20181204

O poder explosivo de uma igreja unida. Jo 17:20-23. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 02/12/18


“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.” Jo 17:20-23

Introdução

“Existem muitas coisas que explicam o sucesso e o crescimen­to de uma igreja, família ou empresa, mas certamente o fator principal é a unidade”.

Desde sempre, Lúcifer trabalhou para promover separação e divisão. Querendo usurpar o trono e governo de Deus, rompeu o relacionamento dele com O Todo Poderoso. Precipitado por terra, trabalhou para estragar o relacionamento do homem com Deus. E desde então, o diabo trabalha arduamente, diariamente para dividir casais, famílias, igrejas, empresas, etc.

Tudo o que o diabo faz visa destruir a unidade entre os homens. Os nossos inimigos sabem que se perdermos a unidade, a expressão da Igreja estará arruinada e não teremos impacto algum no mundo espiritual. O inimigo sabe que a única forma de prevalecer contra a igreja é produzindo divisão do corpo.

Por isso, Jesus deixou a seguinte palavra:

Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.Mt 12:25

O seu coração está dividido; por isso, serão culpados...” Os 10:2

Paulo ensina três Princípios de uma Igreja Unida. 1Co 1:10

"10 Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. 11 Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. 12 Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. 13 Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?" 1Co 1:10-13

Na igreja de Corinto havia muitos tipos de problemas. Essa igreja tinha problemas de carnalidade, prostituição, discussões doutrinárias, várias questões sobre casamento, questões sobre os dons, sobre comida consagrada a ídolos e outros tantos problemas.

Mas, de todos esses problemas, o que Paulo tratou em primeiro lugar foi o problema da divisão. Pois a ruína de uma igreja, família ou empresa, de um governo, começa quando surgem pensamentos divisivos.

Ao tratar dessa questão, Paulo colocou três princípios que precisamos guardar na vida de nossa igreja:

·         Devemos falar a mesma coisa (v. 10)
·         Devemos ter uma mesma disposição mental (v. 10)
·         Devemos ter um mesmo parecer (v. 10)

O princípio da unidade como fator de êxito em todo o empreendimento em Gênesis 11:6
No Livro de Gênesis, vemos um exemplo do poder da unidade. O povo, ímpio e rebelde para com Deus resolveu construir a torre de Babel. Eles eram malignos e estavam construindo algo para afrontar a Deus, mas ainda assim o Senhor disse que havia algo poderoso entre eles.
e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.” Gn 11:6
O diabo e os demônios sabem do poder da unidade e por essa razão ele sempre trabalha para nos dividir.
Por isso em sua ultima oração, chamada “oração sacerdotal”, Jesus roga pela unidade de seus discípulos.

“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.” Jo 17:20-23

O êxito dos primórdios da fé cristã estava na perseverança unânime

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” At 2:46-47
   
A Bíblia diz que a Igreja Primitiva perseverava unânime, que no original, pode significar uma paixão incomum. Segundo o dicionário, a palavra unânime quer dizer também harmonia. Os cristãos tinham as mesmas paixões e viviam em harmonia; eles perseveram no templo e de casa em casa, não tinham que fazer vários eventos para se encontrar, e tinham prazer dessa vida em comunidade.

Perseveravam no templo, nas casas, nas refeições, na alegria e coração sincero. Perseveravam no louvor. Assim, o povo se tornava simpático e eram atraídos para a igreja.

Eles também não reclamavam uns dos outros e nem de ter que se encontrar todos os dias. Às vezes, ouvimos que a Igreja em célula tem muitas reuniões, pois sempre tem que estar com o povo da Igreja; contudo, a Igreja de Atos se reunia ainda mais.

Quando estamos juntos em acordo, no mesmo espírito, o nosso poder na batalha espiritual aumenta exponencialmente.
“Cinco de vós perseguirão a um cem deles, e cem de vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vos.” Lv 26:8
O que acontece na unidade?

Desde o início da nossa caminhada cristã temos ouvido sobre a importância da unidade, sobre o quão importante é sermos um. Nós temos aprendido que a unidade é uma das principais marcas da igreja de Cristo.

Na unidade há crescimento. Jo 17

“... a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.” Jo 17:23.

Há uma forte ligação entre a unidade o evangelismo exitoso.

“46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” At 2:46-47

Na unidade somos aperfeiçoados. Jo 17

“... a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade...” Jo 17:23

Teleio - tornar perfeito, completar. Teleiotes – perfeição, o estado do mais inteligente, perfeição moral e espiritual.

A indisposição para a unidade te faz estagnar e todas as áreas da vida.

Na unidade expressamos o poder de Deus. At 2

“1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.” At 2:1

Na unidade, alcançamos êxito nos nossos projetos! Gn 11:6

e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.” Gn 11:6

No salmo 133, lemos a respeito do poder da comunhão no meio do povo de Deus.

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.” Sl 133:1-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...