20190313

Como Deus revela a Sua glória? Ex 33:12-23. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 11/03/19


Nós estamos vivendo um tempo de fome e sede pela glória de Deus. Buscamos a glória de Deus por que entendemos que precisamos de poder e unção para vivermos a vida cristã de maneira vitoriosa. 
A glória de Deus é a Sua presença manifestada através de coisas sobrenaturais e extraordinárias.
"12 Disse Moisés ao SENHOR: Tu me dizes: Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos. 13 Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo. 14 Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. 15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. 16 Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?"
Servindo ao Senhor, a caminho da Terra Prometida, Moisés ouviu da boca do Senhor, ”A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”. Presença e descanso! Isso é poderoso!!! Deus nos deu a Sua presença e o seu descanso.
Se alguém não está percebendo a presença de Deus e o Seu descanso, isso não tem nada haver com Ele mas com a nossa fé.
Jesus prometeu e cumpriu essas duas promessas:
Presença:
"16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” Jo 14:16-18
Descanso:
“28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mt 11:28-30
Aliviarei - anapauo - 1) provocar ou permitir que alguém pare com algum movimento ou trabalho a fim de recuperar e recompor suas energias 2) dar descanso, reanimar, dar a si mesmo descanso, descansar 3) manter quieto, de expectativa calma e paciente
Mais do que a presença e o descanso
Voltando ao texto de Êxodo 33:12-23, vemos Moisés querendo mais do que a presença e descanso de Deus. Moisés roga a Deus que lhe mostre a sua glória.
“17 Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome. 18 Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. 19 Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer. 20 E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. 21 Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estarás sobre a penha. 22 Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado. 23 Depois, em tirando eu a mão, tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.” Ex 33:12-23.
Depois de anos caminhando e servindo a Deus, Moisés chega e diz: V 15: não me deixes subir (liderar) deste lugar se a Tua Presença não for comigo. No verso 14 Deus disse: “ A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”. Mt 11:28-30; Jo 6:10.
Uma das coisas que Deus quer pra nós é que vivamos e lideremos no descanso. Para isso é preciso entender como isso é possível. 
Destaquei a palavra “irá  no sentido primário significa: andar. Deus está dizendo que Ele iria andar com Moisés. Esse é o segredo para uma vida e liderança no descanso. Temos descanso quando cremos que Ele anda conosco. Sl 23:4; Mt 28:20.
Na versão NTLH a palavra descanso é vitória. Do mesmo modo temos vitória quando Ele anda conosco. No entanto é preciso saber que a vitória não é conquistada, ela nos é dada.
Moisés queria a glória
No verso 18 Moisés pede para ver a GLÓRIA de Deus. Aqui começa a REVOLUÇÃO. A  revolução da Graça começa quando  a Lei perde a força e chega ao fim. A revolução da Graça começa quando temos revelação da Glória de Deus, quando pedimos pra ver a Glória de Deus.
AS FACES DA GLÓRIA DE DEUS
1. Bondade de Deus
“Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti...”. V. 19
A Glória de Deus é a Sua bondade. A Glória de Deus é ser bom! Ele quer passar TODA a Sua bondade diante de nós.  Eu profetizo que a partir de hoje.
Bondade faz parte de um dos atributos comunicáveis de Deus.
Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, de geração em geração, a sua fidelidade.Sl 100:5
Veja o que Jeremias diz no capitulo 29:11.... Ele quer nos dar o fim que desejamos.  O que você deseja?
“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jr 29:11
Paz - shalowm ou שׂלמּ shalom procedente de 07999 , grego 4539 σαλωμη ; DITAT - 2401a; n m 1) completo, saúde, bem estar, paz 1a) totalidade (em número) 1b) segurança, saúde (no corpo) 1c) bem estar, saúde, prosperidade 1d) paz, sossego, tranqüilidade, contentamento
A glória de Deus e a glória do diabo
A glória de Deus é mostrar a Sua bondade e a glória do diabo é mostrar sua maldade. O inimigo trabalha para mostrar o tempo todo que Deus não está tão bem conosco como imaginamos, que Ele não é bom coisa nenhuma. O diabo diz: “Você não fez por merecer, então Deus não vai te abençoar”. Não caia nessa falácia! Deus quer a vai te abençoar por causa de Jesus e não por sua causa.
Deus é Pai!
Deus é rico em bondade... Ele quer passar/manifestar Sua bondade em toda área da nossa vida.
Não tem haver com que fazemos, tem tudo haver com o que Deus é. Ele é Pai, e como Pai Ele quer que vivamos debaixo dessa revelação.
