20191219

Deixando o passado para trás. Is 43:18-21. Pra. Silvana Araújo - Culto de Celebração - 15/12/19-

"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor.” Isaías 43:18-21

"Irmãos, nao penso que eu ja tenha alcançado, mas uma coisa faco: esquecendo-me das coisas que ficaram para tras e avancando para as que estão diante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o premio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." Fl 3:13,14

Introdução: Queridos, dias atrás s o  Espírito Santo, impulsionou-me a trazer uma palavra para igreja que tratava sobre deixar para trás as coisas passadas. Na quarta feira, no culto de oração  tive a oportunidade de compartilhar uma palavra, e mais uma vez impelida pelo Espírito Santo falei sobre deixar o passado. Ontem estava ouvindo a Ministração que meu esposo compartilhou no grupo lideres e tive a testificação novamente sobre esse assunto, pois a palavra também falava sobre deixar o passado e continuar rumo ao alvo. E é sobre isso que quero falar hoje novamente.

Talvez você esteja se perguntando
mas que coisas são essas que eu devo deixar para trás ?
O que “se foi”, que eu devo esquecer? 
Quais são as coisas passadas e antigas que o Senhor está dizendo para desconsiderar?

Dois tipos de lembranças

Ao olharmos para o passado podemos nos recordar de dois tipos de situações.

Lembranças  boas e ruins.

Não estou dizendo que você não pode ter boas lembranças, elas nos servem de memoriais, quero dizer que temos o costume de nos apegar as coisas boas que aconteceram no passado. Bênçãos que recebemos, época e momentos  que vivemos.
E comum ouvirmos falas saudosas:

1. Naquela época as coisas eram boas, o dinheiro rendia, era fácil para comprar as coisas, o governo era bom;
2. Naquela época a igreja era avivada, os encontros eram cheios, as multiplicação das células eram top, power;
3. Naquele tempo eu era feliz! Tinha um casamento feliz, meus filhos me obedeciam, tinha um bom, um bom carro, emprego e ganhava muito bem, Ah! quando eu tinha vinte anos. Naquele tempo Deus era bom pra mim.

O que o texto de Isaias 43:16-17

O texto fala de algo poderoso que Deus havia realizado. A travessia do mar vermelho.

Ouçam o que diz o Senhor; no passado Ele abriu um caminho seco no meio das águas, abriu as ondas do mar e para lá levou o grande exército do Egito, com muitos carros e cavalos, que foram engolidos pelas águas! Lá estão até hoje, no fundo do mar.

Deus abriu as águas para livrar o seu povo do exército de Faraó! Sem dúvida foi algo maravilhoso, um grande milagre que Deus operou, algo sobrenatural, Algo muito bom, algo memorável!

Porém, no versículo 18 Deus diz ao povo:

(Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem?

O ficar preso ao passado nos impedem de ver as coisas novas que Deus está fazendo.
Hoje Deus está nos dizendo: Não vivam da glória do passado.
Por que nosso DEUS é Deus de novidade!

Coisas ruins
Ao olharmos para o passado, também nos deparamos com coisas ruins.

Frustrações, traições, decepções, mortes, traumas.

Esse olhar  nos leva a lamentar e até mesmo murmurar.
É comum  ouvirmos pessoas dizendo:
-Minha vida não muda,
 -eu sempre fiu assim, ou ele sempre foi assim,
-nunca deu certo mesmo,
- nunca vou ser feliz no amor
-por isso que eu não confio em ninguém.

Dizem isso baseadas em situações ruins que tiveram no passado, falam das coisas do passado com se tivessem acontecendo no presente.
Ao olharmos para as coisas ruins do passado. Sentimos tristeza, amargura, ódio, desconfiança, insegurança, desânimo, nos sentimos desencorajado a acreditar nas pessoas e até nas promessas Deus.

HOJE DEUS NOS DIZ: ESQUEÇAM TUDO ISSO!

Não o se lamente pelas frutracões do passado.
Ele faz novas todas as coisas. E hoje está mudando a sua vida.
Deus está falando, corte a corda que esta te prendendo a essas situações! Ouça a voz de Deus!

