as pessoas com quem relacionamos?

Não devemos fazer acepção de pessoas, Deus não faz acepção de pessoas, devemos amar o nosso próximo como Cristo nos ama, porém, devemos e precisamos selecionar as pessoas com as quais vamos ter comunhão, pois não há relacionamento neutro!

O espírito de Absalão

“1 Depois disto, Absalão fez aparelhar para si um carro e cavalos e cinqüenta homens que corressem adiante dele. 2 Levantando-se Absalão pela manhã, parava à entrada da porta; e a todo homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si e lhe dizia: De que cidade és tu? Ele respondia: De tal tribo de Israel é teu servo. 3 Então, Absalão lhe dizia: Olha, a tua causa é boa e reta, porém não tens quem te ouça da parte do rei. 4 Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! 5 Também, quando alguém se chegava para inclinar-se diante dele, ele estendia a mão, pegava-o e o beijava. 6 Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel.” 2Sm15:1-6

Absalão tinha um espírito de fascinação e influência muito forte. O texto diz que todas as pessoas que vinham ao rei para juízo, tiveram seus corações furtados.

“18 Enquanto estas coisas lhes dizia, eis que um chefe, aproximando-se, o adorou e disse: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a mão sobre ela, e viverá. 19 E Jesus, levantando-se, o seguia, e também os seus discípulos. 20 E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste; 21 porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada. 22 E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã. 23 Tendo Jesus chegado à casa do chefe e vendo os tocadores de flauta e o povo em alvoroço, disse: 24 Retirai-vos, porque não está morta a menina, mas dorme. E riam-se dele. 25 Mas, afastado o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26 E a fama deste acontecimento correu por toda aquela terra.” Mt 9:18-26

“Jamais desista, porque pouco a pouco você vai mudando. Quanto mais sua mente mudar para melhor, mais sua vida mudará para melhor.” Joyce Meyer
Em qualquer ponto, a vida reta começa com pensamentos retos. Bruce J. Milne
Os seus pensamentos determinam o que você decide fazer com tudo o que você tem e - somente - você é quem determina quais os pensamentos que estarão na sua mente. Gordon Klein
A diferença entre o impossível e o possível está na maneira de pensar. John River
A cor dos seus pensamentos determinará a cor do seu dia. Há pessoas para quem dias de sol jamais existiram. (Geoff Treasurre) 
Seus pensamentos podem trabalhar tanto em seu favor como contra você. Portanto, a coisa mais sensata do mundo é fazer com que eles trabalhem em seu favor. Peter Wilson 
“A pessoa que você está se tornando, as coisas que você realiza, a alegria que você experimenta, a realização que você almeja alcançar, depende dos pensamentos que percorre a sua mente.” Greg Johnson
Uma das grandes realizações de pesquisas feitas no século XX, foi demonstrar a influência da mente sobre o corpo. “Dentro do cérebro”, diz Robert Thieme, “colocamos ansiedade, preocupação, medo. Que acontece? Ficam lá o tempo suficiente para inundar o cérebro e descer para o corpo, causando todo tipo de coisas: úlceras, verrugas, eczema". "A tremenda pressão acaba indo para o corpo, destruindo-o. Esta pressão na mente deveria ser libertada e colocada nas mãos do Senhor”, conclui Thieme (do livro Fé e Descanso).
Faça de sua mente um reino, não uma jaula! Deixe que os seus pensamentos sejam livres como os pássaros voando, não os censure, nem se maldiga se eles não afinarem com a opinião da maioria! MaxWell Maltz.
 “Acariciar e tolerar maus pensamentos é chocar ovos de serpentes que futuramente lançarão veneno em sua mente.” Wilson Fraklim
“Uma pessoa não pode ter um desempenho de vencedor se ela não pensa como um vencedor.” Zig Ziglar
“As coisas raramente são boas ou más, nosso pensamento é que as faz assim". Decida encarar as situações do dia-a-dia de maneira positiva!”. Shakespeare
Estejamos certos de que existem pensamentos que nos ajudam e outros que nos prejudicam. Deixemos de prestar atenção nas coisas irrelevantes e concentremo-nos no que realmente importa.
O Dr. William James disse que a maior descoberta do século XIX foi a do poder da mente e dos pensamentos sustentados pela fé. Segundo o doutor, Há um poder tremendo dentro de você. A felicidade lhe virá no momento em que adquirir uma confiança sublime nesse poder. Então, você poderá fazer com que seus pensamentos se transformem em realidade. Você pode erguer-se vitorioso de qualquer derrota e realizar os desejos acalentados por seu coração através do poder maravilhoso de sua fé. Este é o significado de “O que confia no Senhor (as leis espirituais da mente) esse é feliz”. Você deve escolher a felicidade. A felicidade é um hábito. E é um bom hábito.

Medite sobre o seguinte versículo da Bíblia: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Fl 4:8

Quando abrir os olhos pela manhã diga para si mesmo que neste dia vai escolher a felicidade. Que vai escolher o sucesso. Que vai escolher a ação correta. Que vai escolher o amor e a boa-vontade para com todos. Que vai escolher a paz. Ponha vida, amor e interesse nessa afirmação e terá realmente escolhido a felicidade. Agradeça por todas as bênçãos recebidas, faça isso várias vezes por dia. Além disso, ore por paz, felicidade e prosperidade para todos os membros da sua família, para os seus companheiros de trabalho e para todas as pessoas em geral.
Você deve desejar ser feliz sinceramente. Nada se realiza sem o desejo. O desejo é um anseio com as asas da imaginação e da fé. Imagine a realização do seu desejo e sinta a sua realidade - e assim ela se concretizará. A felicidade vem em resposta a uma oração de fé. Fixando-se constantemente em pensamentos de medo, preocupação, raiva, ódio e fracasso, você acabará ficando deprimido e infeliz. Lembre-se: sua vida é feita por seus pensamentos. Pv 23:7
Nem com todo o dinheiro do mundo você pode comprar a felicidade. Alguns milionários são muito felizes, outros bastante infelizes. Muitas pessoas que têm muito pouco conseguem ser felizes, enquanto outras são infelizes. Algumas pessoas casadas são felizes, outras muito infelizes. Algumas pessoas solteiras são felizes e outras, infelizes. O reino da felicidade está em seus próprios pensamentos e sentimentos. A felicidade é a colheita de uma mente, tranquila. Fixe os seus pensamentos em paz, equilíbrio, segurança e orientação divina e sua mente produzirá felicidade. Não há obstáculo à sua felicidade. As coisas externas não são causais. São efeitos e não causas. Aceite a sugestão do único princípio criador, o que há dentro de você. Seu pensamento é uma causa e uma nova causa produz um novo efeito. Escolha a causa da felicidade. O homem mais feliz é aquele que extrai de si o melhor; e o mais nobre. Deus é o que há de melhor e mais nobre em nós, pois o reino de Deus está dentro de cada um de nós. Ocupe sua mente com os pensamentos de Deus e seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...