Deus quer que você confie Nele o tempo todo, mesmo nos momentos difíceis.
Precisamos ganhar fé para isso!
A fé vem pelo ouvir (Rm. 10:17), Ouça somente pregações que falam da bondade de Cristo, não ouça aqueles que falam que Deus está zangado com você. No entanto precisamos de uma fé que funciona... a fé Bíblica só funciona falando (2Co 4:13) Preste atenção NÃO EXISTE FÉ MUDA. Temos o que falamos em fé.
2. O nome do Senhor
... e te proclamarei o nome do Senhor...”. V. 19
A Glória de Deus é revelar seu nome, essa é a glória de Deus. Quanto mais temos revelação do Nome, mas Glória de Deus temos em nossa vida.
·         Para aqueles que estão doentes, Deus se revela como Jeová Rafá;
·         Para aqueles que estão precisando de suprimento Ele se revela com Jeová Jiré;
·         Para aqueles que estão precisando de paz, Ele se revela como Jeová Shalom;
·         Para aqueles que estão precisando da manifestação da Presença, Ele se revela como Emanuel, Deus conosco;
·         Para aqueles que estão precisando de coragem, Ele se revela como o Leão da tribo de Judá (Ap. 5:5);
·         Para aqueles que acham que precisam viver uma vida sacrificada, Ele se revela como o Cordeiro e como Aquele que é o supremo sacrifício pelos nossos pecados;
·         Para aqueles que precisam de vida, Jesus se revela como o Autor da Vida (At 3:15);
·         Para aqueles que precisam de Palavra, Ele se revela como o Verbo (Jo. 1:1);
·         Para aqueles que precisam de mais unção, Ele se revela como o Ungido (Sl.2:).
3. Misericórdia
... terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.” V. 19
A Glória de Deus é a Sua misericórdia.
Ter misericórdia é:  Ser gracioso, mostrar seu favor, tornar favorável.
Sabe quando eu percebo que estou debaixo da misericórdia de Deus? Eu percebo que estou debaixo da misericórdia quando eu não recebo o que mereço receber por conta dos tantos pecados e deslizes qu cometo.
Sim, esse é o real significado de misericórdia!
Misericórdia: Nao receber o que você merece!
Graça: Receber o que você não merece!
Deus que tornar a nossa vida fácil!
Deus quer tornar todas as coisas favoráveis para nós. Você sabe o que significa isso? Tornar nossa vida fácil. Ao contrário do que muitos pensam e pregam, Ele não quer que lutemos para conquistar algo que Ele já conquistou para nós.
Essa vida de favor e de portas abertas encontramos em Cristo, pois a misericórdia de Deus é o próprio Jesus. Veja que textos poderosos,
guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.” Jd 1:21
Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos teus pecados jamais me lembrarei.” Hb 8:12
porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor.” Sl 5:7
Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” Sl 23:6
4. Compaixão
... e me compadecerei de quem eu me compadecer.” V. 19
A Glória de Deus é se compadecer. A palavra compadecer é: amar profundamente. Essa é a Gloria de Deus.
Deus amou de TAL maneira que deu o Seu Filho...”. Jo 3:16
Você sabia que somos de DEUS duas vezes? ...contar a historia do carrinho. 
Na antiga Aliança era: Amarás a Deus....Na Nova Aliança: Deus nos ama! Ele nos ama independente de qq coisa. Olha o que Salmo 37:23-24 diz....
O vencedor é aquele que teve revelação de que é amado.
O que é amar profundamente: É morrer no lugar do amado, Jesus morreu no nosso lugar; é perdoar sem se quer considerar as falhas, Jesus nos perdoou; vivamos com essa consciência de filhos perdoados.
É promover o amado sem qualquer merecimento, Jesus nos fez herdeiros e co-herdeiros;  é relacionar sem olhar para os defeitos; Deus não pode mais olhar para os nossos defeitos porque Cristo está em nós.
Spurgeon disse: “ Você pode apresentar-se diante de Deus como se fosse Cristo, porque Cristo se apresentou diante de Deus como se fosse você.
Filhos amados têm Glória de Deus.
... A Gloria de Deus está revelada na própria palavra GLÓRIA.
Glória é Kabod e no sentido primário sig: Honra, abundância, riqueza.
A Glória de Deus é nos dar a sua Honra (Cristo), abundância e riqueza. A palavra riqueza é a mesma palavra para Glória – Gn. 31:1
A Glória de Deus é que seus filhos sejam como Ele é em todas as coisas, inclusive prósperos e que não tem falta de nada.
2 Co.8: 9 e Jo. 10:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...