O conto do Alpinista

Depois de muitos anos de preparação, um alpinista resolveu escalar
um alto monte.
E quando começou a subir, percebeu que seria mais difícil do que
esperava, mesmo assim decidiu seguir a escalada.
Mas começou a escurecer , e não era possível enxergar quase nada
pois não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens.
E quando estava a poucos metros do topo do monte, escorregou
e caiu.....
Mas ele havia cravado estacas de segurança com grampos a uma
corda que estava fixado em sua cintura, e de repente, sentiu um
puxão muito forte que quase o partiu pela metade.
E naquele momento, suspenso no ar e em completa escuridão,
começou a gritar:
OH MEU DEUS, ME AJUDE !!!
E sentiu como que uma voz lhe dissesse:
CORTE A CORDA QUE TE MANTÉM PENDURADO !!!
Houve um momento de silêncio e reflexão.
E ele se agarrou mais ainda à corda e pensou que se a cortasse,
morreria.
As horas foram passando, e no dia seguinte a equipe de resgate
encontrou um alpinista que morreu congelado, agarrado com as
duas mãos a uma corda a apenas um  metro e meio do chão.

 Felipenses 3:13,14
o apostolo Paulo nos deixa um precioso ensinamento.
leia comigo:

Irmãos, nao penso que eu ja tenha alcançado, mas uma coisa faco: esquecendo-me das coisas que ficaram para tras e avancando para as que estão diante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o premio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Nesses versículos podemos ver três atitudes que devemos ter diante das situações do passado.

1. Esquecam as coisas passadas. 

O texto esta dizendo esqueçam

Não e fácil e as vezes parece frio, e egoista da nossa parte. Mas vc precisa esquecer!
Relacionamentos quebrados, Traições , Magoas,
Frustrações e decepção com pessoas.
De fato, coisas ruins acontecem com pessoas boas e o nosso problema é querer entender o porquê?

Não sabemos porque as coisas dão errado. Deus abre portas e fecha portas também. Todas as vezes que uma porta se fecha, outra se abrirá. Para cada dia de dor, Deus nos dá muitos outros de alegria. (Testemunho pessoal)
Alguem disse, aquilo que não nos mata nos fortalece.
Se não deixarmos de lado essas coisas irão nos paralisar e nos impedir de avançar.


2. Avançar

Avançar diz respeito à movimento, ir adiante. dar o primeiro passo, se levantar, erguer-se, levantar os olhos. Quando estamos tristes e frustrado a primeira seta que vem é: PARA COM TUDO, DESISTE, NÃO VALE A PENA INVESTIR EM PESSOAS, NO CASAMENTO, NÃO VALE COMEÇAR TUDO DE NOVO.

De fato, ha momentos em nossas vidas, que nos sentimos tentados a desistir, porem e 
nesses momentos que  o Espírito Santo entra em acao. Ele nos orienta, nos encoraja, nos coloca em movimento. Veja uma pessoa cheia do Espírito Santo está sempre movimento. Ela prega as boas novas, profetiza, salmodia, e ousada. Quanto mais cheio do Espírito Santo, mais você irá avançar.Você está desanimado, busque o Espírito Santo. 
Nos momentos de provação, quando não vemos caminhos, direção ou saída. O Espírito Santo nos guia, orienta, direciona e conduz. Nos momentos áridos na nossa jornada da fé. 

O Senhor, do nada, no deserto, providencia água, cria riachos para dar de beber para o seu povo; porque ele sabe que é exatamente ali, no deserto, aonde o seu povo mais precisará da sua água!

3. Prossiga para o alvo

Olhe para as promessas!

Em um momento de reflexão sobre 2019, veio sobre a minha mente uma seta maligna, chamando minha atenção para as coisas ruins que acontecerão em minha vida durante esse ano. Queridos eu e meu esposo enfrentamos muitas situações difíceis, ministerial, frustacoes com pessoas, calúnias, doença na família, traições de pessoas queridas e o pior tudo de uma vez. Posso dizer que esse ano para mim foi o ano mais difícil e de grande abalo no meu emocional. Foi ai que o Espírito Santo meu ajudador me orientou dizendo faça uma lista de gratidão de tudo de bom que Deus fez, eu então comecei a anotar e trouxe para compartilhar com vcs!

Com lista pude ver quantas coisas lindas e grandiosas Deus fez e o meu coração se encheu de alegria e fé

Então o Espírito me disse novamente. 

Esqueça o que se foi; não viva no passado. Veja, estou fazendo uma coisa nova!
Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Eu não só abro o mar, mas também Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.

Queridos Deus irá fazer coisas novas!
O ano não acabou Deus irá fazer coisas maiores!
No próximo ano Deus irá fazer coisas maiores!
Durante toda a sua vida Deus sempre irá fazer coisas coisas maiores
Pois Ele é um Deus de Novidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...