20200109

A chuva do céu. Zc 10:1. Pr. Edenir Araújo - Culto de Celebração - 05/01/20

Quero compartilhar com você sobre a chuva do céu. A seca e a chuva fazem parte da nossa vida. Temos passado os dias de seca, mas a chuva abundante está vindo sobre nós. Não gostamos muito das estações.

Queríamos que tudo fosse igual. Mas as oscilações fazem parte da nossa vida: calor e frio, seca e chuva, nisso está a beleza da vida. Altos e baixos são provas de que o nosso coração está batendo e estamos vivos. Às vezes, somos levados ao vale da sombra da morte e saímos dos pastos verdejantes, mas tudo é para o nosso crescimento, o Senhor está conosco.

Pedi ao SENHOR chuva no tempo das chuvas serôdias, ao SENHOR, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo.” Zc 10:1

Existe um tempo de chuva sobre nós, e isso traz boas expectativas ao nosso coração. Se na seca temos experimentado bênçãos, o que não será no tempo do aguaceiro? Alegre o seu coração! Dias muito melhores estão diante de nós!

Chuva temporã e serôdias

muitas palavras para chuva e duas são as mais usadas: Ioré e melcosh. Essas duas palavras falam da chuva temporã e serôdias, as primeiras e as últimas chuvas. Na Bíblia, sempre há as duas.
Em primeiro lugar, isso é algo profético. Em atos, no Pentecostes, aconteceram as chuvas temporãs. Havia ali um grande mover. Ensino, cura, prosperidade e grande crescimento da igreja. Mas as últimas chuvas são os últimos dias, os quais nós estamos vivendo, os dias do arrebatamento. E estas serão as mais abundantes chuvas do que foram as primeiras. Serão torrenciais.
Essas duas chuvas também se aplicam a nós. Lembram do inicio da nossa caminhada? Paixão, fogo e muita disposição nos cercavam. Hoje, precisamos do mesmo vigor, pois se as primeiras chuvas nos fizeram tão bem, o que dizer das últimas?

Chuvas são ciclos de crescimento. Israel é um exemplo para nós. Tudo que se refere a Israel é tipológico na Palavra de Deus. Não pode haver chuva o tempo todo, pois assim não haveria lavoura. A chuva precisa acontecer no tempo certo. Chove para plantar e chove para colher, e, entre essas duas estações, é preciso haver sol. Tudo acontece no seu devido tempo. Aos 12 anos, Jesus não estava no templo ensinando os doutores, antes, estava fazendo perguntas (Lc 2:46).

Tudo tem o seu tempo

Tudo fora do tempo gera muito problema. Alguns deixam passar o tempo da oportunidade, como Israel, onde Jesus chorou ao entrar. Não reconheceram o tempo da oportunidade. Outras, no entanto, com medo de perder a oportunidade, querem fazer as coisas antes do tempo. Todavia Jesus, aos 12 anos, apenas fazia perguntas. Isso é sabedoria.

Existe o tempo de Deus e a chuva de Deus. A primeira menção de chuva temporã e serôdia está em Deuteronômio.

darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso cereal, e o vosso vinho, e o vosso azeite.” Dt 11:14

Ele não manda chuva o tempo todo, mas quando manda, temos mais abundância de pão, vinho e azeite. Quando a chuva vem, abundância de revelação. O pão e o vinho não tem poder em si, mas há revelação ao tomá-los. Dia de ceia é dia de fortalecimento e cura. A primeira menção da chuva está associada ao suprimento do Senhor, mas, no verso 10, a uma comparação importante entre Canaã e o Egito.

“10 Porque a terra que passais a possuir não é como a terra do Egito, donde saístes, em que semeáveis a vossa semente e, com o pé, a regáveis como a uma horta; 11 mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas; 12 terra de que cuida o SENHOR, vosso Deus; os olhos do SENHOR, vosso Deus, estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.” Dt 11:10-12

A igreja e o mundo

No Egito, não chove. Chove apenas das montanhas, a 5000 kilometros, e a chuva desse para lá. Mesmo o mundo tem um suprimento que é misericórdia de Deus. No Egito, no tempo da chuva, eles fazem apenas um recuo com pé e a chuva vem e da-lhes a colheita. Mas a chuva mesmo é só para o seu povo em Canaã. No Egito, eles olham só para o chão, não dependem de Deus, tem uma medida de provisão, mas o povo de Deus bebe das águas do céus.

No mundo, as pessoas olham para o chão, mas, em Canaã, olhamos para o céu, dependemos de Deus, não confiamos no nosso braço. Ensinamos com base na revelação, e não no entendimento. Não queremos viver confiados no que conquistamos, mas no que Deus nos deu. Quando o povo de Israel estava no deserto, eles tinham nuvens, mas nunca choveu, porque só chove em Canaã. Não chove no Egito por que lá não benção de Deus. Não chove no deserto porque lá não é lugar de vida, é tempo de teste.

Há sombra no deserto, há mana do céu e há água que sai da rocha, mas não há chuva, porque a chuva é só quando entramos na posição que o Senhor tem pra nós, de vencedor. No deserto, ainda se está confiando no merecimento próprio, e esta é a única coisa que a lei pode fazer, sombra nunca chuva. A lei só traz seca, Canaã tem chuva.

Chuva é bênção coletiva (Só cai na igreja)

O Espírito Santo nos diz que a chuva está vindo sobre nós, vida e prosperidade estão chegando. Chuva, no entanto não é benção individual, é benção coletiva. Quando chove num lugar, chove para todos. A chuva é para nós como igreja.

“Delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, eu farei bênção; farei descer a chuva a seu tempo, serão chuvas de bênçãos.” Ez 34:26

O Outeiro aqui é o monte Sião, a igreja. Alguns irmãos só aparecem na igreja no dia da ceia ou no fim do ano. Você é filho, mas é muito importante que você esteja na vida da igreja, e não apenas frequente para o seu bem. Estar na igreja é estar na chuva, muitos não entendem isso. Não desfrutam de muitas bênçãos porque não estão na vida de chuva da igreja. Não se envolvem.

“Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a 
terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come.” Is 55:10

Deus da tudo como semente para colhermos. Não jogue na loteria. Venha receber a semente da Palavra e você colherá, porque estará na chuva. Tudo na sua vida é uma questão de semente, que precisa ser plantada e regada por meio da palavra. Deus da tudo como semente para colhermos.

A semente da oração no tempo da chuva

A chuva que Deus vai liberar sobre você nesses dias serão palavras, serão sementes, que serão liberadas sobre você. Você deve crer e semea-las. Nesse tempo de chuva, você pode semear, o Senhor garante que vai germinar.

Pedi ao SENHOR chuva no tempo das chuvas serôdias, ao SENHOR, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo.” Zc 10:1

Este é um mistério da oração, Ele quer que peçamos. Ele quer se relacionar conosco na sua bondade. Ele não precisa de nada e nem de ninguém, mas decidiu fazer junto a nós. Ele cura, prospera, mas desejo um relacionamento. Quando você pede, você libera fé. Não seja passivo com a desculpa de estar na graça. Você não pode colher sem semear. Semear é se envolver na oração da fé que pede e recebe. No tempo da chuva, envolva-se, peça, porque ele quer dar. Efésios 1:3 diz que já somos abençoados, por isso pedimos com fé, sem duvidar.

“2 no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos. 3 Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza.” 
Dn 9:2-3

Daniel sabia que viria o fim do cativeiro, e justamente porque sabia, ele orou. O noivo certamente vem, mas será quando o Espírito e a Noite estiverem clamando juntos. Deus faz por oração. Quando chegou o Kairós, Daniel orou. Este é um tempo de chuva, então venha orar, porque é tempo de chover.

“Assim diz o SENHOR Deus: Ainda nisto permitirei que seja eu solicitado pela casa de Israel: que lhe multiplique eu os homens como um rebanho.” Ez 37:38

Deus queria salvar e dar um rebanho de Santos, por isso eles deveriam orar, porque tinha uma certeza de que Deus queria salvar. Este é um tempo de chuva na sua família, haverá salvação. Mas deve haver oração.

Chuva tira máscaras

Chuva é importante também porque ela tirar a maquiagem quando somos molhados. Quando recebemos chuva, as máscaras caem. Somos livres da justiça própria e podemos receber favor. Não há espaço para glorificar o homem quando é Deus quem faz.

A chuva faz com que nos posicionemos, ela tira nossa passividade. Começamos a correr, até que decidimos molhar completamente. Você não pode fugir da chuva. Quando Deus resolve abençoar, você não pode escapar. As bênçãos virão e o alcançaram. No chuvisco, quando corremos, molhamos mais ainda.

A chuva restitui o tempo perdido

No Kronos, você perde e não há o que fazer, mas, no Kairós, o Senhor restituí. Talvez o diabo tenha roubado dinheiro, saúde, relacionamentos, vida, mas o Senhor vai lhe restituir nesse tempo da chuva serôdia, o Kairós de Deus.

“23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. 24 As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo.” Jl 2:23-24

Você não faz chover, não é obra humana, você apenas pede, entra na chuva quando ela vem e se encharca, e a promessa é que você será restituído. Haverá um novo tempo no seus sonhos, na sua casa, no seu casamento.

Trigo, vinho e óleo = suprimento

A prosperidade do mundo é apenas aparente. As pessoas no mundo são tão pobres que tudo o que elas tem é dinheiro. Tem muita coisa, mas não vivem num inferno. A verdadeira riqueza é ter prazer em tudo na vida. A bênção enriquece e não traz desgosto. Temos prazer no que Ele nos dá. É muito difícil alegrar um rico, mas quando vamos recebendo tudo de Deus, temos que nos alegrar em cada pouco, até ter o muito. Alegre-se sempre!

Ele dá a chuva em justa medida

No original, chuva é mathar, cujo significado é de chuva mesmo. A outra palavra é ioré, melcoche, mas nesse texto é moré. Moré significa “professor”. Os tradutores foram pelo contexto, mas no hebraico, onde está escrito justa medida, é uma palavra só, sidaque que significa justiça.
Existe uma tradução que diz que o Senhor dará um “professor de justiça”, a chuva temporã e serôdia. Chuva na justa medida é More Sidaquê, professor de justiça, que é Cristo. Ele é o professor que veio e nos ensinou a justiça que procede da fé. A partir de Romanos, Paulo nos ensina que nossa justiça é um dom que recebemos.

Quando a chuva vem, vem abundante revelação, e muitos irmãos não apenas crerão, mas terão habilidade para ensinar também, não apenas os pastores.

Você recebeu a semente desse ensino tão fundamental e agora terá habilidade para plantar em outros. Este é o mover de Deus nos últimos dias. Muitos nunca ouviram o que você está ouvindo. Repasse creia que nessa chuva, Deus usará para ensinar também, na sua casa, na sua célula, na sua família. Nesses dias, você será colocado em uma nova posição e será usado com autoridade para compartilhar. Prepare-se porque chuvas abundantes viram sobre nós, os céus já estão escuros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em quem está a sua esperança? Jr 17:5-6. Pr. Edenir Araújo - Culto On-line - 01/04/20

“5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será...